Dicas

O que fazer quando algum produto deixa de ser procurado pelos clientes

Postado em: 12 de Abril de 2021 às 12:08 Por Paulo Henrique Ribas

Saber a hora de incluir ou retirar produtos do cardápio é uma etapa importante na gestão do negócio.

Quando você pensa na gestão de um negócio, qual é a primeira coisa que vem à sua cabeça? Uma coisa lhe garantimos: decisões serão tomadas ao longo dessa jornada.

Quanto mais o tempo passa, melhor é a sua percepção em relação aos gostos e desejos da clientela. Do mesmo modo, é possível avaliar tudo aquilo que não tem trazido resultado nas vendas.

Retirar produtos do cardápio é uma decisão tão importante quanto incluir novos. Nesse sentido, traremos, neste post, alguns pontos e dicas para que você não tome uma decisão precipitada. Confira!

O que avaliar antes de retirar um produto do cardápio

Academia Assaí - O que fazer quando algum produto deixa de ser procurado pelos clientes - cardápio

Quando um produto deixa de ser procurado pelos clientes, isso requer sua atenção. Muitas vezes, o problema não é nem com os produtos em si, mas com a maneira como esse produto é visto/apresentado.

São diversos os fatores que influenciam a baixa demanda de um produto, como, por exemplo, a exposição e a divulgação. Aliás, a pandemia reforçou a importância da divulgação por meio das redes sociais, de sites e outras ferramentas, como WhatsApp.

Aqui no blog, temos um conteúdo exclusivo sobre vendas por meio do WhatsApp. Para conferi-lo, clique aqui.

Agora, pare e pense. Seus produtos com baixa procura estão sendo divulgados nos canais de vendas? Se sim, talvez o problema seja em relação ao modo de divulgação. Nesse sentido, procure:

-    Ser minimalista: quando se trata de alimentos, na maioria das vezes, menos é mais. Busque dar destaque à montagem e à apresentação do prato, evidenciando as cores presentes nos ingredientes que o compõem.

Além disso, é importante estar atento à exposição das luzes no momento da foto, utilizando elementos de brilho e sombra para melhorar a harmonização da imagem.

Sabe aquela frase: “está de comer com os olhos”? É assim que deve ser a divulgação dos seus pratos.

Invista em conteúdo

Academia Assaí - O que fazer quando algum produto deixa de ser procurado pelos clientes - conteúdo

O objetivo de toda marca é criar um relacionamento duradouro com seus clientes e, por meio de conteúdos relevantes, isso é possível. 

Imagine que o produto com baixo número de vendas do seu negócio seja um falafel. O prato é típico do Oriente Médio e, em muitos casos, é possível que parte do seu público nem saiba do que se trata, o que resulta em um número baixo de venda. 

A solução, nesse caso, seria retirá-lo do cardápio? Talvez sim, mas, antes disso, utilize o marketing de conteúdo para despertar o interesse dos seus consumidores em relação ao produto em questão. 
Você pode, por exemplo, criar postagens contando um pouco sobre a história do prato, suas origens, os ingredientes que compõem a receita e, após isso, viabilizar alguma oferta do produto.

O conteúdo faz com que seus clientes conheçam melhor os pilares do seu negócio, tornando a proximidade entre marca e cliente um benefício para a imagem do estabelecimento.

Aplique técnicas de upsell e cross-sell 

Você já ouviu falar em upsell e cross-sell? São técnicas simples, mas extremamente eficientes para maximizar os gastos dos clientes durante a compra.

Como funciona? Imagine que você vende açaí em seu estabelecimento. Ao oferecer as opções para seu cliente, sempre parta do médio para o grande e nunca do menor tamanho.

Aliado a isso, você pode propor quais são os melhores acompanhamentos e, com isso, aumentar o gasto médio de cada cliente – isso simplesmente usando o poder da sugestão. 

Caso haja mais pessoas trabalhando no seu estabelecimento, você pode fornecer um script de vendas e harmonizações, para que elas sugiram outros itens ou produtos para seus clientes.

Recupere clientes inativos

Contatar clientes antigos é, sem dúvidas, uma das estratégias mais utilizadas para reativar as vendas de um determinado produto. Sabe por quê? Simplesmente porque, com isso, você mostra a importância daquele consumidor para o seu negócio. 

Você pode enviar uma mensagem despretensiosa, evidenciando que sabe que esse cliente não consome nada do seu estabelecimento há um tempo. Por exemplo:
“Olá, Regina, sentimos sua falta em nosso restaurante. Para matarmos a saudade, estamos lhe enviando um cupom com 10% de desconto na sua próxima compra e outro com 20% para o produto x” (aqui você inclui o produto cujas vendas deseja alavancar).

Como dissemos acima, a comunicação entre marca e cliente é fundamental para os resultados de vendas, por isso, antes de retirar produtos do seu cardápio, aplique as técnicas acima e faça o teste.

Para saber mais sobre gestão de conteúdo e redes sociais, deixaremos três materiais abaixo:

Podcast Negócio em Dia: 

07 - Ferramentas para um bom desempenho nas redes sociais

10 - Desenvolvendo uma comunicação mais humanizada

Blog Academia Assaí Bons Negócios:

Como criar imagens para as redes sociais do seu negócio gratuitamente

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