Empreendedorismo

4 benefícios de ampliar o negócio com franquias

Postado em: 09 de Fevereiro de 2021 às 17:22 Por Paulo Henrique Ribas

Toda pessoa que decide empreender visa encontrar maneiras de ampliar o negócio e obter sucesso em seu empreendimento. Você já parou para pensar em como será seu negócio em um ano? E em cinco? Ou em dez anos?

Se você sonha em ampliar seu negócio ou até mesmo já viabilizou o que deve ser feito para atender a demandas e clientes de outras regiões, este conteúdo foi feito exclusivamente para você!

Hoje, iremos mostrar o que são franquias, quais são as vantagens de moldar seu empreendimento a esse formato e como ampliar o negócio de uma maneira eficiente e lucrativa.

O que são franquias

Franquias, conhecidas também como “franchising”, são um formato de negócio capaz de ampliar o atendimento de uma marca para outras regiões, cidades, estados e até mesmo em outros países do mundo.
Nesse formato, o dono do negócio/marca, conhecido como franqueador, cede o direito de uso da marca e das patentes ao franqueado, que é a pessoa interessada em comprar e montar um negócio que segue todas as características da franqueadora.

Por exemplo: imagine que você decidiu ampliar o negócio para esse formato. Você é o franqueador e quem comprar uma franquia do seu estabelecimento será seu franqueado. Mas quais são as vantagens?

1 - Ampliar o negócio de forma mais rápida

A velocidade de expansão para novas regiões e a possibilidade de alcançar novos públicos são, sem dúvidas, duas das maiores vantagens de tornar-se um franqueador. 

Além disso, investimentos em estrutura, documentação e merchandising ficam por conta do franqueado, dessa forma, você não tem responsabilidade perante aos valores necessários para o desenvolvimento de uma franquia do seu negócio.

2 - Facilidade na gestão do negócio

Academia Assaí - Facilidade na gestão do negócio

Avalie qual é o perfil dos empreendedores que deseja ter como franqueado. É preciso que esse profissional entenda o seu papel na gestão dos negócios e esteja envolvido em grande parte dos processos da franquia.

Com isso, os resultados tendem a ser melhores do que abrir loja por loja e ter a responsabilidade de gerenciar todas de uma vez.

3 - Legislação

Questões relacionadas à legislação para quem decide ampliar o negócio no Brasil são bem “maduras”, economicamente falando. A lei estabelece bem quais são as responsabilidades de ambas as partes e extingue a existência de vínculos trabalhistas e fiscais entre o franqueado e a franqueadora.

Outro ponto importante que é definido por lei é o controle de padrões, procedimentos e formato do negócio. Além disso, o uso de identidade visual e outros aspectos pertinentes à imagem do negócio também são preestabelecidos durante a negociação.

4 - Fortalecimento da marca

Academia Assaí - Fortalecimento da marca do seu negócio

Outra grande vantagem de ampliar o negócio por meio de franquias é a troca de conhecimento entre todos os integrantes, o que permite a descoberta e a aplicação de estratégias que podem potencializar o faturamento e a credibilidade do seu negócio em todas as regiões em que estiver estabelecido.

É importante ressaltar que, embora o crescimento apontado nos últimos anos seja sólido e rentável, ampliar o alcance e o faturamento do seu negócio por meio de franquias é um processo repleto de desafios, que devem ser avaliados antes que você “entre de cara” no ramo de franchising.

Segundo o Sebrae, é importante considerar:

-    Qual é a situação legal da empresa.
-    O processo e o planejamento de formatação da franquia. 
-    A elaboração de um plano de expansão da rede. 
-    Viabilizar e sistematizar os processos para os franqueados.
-    Os contratos da franquia.

Esperamos que este material tenha ajudado a definir o que é importante para que você possa dar esse passo tão importante na jornada empreendedora. Em nossas redes sociais, você encontra dicas diárias para ajudá-lo ainda mais nessa trajetória. Acesse @AcademiaAssaí e saiba mais!
 

Vitrine do Fornecedor

Coca-cola
DelValle
Kibon
Unilever