Empreendedor

Como precificar produtos em suas vendas

Postado em: 05 de Abril às 16:16

É importante saber quanto cobrar nas suas vendas por encomenda. Confira!

Você sabe como precificar produtos na hora de vender? Os clientes procuram sempre o melhor preço, mas é importante ficar atento(a) ao quanto você pode cobrar para suprir os gastos e ainda conseguir lucrar com seu negócio.

Quem vende por encomenda sabe que é difícil ter uma noção de quanto vai conseguir vender no mês ou quais fatores podem influenciar no preço de produtos comprados de fornecedores e tudo o mais.

Por isso, é importante avaliar o seu volume de compras em relação ao volume de vendas e encontrar um meio termo para não sair no prejuízo e ainda assim conquistar mais clientes.

Para quem faz bolos em casa, por exemplo, existem padrões de vendas que podem ajudar a determinar o preço, como bolos individuais, em fatias, preço do quilo, etc. Tudo vai depender da forma como você vai vender seu produto e das quantidades.

Mas também é importante contabilizar as despesas para cobrir os custos com a sua produção e avaliar o que pode ser incluso no valor de venda. Ou seja, para não sair no prejuízo, o preço de venda (PV) nunca pode ser menor do que o preço de custo (PC).

Vá investindo aos poucos no seu negócio para poder ir melhorando e poder subir os preços com o passar do tempo, valorizando seu negócio e obtendo lucros maiores.

Por isso, você deve estipular uma margem de lucro para calcular o preço de venda. Fique sempre atento(a) ao mercado e veja quanto normalmente as pessoas cobram por seus produtos e serviços.

Assim, você pode se basear nessa faixa de preço para dar o devido valor ao que você vende. Defina sua margem de lucro e calcule quanto cobrar em cima de cada produto.

Para calcular o valor de venda, você precisa descobrir o total de despesas que você tem com cada produto e multiplicar pela margem de lucro.

 

Exemplo prático:

Preço de Custo = R$20

Taxa de lucro = 1,44%

Preço de Venda = 20 x 1,44

PV = R$ 28,80

 

É importante lembrar que a margem de lucro sobre o preço de venda nunca poderá ser superior a 100% do valor, pois o resultado será cada vez maior e o preço de venda se tornará inviável.

 

Saber o preço certo para o seu negócio é uma maneira segura de controlar os gastos e progredir continuamente. Além disso, o preço é o que faz os clientes se interessarem pelo que você oferece, mesmo sem conhecer seus produtos.

Outro ponto importante é aumentar o giro de mercadorias e evitar que as encomendas estraguem. Muitos comerciantes fazem promoções relâmpago de limpa-estoque para evitar perdas e, ainda assim, vender.

Com essas dicas em dia, você tem mais chances de conquistar novas oportunidades e crescer com seu negócio diariamente!

Além disso, a Academia Assaí disponibiliza para você um curso gratuito de Vendas por Encomenda, ensinando a precificar corretamente e também oferecendo conteúdos exclusivos para quem trabalha por conta própria e busca saber mais do seu negócio.

Conheça nossas videoaulas e comece agora mesmo a profissionalização de carreira que você procura!

VOLTAR

Vitrine do Fornecedor

Coca-cola
Ekma
Nita Alimentos
Vigor