EconomiaEmpreendedor
Ano novo chegou: já pensou no planejamento estratégico do seu negócio?
Postado em: 25 de Janeiro de 2018 às 10:53 Por Redação
Todo ano é a mesma história: começar a academia, fazer um novo curso, economizar e por aí vai. Objetivos para um novo ano não faltam. E se você é um empreendedor, é importante que nessa lista também existam metas para seu negócio, não é mesmo? Da mesma forma que você organiza suas metas pessoais, no mundo do empreendedorismo isso também tem seu valor. Existe até uma ferramenta de organização específica para facilitar esse sucesso desejado: é o planejamento estratégico.
O nome parece algo complexo, mas calma, trata-se de uma equação simples: para atingir um objetivo, você precisa saber por onde deve seguir e é o planejamento estratégico que diz quais são os caminhos para chegar ao seu sonho. Não são só as grandes empresas que necessitam e se beneficiam de um bom planejamento: microempreendedores também podem abrir vantagem no mercado quando planejam e executam bem suas ações.
Então não perca tempo, pegue o papel e caneta e anote quais são os sonhos para o seu negócio. Liste todos e crie um plano de ação para cada um, considerando cada etapa que você deve cumprir para alcançar o seu objetivo final. Uma dica valiosa nesse processo é olhar para cada meta já pensando nos possíveis problemas que podem dificultar a sua jornada. Parece pessimista, mas na verdade é só uma maneira de ser cauteloso. Fazendo esse exercício você pensa nas soluções para que nada fique no meio do caminho.
O bom de pensar o quanto você quer aumentar de vendas e clientes por mês, por exemplo, ou o quanto você quer economizar em determinados períodos, é que para chegar nessas metas (e cálculos em alguns casos) é necessário separar um tempo para analisar como está seu empreendimento. Como anda sua divulgação? Ao colocar no planejamento uma meta de aumento de vendas é preciso considerar um esforço maior para mostrar seu produto e marca nos lugares em que você circula. O planejamento é antes de tudo um mapeamento real de cada área do seu negócio: financeiro, produção, marketing e outros.
E não se assuste com a ideia de precisar fazer uma planilha no Excel para se organizar mês a mês. Esse é um bom caminho, mas não é o único para essa função. O planejamento pode ser feito em um caderno de anotações ou em um “mural” que você deixa visível em seu local de produção. O importante é começar de alguma maneira.
Por fim, lembre-se: o planejamento é importante, mas o futuro é uma surpresa, por isso comece se organizando com um plano de ação para o próximo mês ou semanas para não se afastar do presente. Quando chegar no fim do mês, refaça o plano para o próximo e assim por diante, até chegar no seu sonho. Aproveite esse começo de 2018 para se organizar e recomeçar a trajetória para o sucesso.
Fontes: Endeavor e Aliança Empreendedora
Recentes

Alimentação Saudável
Marmitas fitness: receitas e estratégias para vender mais

Alimentação Saudável
Como fazer hambúrguer de feijão preto

Empreendedorismo
Como fazer renda extra no carnaval
Post mais vistos
Patrocinadores do programa Academia Assaí
Patrocinadores Todos podem Empreender
Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Boleiros e Salgadeiros
Conteúdo patrocinado por:


Patrocinadores Empreender na Prática
Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Vendas por Encomenda
Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Ambulantes
Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Padarias e Confeitarias
Conteúdo patrocinado por:


Patrocinadores Dogueiros e Food trucks
Conteúdo patrocinado por:



Patrocinadores Minimercados e Mercearias
Conteúdo patrocinado por:



Patrocinadores Bares e Lanchonetes
Conteúdo patrocinado por:



Patrocinadores Pizzarias
Conteúdo patrocinado por:



Patrocinadores Restaurantes
Conteúdo patrocinado por:


