Empreendedorismo
Overdelivery: conheça a técnica que ajuda a fidelizar clientes
Postado em: 09 de Maio de 2025 às 16:00 Por Redação
Já sentiu que seu cliente gostou, mas não voltou? Talvez ele tenha recebido apenas o que pediu, e não o que o encantaria. Em um mercado competitivo, entregar o básico não é mais suficiente.
O Overdelivery surge como uma estratégia interessante para resolver este problema: já pensou em entregar mais do que o esperado para criar uma experiência completa e surpreender as expectativas do cliente?
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É disso que falamos quando nos referimos a overdelivery. Este é o tema de hoje do dicionário do empreendedorismo do blog da Academia Assaí.
O que é Overdelivery?
O overdelivery é uma estratégia de marketing focada em superar as expectativas do cliente. Em vez de entregar apenas o que foi combinado, o negócio oferece algo a mais: um brinde, um gesto de atenção, uma entrega mais rápida, um atendimento personalizado.
A ideia é criar uma experiência do cliente que marque positivamente, gerando fidelidade e aumentando as chances de recompra e indicação. Não se trata de exagerar ou prometer demais, mas sim de entregar valor de forma surpreendente, mesmo que simples.
Programa de Fidelidade: como criar um plano valioso para o negócio
No dia a dia do pequeno negócio, isso pode acontecer em gestos acessíveis e criativos, tornando a marca mais humana, confiável e lembrada.
Dicas práticas para aplicar o Overdelivery
Entregar mais ao cliente não significa gastar mais. Ajustes simples, como um bilhete, um “chorinho” (quando o bar ou restaurante oferece um repeteco daquele suco que o cliente tanto gostou), ou um atendimento genuinamente simpático e cordial já podem ser considerados overdelivery.
Alguns ajustes podem ser o diferencial que seu pequeno negócio precisa para conquistar a fidelidade do cliente.
Veja como colocar o overdelivery em prática:
- Surpreenda com um mimo: um bombom, uma farofa caseira ou um bilhete escrito à mão podem transformar um pedido comum em uma lembrança especial para seu freguês.
- Ganhe pontos com a agilidade: se prometeu 40 minutos, entregue em 30. Tempo é valor e traz um gostinho de quero mais para quem compra de você.
- Ofereça um pouco a mais: aumente levemente a porção, acrescente uma bebida pequena ou uma embalagem caprichada. São gestos simples que agregam valor.
- Estimule o retorno com cupons: brindes ou descontos para a próxima compra mostram cuidado e incentivam a fidelização.
- Ajude com conteúdo útil: ensine o cliente a armazenar, preparar ou harmonizar seus produtos. Isso reforça sua autoridade e entrega uma experiência do cliente mais completa.
- Capriche na sua comunicação visual: um ambiente aconchegante, embalagens bonitas e funcionais e uma identidade que se comunique bem com o seu cliente passa a sensação de capricho e profissionalismo. Acredite, isso é muito importante e é um valor a mais para seu negócio.
- Simpatia todo dia: um atendimento personalizado, preocupado com o bem-estar do cliente é um pontão a mais para você e seu negócio. Todo mundo gosta de ser bem tratado. Cuidar de uma boa recepção e de uma experiência agradável é garantia de retorno ao seu negócio.
Viu só? Não se trata de gastar mais, e sim de pensar com carinho na experiência do cliente.
Experiência do cliente: 5 boas práticas para a melhorar
É sempre interessante se perguntar: o que você pode entregar a mais hoje que fará o seu cliente se lembrar de você amanhã?
Por isso o overdelivery é uma ferramenta acessível e poderosa para gerar fidelização, mesmo com recursos limitados.
Transforme o seu atendimento, aposte no Overdelivery
Pequenos empreendedores têm uma vantagem: podem criar relações verdadeiras com seus clientes. O overdelivery é o caminho para fortalecer esse laço. Com um pouco de planejamento e muita escuta ativa, você consegue transformar cada pedido em uma oportunidade de surpreender.
Com o tempo, isso se torna marca registrada. E o cliente que se sente valorizado, volta. Indica. Defende seu negócio. Que tal começar hoje mesmo?
E aí, este conteúdo te ajudou a entender como usar o overdelivery para conquistar a fidelidade do seu cliente? A Academia Assaí preparou muitos outros materiais para apoiar a jornada empreendedora de pessoas que buscam começar ou desenvolver um negócio no ramo da alimentação.
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