SustentabilidadeEmpreendedor

Valor compartilhado: o que é?

Postado em: 21 de Março às 20:18 Por Redação

O conceito de valor compartilhado para os empreendimentos

 

Você já ouviu falar de valor compartilhado? Esse conceito tem tomado conta do mundo dos negócios e cada vez mais empresas são incentivadas pela ideia.

O valor compartilhado não é filantropia nem sustentabilidade. Trata-se de práticas operacionais que aumentam a competitividade da empresa, que acaba se desenvolvendo. E, ao mesmo tempo, essas práticas melhoram as condições socioeconômicas presentes nas comunidades em que a empresa está inserida.

Segundo especialistas, o conceito é a nova onda de crescimento mundial, que tem como base a transformação do pensamento administrativo.

Por que o valor compartilhado ajuda empresas a se fortalecerem?

Qualquer empresa impacta diretamente a comunidade em que ela se encontra. Sendo assim, quanto maior for o desenvolvimento ao redor da empresa, maior pode ser o seu próprio desenvolvimento. Ações de valor compartilhado são um investimento a longo prazo. Ao crescerem, as empresas geram mais empregos, as pessoas possuem maior poder aquisitivo e, por fim, a comunidade vira consumidora do seu negócio.

Como investir em valor compartilhado?

Existem três maneiras muito eficientes de criar valor compartilhado:

1.  Repense o produto e o mercado;

2. Empresas podem atender algumas necessidades sociais por meio de produtos e serviços inovadores. Um exemplo é explorar mercados que supram necessidades específicas, como o de alimentos para pessoas diabéticas e alérgicas a glúten;

3. Redefina a produtividade da sua cadeia de suprimento.

As empresas podem usar fontes de energia sustentável provenientes de fontes sustentáveis. Grandes empresas têm um impacto enorme sobre seus parceiros de cadeia de suprimento.

Desenvolvimento de centros locais

O aprimoramento de infraestruturas locais, como telecomunicações, estradas ou até mesmo concurso de talentos, garante competitividade para as empresas. Quem está à frente de pequenas transformações sociais garante destaque no futuro.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe-o! Para mais matérias que vão ajudá-lo no desenvolvimento do seu negócio, acesse o Blog Academia Assaí Bons Negócios.

Post mais vistos

Vitrine do Fornecedor

Unilever
DelValle
Coca-cola