Empreendedor

O que é o marketing e por que ele é tão importante para o seu negócio

Postado em: 18 de Outubro às 21:08

Você sabe como utilizar o marketing para atender às necessidades dos clientes de maneira rápida e com qualidade? Este é um dos grandes desafios que os donos dos negócios enfrentam todos os dias. 

Junto às questões administrativas, financeiras e de divulgação, é preciso então utilizar alguns instrumentos que facilitem o desenvolvimento destes processos, e o marketing é um deles. Você já deve ter ouvido falar nesta palavra, né? Mas você sabe o que ela realmente quer dizer?

E mais, como ela é pode ser importante para o seu negócio? Neste artigo vamos explorar um pouquinho mais sobre esta palavra mágica e explicar os motivos de se adotar algumas práticas do marketing na realidade do seu empreendimento.

O que é o marketing?

O Marketing é a união de processos que procuram entender e atender às necessidades do cliente, isso quer dizer que envolve algumas atividades como pesquisa de público, divulgação de serviços e produtos por meio de canais de comunicação e outros, a fim de fidelizar os clientes e conquistar novos. Além disso, seu objetivo é compartilhar a essência e os valores que seu empreendimento seguem, fazendo com que o público possa conhecer ainda mais seu negócio.

E olha, marketing serve para todo tipo de negócio, tá? Todos podem se aproveitar dele! Saiba que você pode aplicá-las em sua barraca de lanches, em sua lanchonete, em sua padaria ou qualquer que seja a natureza do seu empreendimento. E é
possível trazer resultados positivos no crescimento da sua marca com um planejamento que caiba no seu bolso. 

Porque o marketing é importante para o seu negócio? As atividades do marketing tem um objetivo em comum: fidelizar clientes por meio de ações que compreendam e supram as vontades deles. Como?

Na divulgação do seu negócio, por exemplo, deixar os consumidores mais informados sobre o seu empreendimento é essencial para chamar a atenção deles. Por isso, fazer uma comunicação eficiente é mais do que fundamental e as redes sociais aqui são fortes aliadas.

Diferentemente das grandes organizações, é possível personalizar o atendimento com seus clientes de maneira mais fácil, direcionada e rápida. Quando o cliente sente que ele é importante para você, é possível que isso gere ótimos resultados. A seguir, você poderá conferir algumas dicas sobre como o marketing pode ajudar a aumentar suas vendas.

#1 Conheça seus concorrentes.

Ao conhecer o que o seu concorrente faz, é possível inovar fazendo diferente e com melhor qualidade, ou até mesmo adaptar para a sua realidade aquelas ações que estão dando certo
em outros negócios.

#2 Conheça o seu cliente.

É extremamente necessário que você entenda o que o cliente deseja para poder atender suas necessidades. Quando estas expectativas são atendidas, é possível ver as vendas
aumentarem, uma melhoria na imagem de seu negócio e também o aumento da divulgação boca a boca.

Para isso, você pode fazer uma pesquisa de público para descobrir o perfil que você mais atende (Jovens? Fitness? Pessoas apressadas que
precisam comer rápido? O oposto? É calma e qualidade que eles querem? E por aí vai sua reflexão), para daí sim traçar algumas ações de engajamento e divulgação do seu empreendimento. 

#3 Esteja na Internet.

Quase todo mundo acessa a internet diariamente e, por isso, as redes sociais são essenciais para o fortalecimento das relações que você tem com seus clientes. Nelas você pode criar conteúdos, postar fotos e criar eventos
que chamem a atenção das pessoas, que passarão a olhar de maneira mais positiva para você e seu negócio. 

Se seguidas com sabedoria, todas estas ações vão atender os objetivos do marketing. Vale tentar! E pra te ajudar mais, é possível entender um pouco mais sobre construção de relacionamento com clientes e aumento de vendas no primeiro tópico da Apostila da Academia Assaí Não deixe de conferir! Bons negócios!

VOLTAR

Vitrine do Fornecedor