Empreendedor

Prepare-se para vender nas festas de Natal e Ano Novo

Postado em: 28 de Novembro às 13:23

Dicas para você inovar no seu negócio e ficar preparado para vender mais

As festas de fim de ano são um convite ao encontro, momento de receber clientes na sua loja e oferecer produtos de forma diferenciada para envolvê-los e aumentar suas expectativas.

Se você tem um restaurante ou trabalha sob encomendas, escolher um cardápio especial e deixar seu negócio em clima de festa também fazem parte da data!

Por isso, separamos algumas dicas para inspirar sua criatividade no quesito decoração e ajudar você a escolher um cardápio que seus clientes vão amar, cheio de sabor e significado.

ESCOLHA DO CARDÁPIO

O Natal e o Ano Novo são um período de várias tradições e muitas famílias não abrem mão de ter à mesa determinados pratos que remetem à sorte e à prosperidade. As receitas de família também estão sempre presentes nas celebrações, o que torna esses momentos ainda mais especiais e fortalece as tradições e relações.

A dica para montar o cardápio do seu negócio nessas datas especiais é fazer uma receita que traga esse lado afetivo, de união e momento em família!

Frutas secas, castanhas e peru, por exemplo, são muito tradicionais e podem render um bom prato. Por isso, vale a pena manter a tradição! Eles podem entrar no seu cardápio e a dica aqui é dar seu toque especial para que as receitas tradicionais ganhem um sabor único.

Vender um kit especial com petiscos também funciona muito bem nessas datas. Você pode abusar de frutas, castanhas, antepastos e frios, que também vão servir como tira-gosto antes das ceias de Natal e Ano Novo. 

As bebidas merecem atenção e aqui você pode optar por vender as bebidas tradicionais, como vinhos e espumantes, até cervejas e refrigerantes, que têm sempre ótima saída em qualquer ocasião.

Confira, a seguir, sugestões de receitas que podem cair no gosto da sua freguesia:

PERU DE NATAL

INGREDIENTES

✓ 1 peru de aproximadamente 4 kg
✓ 1 garrafa de vinho branco seco
✓ Suco de 6 laranjas grandes
✓ 3 cebolas médias picadas
✓ 4 dentes de alho
✓ 4 folhas de louro
✓ 4 caldos de galinha em pó
✓ 1 pitada de pimenta-do-reino
✓ 1 pote de 500 g de margarina
✓ 1 colher rasa de sobremesa de açúcar refinado

MODO DE PREPARO

Use uma fôrma ou assadeira grande para que você consiga colocar o peru e os demais ingredientes da sua receita. Reserve também folhas de papel alumínio para cobri-lo na hora de levá-lo ao forno.

Faça uma marinada com o peru e todos os ingredientes listados, com exceção do açúcar.

Deixe o peru marinando por 2 dias.

Cubra-o com bastante margarina, inclusive furando-o e colocando margarina dentro dele, principalmente no peito. 

Asse coberto com papel-alumínio (coloque a marinada junto na assadeira) em fogo baixo, jogando sempre o caldo por cima até que cozinhe por inteiro.

Assim que estiver bem cozido, misture o açúcar com 3 colheres de sopa de margarina. 

Besunte o peru e leve ao fogo sem o papel-alumínio até dourar.

O caldo que sobra na assadeira serve para fazer um excelente molho (para ser servido à parte). Leve a uma panela com um pouco de farinha de trigo para engrossar.

MINIPAVLOVA DE FRUTAS VERMELHAS

INGREDIENTES

✓ 2 claras de ovos
✓ ⅔ de xícara de chá de açúcar
✓ Manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a assadeira

RECHEIO E COBERTURA

✓ 200 g de creme de leite fresco
✓ ¼ de xícara de chá de açúcar refinado
✓ 1 caixa de morangos
✓ 100 g de mirtilos ou outra fruta vermelha de sua preferência

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 150ºC (temperatura baixa). Unte uma assadeira retangular grande com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Bata sobre a pia para retirar o excesso de farinha.
Na tigela da batedeira, coloque as claras e leve para bater até o ponto de neve. Inicie em velocidade baixa.

Quando espumar, aumente a velocidade para média e deixe bater até ficar firme.

Mantenha a batedeira em velocidade média e acrescente o açúcar aos poucos.

Deixe bater por mais alguns minutos até formar um merengue firme e brilhante.

Para modelar as pavlovas: com uma colher de sopa, distribua o merengue na assadeira, formando 6 montinhos altos. 

Com a ponta da colher, abra uma cavidade no centro de cada montinho – como se fosse uma “tigela”, para rechear depois de assar.

Recheio e cobertura: bata o creme de leite e o açúcar até formar a espessura de um chantilly. 

Coloque esse creme (com a ajuda de um saco de confeitar) na cavidade do suspiro e, por cima, as frutas.

DECORE PENSANDO NOS DETALHES

Nem sempre é preciso muito para encantar quando falamos em decoração. A atenção aos detalhes pode causar mais impacto a quem chega ao seu ponto de venda!

Produzir peças personalizadas que sejam feitas por você faz com que isso valorize o seu negócio e desperte um cuidado a mais na hora de decorar a loja ou vender enfeites de Natal.
Flores são sempre bem-vindas na decoração, mas cuidado com o tamanho dos arranjos para não ofuscar as ofertas e seus produtos!

No caso do Natal, a Poinsétia (flor-do-natal) é uma escolha bem típica, por ter suas flores bem vermelhas e abertas. Elas ficam lindas na decoração. 

Outros elementos, como bolinhas de Natal e adereços diversos, podem render lindos enfeites a serem usados em porta-guardanapos ou porta-taças. 

Por fim, velas, fitas e outros materiais simples, porém usados com criatividade, podem completar a decoração da loja e se transformarem em artigos de venda, caso você trabalhe com a venda artesanal desse tipo de material. 

Na internet, você encontra inúmeros tutoriais de laços, recortes e outras maneiras de dispor que você pode fazer para decorar o comércio em clima de Natal e fim de ano. 

Que tal essas dicas para decorar seu ponto de venda e ainda incrementar o cardápio com receitas da época para vender ainda mais?

O importante é que tudo esteja harmônico e faça com que os seus clientes se sintam acolhidos em sua loja.

Continue na Academia Assaí e confira sempre uma dica inteligente para o seu negócio!
 

VOLTAR

Vitrine do Fornecedor