Empreendedor

Gestão da produção: conheça o seu negócio de ponta a ponta!

Postado em: 29 de Outubro às 12:08

É fundamental conhecer seu negócio do início ao fim para ter uma gestão da produção de qualidade.

Quando isso acontece, maior sua chance de ofertar produtos e serviços adequados. Entregar no prazo e garantir que o gerenciamento do seu estoque ocorra de uma maneira bastante eficiente também faz parte desse processo.

Conhecer cada etapa e se preparar pra ela é o que chamamos de Gestão da Produção. Como resultado desse cuidado e conhecimento temos clientes mais satisfeitos, maior controle sobre as atividades como um todo e, também, maior volume de produção.

Neste artigo vamos enumerar as partes do seu negócio que você precisa estar de olho para para melhorar sua Gestão da Produção e atingir esses objetivos. Vamos lá?

 

Entrada

Entrada diz respeito a todo o processo inicial de seleção e compra/encomenda daqueles recursos que você necessita para produzir seu produto ou realizar seu serviço. Materiais como: farinha, fermento, óleo, entre outros, basicamente a “matéria-prima” necessária para o seu trabalho. Nessa etapa, assim como nas seguintes, é preciso muita atenção, em vários momentos, como na compra do material: dê uma maior atenção para aqueles materiais que cabem no seu bolso, mas não deixe de lado a pesquisa de produtos de qualidade. Bom preço nem sempre é sinônimo de lucro certo.

 

Transformação

Como o próprio nome já diz, esta etapa se refere à transformação da matéria-prima (momento em que tudo se une) no produto final. Por exemplo: farinha de trigo, açúcar, ovos, leite, fermento e margarina se misturam e dão origem a um bolo. Essa transformação tem como resultado final um produto ou serviço que possuirá um valor maior para os clientes do que os custos da própria transformação e da entrada da matéria-prima, afinal, não queremos nenhum prejuízo, né?

Na etapa da transformação, atente-se: como este processo envolve todas as ações necessárias para chegar ao produto final, é importante prestar atenção na forma em que são feitas as atividades. Ou seja, é necessário pensar no melhor jeito de fazer cada etapa, num menor tempo de desenvolvimento, mas, claro, sempre pensando na qualidade. Por isso, invista em cursos e workshops da área! Assim, você aprenderá a fazer seus produtos e serviços com a técnica mais adequada para você, seu orçamento, espaço e ferramentas disponíveis.

 

Saída

Quando a transformação é concluída, tem-se a chamada “saída”, que significa que o produto está finalizado e pronto para a entrega. É bom levar em conta que de acordo com suas vendas, é possível que suas saídas criem estoques ou diminuam, podendo causar o vencimento de seus produtos. Fique atento a este movimento para não haver desperdício ou falta de produtos importantes. Além disso, é bom ter um bom processo de embalagem do produto e entrega (se essa for a natureza do seu negócio: a apresentação e logística, para que o produto chegue até o cliente, entram aqui e contam muito).

 

Gestão financeira

O caixa é uma importante parte do seu negócio que é preciso estar sempre de olho. Podemos chamar gestão financeira de “o grupo de atividades administrativas voltadas ao planejamento, execução e controle das atividades financeiras do seu negócio”. Quando realizada de maneira sábia, é possível ter um retorno (lucro) sobre os gastos e todas as atividades. No entanto, para que isso ocorra é necessário fazer algo muito importante: separar o seu dinheiro do dinheiro do seu negócio. Desse modo você terá um fluxo de caixa mais saudável - e pronto para sustentar toda a sua Gestão da Produção! – e caso isso não ocorra, pode ser que você não consiga avaliar se o seu negócio está indo bem ou não.

 

Uma boa gestão da produção de empreendimentos motiva e permite que você entenda e planeje suas atividades com qualidade, além de diminuir custos e aumentar o lucro do negócio. Aqui na Academia Assaí Bons Negócios você tem acesso à videoaula “Gestão da Produção” ou, se preferir, clique aqui e assista!

VOLTAR

Vitrine do Fornecedor