Negócios

Denilson e Miguel - Bourbon Coquetelaria (coquetelaria brasileira)

Coquetelaria brasileira: drinks com identidade nacional

Postado em: 15 de Dezembro de 2025 às 10:29 Por Redação

A coquetelaria brasileira é tão rica e diversa quanto as pessoas que compõem o Brasil.

A mixologia, a arte de criar drinks, permite que todos os gostos sejam atendidos, até mesmo os mais exigentes.

Quando insumos típicos do Brasil são inseridos nesta mistura de sabores, cores e texturas, cria-se uma identidade brasileira deliciosa.

Hoje, conversamos com Denilson Castro, que está à frente da Bourbon Coquetelaria, para entender como a brasilidade pode ser explorada nos drinks.

Boa leitura!

 

O começo da coquetelaria brasileira

 

Coquetelaria brasileira: Bourbon Coquetelaria em evento

 

Denilson conta que a coquetelaria já existia no Brasil antes de seu nascimento oficial, que se deu nos Estados Unidos no século XIX.

 

“As civilizações antigas já misturavam as bebidas alcoólicas com mel, frutas e ervas”.

 

O empreendedor destaca que o Brasil, com sua diversidade de insumos, “imprime uma roupagem bem peculiar” à coquetelaria. 

Como exemplo, ele cita a caipirinha: um drink brasileiro que ultrapassou fronteiras e conquistou o mundo.

No entanto, não só de caipirinha vive a coquetelaria brasileira.

Denilson menciona alguns ingredientes do país que podem levar sabores, texturas e cores “inigualáveis” à coquetelaria:

 

“Dentre muitos outros, podemos citar o caju, o cupuaçu, a manga, a graviola e o açaí. Creio que todos merecem um destaque”.

 

Inovação e tradição na coquetelaria brasileira

 

Um desafio que a coquetelaria brasileira enfrenta é o equilíbrio entre inovação e tradição.

Denilson conta como faz para manter a tradição enquanto inova:

 

“Acho imprescindível valorizar as tradições, procuro isso nos utensílios que compõem a decoração e na escolha dos drinks contidos na carta”.

 

Na criação de novos drinks, ele conta que busca manter a essência de cada um, respeitando a identidade dos ingredientes e das técnicas tradicionais, ao mesmo tempo em que acrescenta novos sabores e cores.

O empreendedor ainda destaca outro desafio: a pouca divulgação que a coquetelaria brasileira recebe no cenário internacional.

 

“O mundo necessita saber que temos muito mais a oferecer do que a caipirinha. Há que se fazer o trabalho de valorização e divulgação para expandir para os quatro cantos do mundo”.

 


 

Veja também:

 

 


 

Coquetelaria verdadeiramente brasileira

 

A diversidade de produtos brasileiros permite uma vasta variação de mixes na coquetelaria brasileira.

Denilson conta que essa gama de combinações pode agradar aos mais exigentes paladares.

Porém, não basta misturar um insumo brasileiro em uma bebida alcoólica: é preciso testar.

 

“Sou um apaixonado pelas cores e sabores que a manipulação de insumos da coquetelaria pode proporcionar. Mas muitas vezes aquilo que é agradável aos olhos, não agrada ao paladar, ou um insumo isolado pode ser agradável ao paladar, porém na presença de outro não agrada tanto assim”. 

 

Denilson completa seu raciocínio:

 

“Se queremos criar um drink com um novo insumo, devemos testá-lo com diversas bases, como gin, cachaça, whisky, Vodka e outros. Porque um insumo que pode agradar na presença do gin, pode ser indigesto na presença de Vodka. Criar um drink requer pesquisa, inspiração e paciência”.

 

Além disso, Denilson explica que a coquetelaria brasileira fica refém da sazonalidade quando se trata de ingredientes típicos do Brasil.

 

“Muitas vezes temos que transpor a lei da oferta e da procura para atender o anseio de um cliente. Muitas vezes por serem produtos produzidos de forma artesanal ou oriundo de agricultura familiar não conseguem atender a grande demanda do mercado”.

 

Nesse cenário, Denilson defende que é necessário manter um estreito relacionamento com fornecedores locais.

O empreendedor explica que eles podem ser grandes aliados que vão entregar produtos de boa qualidade “com um toque ‘gourmetizado’, algo tão valorizado na contemporaneidade”.

 

O brasileiro pede pela coquetelaria brasileira

 

Denilson conta que percebe uma mudança no comportamento dos consumidores no que diz respeito a valorizar e buscar sabores brasileiros.

De acordo com ele, essa mudança está a passos lentos, mas é promissora.

 

“Não é raro pessoas clientes pedirem na carta de drinks uma caipirinha de maracujá ou uma caipivodka de abacaxi”.

 

Um drink autenticamente brasileiro na carta da Bourbon Coquetelaria é a caipirinha de caju: cachaça brasileira combinada com uma fruta nativa.

Nas palavras de Denilson: não poderia haver brasilidade maior.

 


 

A coquetelaria brasileira carrega histórias, territórios e identidades em cada copo. Ela se fortalece como expressão cultural e oportunidade de inovação. 

Um convite para que consumidores e profissionais olhem com mais atenção para os sabores do Brasil e reconheçam a potência da coquetelaria brasileira dentro e fora do país.

 

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