Tecnologia

5 lives sobre empreendedorismo para assistir durante a quarentena

Postado em: 03 de Agosto às 21:08 Por Gabriel Sestrem

Transmissões ao vivo crescem durante a quarentena e lives sobre empreendedorismo ajudam donos de pequenos negócios a enfrentarem o atual momento

Nos últimos meses, as transmissões por vídeo ao vivo – as famosas “lives” – se popularizaram de forma significativa em todo o mundo. Com as restrições do isolamento social, essa foi a forma que músicos, empreendedores, psicólogos, consultores, influenciadores digitais e profissionais das mais diversas áreas de atuação encontraram para manter um canal de comunicação com seus públicos.

As lives também vêm sendo uma importante ferramenta para pequenos empreendedores, que se veem diante da necessidade de obter informações sobre os impactos da quarentena que mais atingem seus negócios e conhecimentos específicos para facilitar sua adaptação ao novo cenário.

O Portal Academia Assaí Bons Negócios fez uma seleção com 5 lives sobre empreendedorismo e temas relacionados – de transformação digital ao controle da ansiedade em meio ao atual cenário de instabilidades – para ajudar pequenos empreendedores a lidar melhor com os desafios presentes e com o período pós-quarentena. Confira!

1. Dicas práticas para lidar com a crise (Luiza Trajano)

Ainda no início da quarentena, em abril, a jornalista Fabiana Scaranzi entrevistou Luiza Trajano, empresária brasileira que comanda uma das maiores rede de varejo do país e preside o Grupo Mulheres do Brasil. Na live, Luiza Trajano fala de superação de crises e sobre o conceito de adaptabilidade, palavra-chave no enfrentamento aos impactos da quarentena, além das mudanças que inevitavelmente ocorrerão em toda a sociedade a partir da pandemia, com dicas práticas para pequenos negócios atravessarem o período, especialmente quanto à transformação digital.

Clique aqui para assistir à live.

2. Como encontrar oportunidades de negócios na crise? (Sharlene Irente e Malú Selem)

Esta live do Sebrae/SP aborda a importância da inovação diante do quadro atual. Nela, a consultora Malú Selem e a empreendedora Sharlene Irente comentam sobre a identificação de oportunidades em meio à crise com o objetivo de adaptar pequenos negócios para a geração de receita durante o período de baixa atividade econômica, focando em aspectos importantes como a compreensão dos nichos de mercado e o entendimento das necessidades do público atendido.

Se você busca direcionamento e inspiração para fazer mudanças no seu negócio a fim de lidar melhor com os desafios da quarentena, vale a pena conferir esse bate-papo.

Clique aqui para assistir à live.

3. Como transformar crise em oportunidade (Flávio Augusto)

Nesta live, o CEO da Forbes, Antonio Camarotti, conversa com Flávio Augusto, fundador de uma das maiores escolas de idiomas do Brasil e autor da série de livros Geração de Valor.

A conversa é uma dose de motivação e inspiração para “virar a chave” da mente para um padrão mais positivo de pensamentos e superar as consequências do momento desafiador em que se encontra grande parte dos empreendimentos brasileiros.

Durante a live são abordados temas como a importância de criar uma cultura de busca contínua por pequenas melhorias no negócio para torná-lo mais preparado para períodos de incerteza, quais as principais lições de gestão e empreendedorismo que a crise trouxe, e como um olhar empreendedor treinado permite enxergar oportunidades no período pós-pandemia a partir da adaptação e da criatividade.

Clique aqui para assistir à live.

4.  Combatendo a Ansiedade (Augusto Cury e Camila Cury)

Percebendo índices de ansiedade em alta por parte de um grande número de pessoas desde o início da quarentena, o psiquiatra, professor e escritor best-seller brasileiro Augusto Cury, junto com sua filha, a psicóloga e educadora Camila Cury, conversam durante uma hora sobre formas práticas de combater a ansiedade, especialmente neste período de isolamento social.

O tema principal do bate-papo é sobre como fazer uma higienização mental a partir da gestão dos pensamentos para lidar melhor com os pensamentos negativos e as angústias tão frequentes nesse tempo.

Direcionada principalmente para empreendedores que estão mentalmente esgotados, sem energia para prosseguir, a conversa entre os dois especialistas em bem-estar emocional traz importantes orientações para lidar com a mente em períodos de incertezas e instabilidades.

Clique aqui para assistir à live.

5. Empreendendo em um mundo em transformação (Adriana Barbosa)

Nesta live, Adriana Barbosa, empreendedora e fundadora da Feira Preta – a maior feira de cultura negra da América Latina, que agrega temas como negócios e artes relacionados à cultura afro – traz uma série de temas importantes sobre empreendedorismo negro, racismo e o atual quadro de pandemia para quem tem um negócio próprio.

Além de conhecer um pouco da inspiradora história da Adriana – que aprendeu com a avó, semianalfabeta, porém dona de um DNA bastante empreendedor – você vai conferir interessantes análises sobre o cenário do isolamento social para quem tem um pequeno negócio e sobre a importância do cuidado que o empreendedor deve ter com sua saúde emocional para analisar as questões do negócio de forma mais eficaz e tomar as decisões mais adequadas.

Clique aqui para assistir à live.

 

Você sabia que o Portal Academia Assaí Bons Negócios conta com um podcast gratuito feito especialmente para quem tem um pequeno empreendimento no segmento de alimentação? São episódios rápidos, totalmente direcionados às principais necessidades dos empreendedores do setor. Para acessar os episódios do podcast Negócio em Dia, clique aqui!

Vitrine do Fornecedor

Unilever
Kibon
DelValle
Coca-cola