EconomiaEmpreendedor

Ano novo chegou: já pensou no planejamento estratégico do seu negócio?

Postado em: 25 de Janeiro às 13:53 Por Redação

Todo ano é a mesma história: começar a academia, fazer um novo curso, economizar e por aí vai. Objetivos para um novo ano não faltam. E se você é um empreendedor, é importante que nessa lista também existam metas para seu negócio, não é mesmo? Da mesma forma que você organiza suas metas pessoais, no mundo do empreendedorismo isso também tem seu valor. Existe até uma ferramenta de organização específica para facilitar esse sucesso desejado: é o planejamento estratégico.

O nome parece algo complexo, mas calma, trata-se de uma equação simples: para atingir um objetivo, você precisa saber por onde deve seguir e é o planejamento estratégico que diz quais são os caminhos para chegar ao seu sonho.  Não são só as grandes empresas que necessitam e se beneficiam de um bom planejamento: microempreendedores também podem abrir vantagem no mercado quando planejam e executam bem suas ações.

Então não perca tempo, pegue o papel e caneta e anote quais são os sonhos para o seu negócio. Liste todos e crie um plano de ação para cada um, considerando cada etapa que você deve cumprir para alcançar o seu objetivo final. Uma dica valiosa nesse processo é olhar para cada meta já pensando nos possíveis problemas que podem dificultar a sua jornada. Parece pessimista, mas na verdade é só uma maneira de ser cauteloso. Fazendo esse exercício você pensa nas soluções para que nada fique no meio do caminho.

O bom de pensar o quanto você quer aumentar de vendas e clientes por mês, por exemplo, ou o quanto você quer economizar em determinados períodos, é que para chegar nessas metas (e cálculos em alguns casos) é necessário separar um tempo para analisar como está seu empreendimento. Como anda sua divulgação? Ao colocar no planejamento uma meta de aumento de vendas é preciso considerar um esforço maior para mostrar seu produto e marca nos lugares em que você circula. O planejamento é antes de tudo um mapeamento real de cada área do seu negócio: financeiro, produção, marketing e outros.

E não se assuste com a ideia de precisar fazer uma planilha no Excel para se organizar mês a mês. Esse é um bom caminho, mas não é o único para essa função. O planejamento pode ser feito em um caderno de anotações ou em um “mural” que você deixa visível em seu local de produção. O importante é começar de alguma maneira.

Por fim, lembre-se: o planejamento é importante, mas o futuro é uma surpresa, por isso comece se organizando com um plano de ação para o próximo mês ou semanas para não se afastar do presente. Quando chegar no fim do mês, refaça o plano para o próximo e assim por diante, até chegar no seu sonho. Aproveite esse começo de 2018 para se organizar e recomeçar a trajetória para o sucesso.

Fontes: Endeavor e Aliança Empreendedora

Post mais vistos

Vitrine do Fornecedor

Unilever
DelValle
Coca-cola