Empreendedorismo

Clientes: saiba como se relacionar com os diferentes perfis

Postado em: 14 de Setembro de 2021 às 16:27 Por Jhonatan Alves

Dia 15 de setembro é o Dia do Cliente. Para celebrar a data, a Academia Assaí trouxe neste artigo alguns perfis de clientes e como o empreendedor deve se comportar diante deles.

Antes de partirmos aos tipos de clientes, você precisa registrar algo em sua mente: o cliente é 50% da estrutura que mantém seu negócio de pé.

Ele é quem faz as compras e permite que as vendas fluam, por isso, ser grato por todos aqueles que de alguma maneira consomem ou indicam seu produto, já é um primeiro passo importante.

É óbvio que o negócio é seu e você dirige como achar mais conveniente, mas as demandas que partem da clientela sempre serão sugestivas de para onde seu empreendimento deve caminhar.

 

Alguns perfis de clientes que podem ir ao seu negócio

 

Agora, vamos aos perfis de clientes e suas necessidades. Os apontamentos aqui são baseados na busca geral por produtos.

Muitas vezes fica mais fácil identificar cada perfil nos negócios com loja física, onde se tem um contato direto com a clientela.

Mas no ambiente virtual também há sinais de quem eles são.

 

1. Cliente admirador da marca

 

É o cliente que todos empreendedores querem.

Aquele que compra frequentemente, sabe de cor tudo sobre seus produtos e indica sempre que pode para alguém novo consumir de você.

Normalmente, são clientes que não trocarão seus produtos e serviços tão fácil.

No ambiente digital ele se expressa com curtidas, comentários, compartilhando seus conteúdos e mesmo marcando seu perfil em publicações próprias.

 

2. Cliente que se aproxima

 

O perfil deste cliente está em ter familiaridade com os atendentes, mesmo que nunca tenha o visto.

Ele chega e com muita facilidade expõe pontos de vista, conversa e pode beirar quase a falas inapropriadas.

É um cliente que merece ser ouvido, mas a marca não deve deixar os assuntos pessoais sobressaírem à venda. É preciso equilíbrio.

 

Clientes satisfeitos com estabelecimento alimentício

 

3. Cliente perdido

 

Estar indeciso é a principal característica deste cliente.

Por isso, você deve ser sincero e expor os prós e os contras do seu produto para resolver a situação.

Agir como um mediador entre a necessidade do cliente e no que seu produto irá saná-lo.

 

4. Cliente inquieto

 

Certamente ele está com pressa: então, ao se deparar com um cliente assim é necessário que você seja ágil.

Seja gentil e faça a venda. Pronto! O cliente saberá que ele pode contar com sua experiência para voltar outro dia.

 

5. Cliente da concorrência

 

Este tipo de cliente chega argumentando sobre o mesmo produto de um concorrente seu.

Você deve ter destreza para convencê-lo que seu produto é melhor.

Se ele foi até seu estabelecimento e citou a concorrência, é porque ele quer ver algo melhor.

 

6. Cliente pesquisador

 

Esse é um dos clientes mais difíceis de lidar, porque muitas vezes ele pesquisou muito e sabe mais que o vendedor em si.

É preciso acolher a sabedoria do cliente e informá-lo sobre o que ele ainda não sabe.

Perguntar sobre o que ele procura de diferente é uma saída.

 

7. Cliente rude

 

Menos comum, esse tipo de cliente, ou não está em um dia bom, ou realmente tem uma personalidade difícil.

Nas duas hipóteses o jeito é ser compreensível e tentar resolver o problema que ele traz.

Caso não seja possível resolver, um reembolso ou troca de produto podem ser a saída para um prejuízo em menor proporção.

 


 

No Dia do Cliente e em todos os dias do ano, lembre-se: conhecer os diferentes perfis de clientes faz toda a diferença.

Cada cliente tem necessidades únicas e merece atenção. Quando você ouve, valoriza e adapta seu negócio, cria vínculos mais fortes.

Essa atitude melhora a experiência de compra e fortalece sua marca. Clientes satisfeitos voltam, indicam e ajudam seu empreendimento a crescer.

 

Confira mais dicas em nosso blog. E acompanhe cursos e mentorias gratuitos, sem sair de casa, clicando aqui. Conheça também histórias de afroempreendedores de sucesso na nossa página Afronegócio.

Patrocinadores do programa Academia Assaí

Patrocinadores Master

Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Padarias e Confeitarias

Conteúdo patrocinado por:

Pilão patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Vendas por Encomenda

Conteúdo patrocinado por:

Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Restaurantes

Conteúdo patrocinado por:

Unilever patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Dogueiros e Food trucks

Conteúdo patrocinado por:

Arrifana patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Unilever patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Boleiros e Salgadeiros

Conteúdo patrocinado por:

Nestlé patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Ambulantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Todos podem Empreender

Conteúdo patrocinado por:

Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Gestão Financeira

Conteúdo patrocinado por:

Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Bares e Lanchonetes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Minimercados e Mercearias

Conteúdo patrocinado por:

Yoki patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Pizzarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Marketing e Vendas

Conteúdo patrocinado por:

Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Empreender na Prática

Conteúdo patrocinado por:

Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí