Finanças

Quais são as vantagens do PIX para pequenos negócios?

Postado em: 13 de Fevereiro de 2021 às 09:00 Por Redação

Você já deve ter ouvido falar nas transações instantâneas, certo? Mas quais são as vantagens do PIX para pequenos negócios? 

Se você ainda não conhece ou não sabe nada a respeito, aqui no blog nós já produzimos um material que explica o que é, como funciona e como usar o PIX. Para acessar o conteúdo, clique aqui.

Quem empreende sabe que ter dinheiro em caixa é bem importante. Contudo, receber e organizar os pagamentos sempre foi um desafio na jornada empreendedora, afinal, os valores  caem em dias e semanas diferentes.

Contador há 9 anos, empresário e sócio da ZRD Contabilidade e da Propositum Assessoria, Rômulo Ziroldo afirma que uma das maiores vantagens do PIX para os pequenos negócios é a praticidade nos pagamentos e a velocidade para se ter dinheiro em caixa. “A facilidade e a agilidade em transações financeiras e a possibilidade de realizar transações 24h por dia e apenas com um identificador (a chave pix) facilitam muito, se compararmos ao TED convencional. Isso possibilita confirmações de pagamento mais rápidas, o que agiliza todo o processo de compra, economizando tempo e dinheiro para todas as partes.”

Aliás, as vantagens do PIX para quem empreende vão além de apenas receber o pagamento de forma mais rápida. 
Academia Assaí - Vantagens do PIX

Para os pequenos negócios, a adesão ao PIX gera um impacto positivo também no faturamento mensal, afinal de contas, as transações instantâneas reduzirão os custos com os demais meios eletrônicos.

“Outras grandes vantagens do PIX para o empreendedor são a redução de custos com despesas financeiras, a possibilidade de fazer transferências sem pagar taxas e receber de seus clientes sem ter que pagar nenhuma taxa por isso. Para os pequenos negócios, isso tem um grande impacto”, afirma o contador.

Com o Pix, fazer e  gerenciar o capital de giro do negócio fica mais fácil, devido ao recebimento em tempo real. Se você nunca ouviu falar sobre capital de giro, confira nosso artigo. Nele, explicamos a importância de uma boa gestão desse recurso.

Por fim, Rômulo ainda deixa algumas ressalvas para quem deseja usar o PIX: “Como estamos no início da utilização do PIX, alguns bancos apresentam ‘bugs’. Se você ficar em dúvida se o pagamento foi feito ou não, espere alguns minutos e confira o extrato da sua conta para evitar pagamentos em duplicidade.

Recomendo também que os pequenos negócios busquem utilizar o PIX de forma inteligente, incentivando o uso pelos seus clientes, de forma a substituir as formas de pagamentos convencionais, como boletos e cartões. Assim, eles reduzem custos e antecipam seu fluxo de caixa. 
Cadastre como chave o seu número de CNPJ, pois ele facilita o acesso para seu cliente e dificulta para pessoas que não têm contato com sua empresa”, finaliza o empreendedor.

Mais segurança e higiene na gestão do seu negócio

É importante reforçar que em tempos de pandemia, o PIX acaba sendo uma vantagem também em questões de higiene, uma vez que diminui a troca de dinheiro, cartões e afins entre você e seus clientes, e consequentemente de propagar o vírus.

Outra vantagem do PIX para o seu negócio é a diminuição de assaltos e furtos. Ter menos dinheiro físico em caixa e mais na conta diminui o risco de perdas indevidas.

Se você gostou das dicas, certamente irá gostar do nosso podcast Negócio Em Dia. Ouça em todas as plataformas digitais e acompanhe nossas redes sociais @AcademiaAssai. 

Vitrine do Fornecedor

Coca-cola
DelValle