Dicas

Práticas para melhorar a saúde mental de quem empreende

Postado em: 23 de Dezembro às 16:55

Para muitas pessoas, empreender é algo impensável. Para outras, pode ser um sonho. E, para grande parte dos empreendedores, é uma questão de necessidade. Independentemente do que o trouxe a essa jornada, sabemos que isso significa muitos desafios e, consequentemente, estresse. É por isso que, no artigo de hoje, traremos algumas dicas para melhorar a saúde mental de quem trabalha com vendas. Acompanhe a leitura.

Muitas pessoas estão definindo 2020 como “um ano atípico” – e de fato foi.  Pessoas que trabalham com vendas e dependem do varejo e da circulação de pessoas nas ruas foram diretamente impactadas, financeiramente e psicologicamente. Uma pesquisa recente observou que 51,1% dos empreendedores tiveram a vida afetada pela pandemia de algum modo.

Além disso, a necessidade dos cuidados com a saúde mental, bem como o  início do uso de medicamentos – como antidepressivos –, foi de aproximadamente 15,6% do número de  entrevistados. Mas o que você, empreendedor, pode fazer para escapar desses números e manter-se saudável psicologicamente? Segundo profissionais da psiquiatria, existem soluções simples para lidar melhor com o dia a dia.

Dicas simples para melhorar a saúde mental

Academia Assaí - Melhorar a saúde mental

Com o distanciamento social, conectar-se com pessoas que amamos – mesmo que a distância – é uma das coisas mais importantes para melhorar a saúde mental de qualquer pessoa.
Além disso, na lista abaixo, listamos algumas coisas que ajudam e que fortalecem a mente e a inteligência emocional. Confira:

Fortaleça a sua alimentação

Cada organismo funciona de uma maneira, por isso, não recomendaremos uma dieta ou algo assim. Contudo, podemos afirmar que fazer um esforço maior e consciente, a fim de reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados, optando por alimentos reais e naturais – ou seja, tudo aquilo que vem da terra –, irá refletir consideravelmente na sua disposição, ânimo e bem-estar.

Mantenha sua mente estimulada

Se você tem se mantido muito ocupado, dedicando dias e noites consecutivos para que seu negócio cresça e estabilize, saiba que este não é “o caminho para o sucesso”.
Nossa mente precisa ser estimulada de outras maneiras, para que, assim, possamos encontrar saídas e perspectivas diferentes, inclusive para as soluções do seu negócio. Busque dedicar parte do seu tempo diário a atividades que possam ser enquadradas como lazer. Você pode ler um livro, brincar com seu pet ou filho, assistir a um filme, etc.

Respeite os limites do seu corpo

Constantemente, nosso organismo nos dá indícios de que algo precisa ser repensado no nosso dia a dia, como, por exemplo: se você tem se sentido desconfortável em certo período do dia, isso significa que, talvez você precise se hidratar, nutrir, praticar uma atividade física ou apenas descansar.
Agora, supondo que ainda sim você esteja com aquela sensação de cansaço, mesmo fazendo tudo o que listamos acima, talvez seja a hora de reavaliar até mesmo as pessoas que o rodeiam e que, mesmo sem perceber, podem trazer para a sua rotina palavras, afirmações e comentários que acabam o desestimulando de algum modo. Por isso, é importante sempre estar atento ao que você realmente sente.
Esperamos que essas dicas possam ajudá-lo(a), trazendo uma nova percepção e mudanças sobre os cuidados com a saúde mental. Se você gostou deste artigo, não pode perder o episódio sobre bloqueios mentais do nosso podcast Negócio em Dia. Clique e confira!
 

Vitrine do Fornecedor

Unilever
Kibon
DelValle
Coca-cola