Empreendedor

A trajetória da Cantina Zanchetta e a sua deliciosa culinária italiana

Postado em: 26 de Dezembro às 14:16

Valorizando a tradição de sua família, José Augusto Zanchetta participou do Prêmio Academia Assaí 2019 e foi um dos 15 ganhadores

Quem não gosta de uma boa comida italiana, não é mesmo? Pensando nisso, José Augusto Zanchetta, administrador de empresas por formação, decidiu explorar esse saboroso nicho de mercado.

Com ampla experiência na produção de uvas e vinhos, ele carrega uma tradição de 140 anos na sua história, já que a sua família criou os Vinhos Zanchetta, lá em 1878.

Desejando ampliar a área de atuação do seu negócio, ele inovou e honrou a tradição familiar, realizando um sonho do seu pai e criando a Cantina Zanchetta, restaurante especializado em refeições temáticas ligadas à cultura italiana.

Inspirador, não é mesmo? Confira a trajetória especial desse empreendimento de sucesso!

COMO TUDO COMEÇOU

José cresceu vendo o seu pai atuando como empreendedor. Assim, a inspiração para criar o seu negócio veio praticamente do berço. Além de manter a tradição na produção e no cultivo de uvas e vinhos, ele já havia criado um café colonial embaixo das parreiras da safra, sempre valorizando os associados da associação da qual é fundador, a ACAMP (Associação de Produtores Rurais, Artesãos e Empreendedores de Turismo da Campina do Taquaral e Região).

Porém, o sucesso nos negócios não foi o suficiente para José se acomodar. Ele sempre quis adentrar de vez na área gastronômica e colocar em prática um sonho do seu pai, que era o de oferecer refeições temáticas italianas.

NASCE A CANTINA ZANCHETTA

E foi assim que ele decidiu criar a Cantina Zanchetta. Depois de realizar um curso de empreendedorismo e com a vitória no Prêmio Academia Assaí 2019, José ajustou a comunicação visual do seu empreendimento e equipou a cozinha, deixando-a preparada para a inauguração do restaurante.

Funcionando aos domingos, a especialidade do cardápio da Cantina não poderia ser diferente: um rodízio com as tradicionais e deliciosas massas italianas. Ainda, o menu conta com polenta, salada, frango e tudo mais o que se pode esperar de um cardápio tradicional italiano. Sempre regado a muito vinho, é claro!

PRÊMIO ACADEMIA ASSAÍ 2019

José se inscreveu no Prêmio Academia Assaí Bons Negócios 2019 após receber a informação sobre o evento por meio da Aliança Empreendedora. “Estava meio resistente em participar, por nunca ter feito parte de nada parecido”, comenta ele.

Porém, com o apoio da sua esposa, a inscrição foi feita. “Ela se aperfeiçoou na gastronomia e posso dizer que ela é a minha grande parceira”, pontua. E foi assim, com essa dose de inspiração, que a Cantina Zanchetta chegou à final do Prêmio, tornando-se uma das 15 vencedoras.

José diz que participar do prêmio foi algo indescritível e que nunca será esquecido. Ele ressalta que coisas que podem ser consideradas simples, no geral, foram muito marcantes. “Tive a oportunidade de conhecer melhor e de admirar o Assaí, entendendo que eles valorizam cada centavo, já que, no final do trabalho, esses pequenos centavos podem representar um grande impacto nos negócios” lembra.

Ações como a separação do lixo orgânico e descartável no refeitório e o cuidado com o descarte dos talheres em um espaço separado também chamaram a atenção dele, já que essas simples atitudes facilitam e ajudam a manter o negócio sempre organizado.

José se impressionou com a cidade, os sotaques, os costumes e as pessoas que conheceu durante o prêmio. “A convivência com outros empreendedores, outras histórias e outros negócios é enriquecedora. São pessoas lutando e buscando seu espaço, assim como eu. Aprendi muito com eles”, relembra.

Também, a visita noturna no Bar do Jão, vencedor do Comida Di Butecto, inspirou José. “Ele tem um espaço simples, mas muito criativo e com muito amor. Também comentou que, durante a sua folga, aproveita para ir a outro bar ou boteco para se inspirar. Achei essa dica muito enriquecedora e já estou fazendo isso também.”

PRÓXIMOS OBJETIVOS

Após o Prêmio Academia Assaí Bons Negócios, José também passou a cuidar melhor da imagem da marca e também da sua imagem pessoal perante os clientes. E, daqui pra frente, o plano é se especializar cada vez mais na gastronomia.

Anteriormente, a cantina funcionava nas sextas-feiras com jantares, aos sábados com a venda de produtos coloniais e aos domingos com café colonial. Agora, ela não abre mais aos sábados, mas continua funcionando para os jantares de sexta-feira, abre para os almoços temáticos nos domingos e foi iniciado, também, o atendimento nas quintas-feiras.

“Com o Prêmio, adquirimos equipamentos fundamentais para o funcionamento da Cantina, como talheres, pratos, panelas e demais utensílios. Conseguimos confeccionar nossa sonhada placa de divulgação e revitalizamos a pintura externa. Ficou show!”, celebra José.

Ele também comenta que a vitória contribuiu bastante para as compras mensais, já que um dos prêmios oferecidos para os vencedores do evento é um vale-compras nas Lojas Assaí no valor de R$6000,00, com a validade de 1 ano. Assim, a vitória foi fundamental para alavancar o negócio.

DICA DO JOSÉ

Quer saber o que mais fez a diferença na trajetória do José? Então olha só as dicas valiosas que ele dá para quem quer empreender e alcançar o sucesso com o seu negócio!

“Persistência, foco, não desistir do sonho e usar muito a razão. No meio do caminho, tive que mudar a trajetória, deixando a paixão de lado e focando no que era bom para os negócios.”

Gostou dessa história inspiradora? Fique de olho no Blog Academia Assaí Bons Negócios que vem muito mais por aí! Inscreva-se, ainda, em nossos cursos e aprimore seus conhecimentos para empreender ainda melhor no dia a dia do seu negócio!

VOLTAR

Vitrine do Fornecedor

Nita Alimentos
Fofura
Ekma
Coca-cola