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Hora de inovar na Páscoa

Postado em: 30 de Março às 14:49 Por Redação

Chegou a hora de inovar na Páscoa e aumentar o sucesso do seu negócio. A Páscoa é uma comemoração que representa uma ótima oportunidade de negócios para o setor de alimentação. Em 2019, as vendas aumentaram 1,29% na semana que antecedeu o dia de Páscoa com relação ao ano anterior, de acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Confira, neste post, dicas práticas para aproveitar bem as oportunidades de vendas que a sazonalidade reserva para este ano!

 

INOVAR NA PÁSCOA: CRIAÇÃO DE PRODUTOS

Uma das estratégias que os empreendedores do setor de alimentação podem colocar em prática para vender mais durante o período é inovar na Páscoa e investir na criação de produtos próprios para a sazonalidade.

Para Cristina Souza, consultora especialista em estratégia e gestão para food service e CEO da GS&Libbra, lançar novos produtos desperta no consumidor interesse, curiosidade e, o principal, desejo por aquele item. “É uma forma de ativar visão, tato, olfato, audição e gustação, especialmente quando, além do produto, existe um trabalho de marketing que estimule efetivamente todos esses sentidos, como música e degustação dos novos produtos”, explica.

Cliente da loja Assaí Uberlândia/MG, Thalita Santos Cavalcante − que é proprietária da confeitaria artesanal Cantinho Doce − conta que nos dias que antecedem a Páscoa o aumento nas vendas chega a 70%. Nesse período, o carro-chefe da empresa são os ovos de colher com recheios artesanais. Porém, todos os anos são criados produtos específicos para a data, buscando sempre inovar na Páscoa. “No ano passado, fizemos um ovo com casca de brownie; e no ano retrasado criamos um ovo salgado com massa de coxinha e recheio de frango. Nosso processo de criação é constante, e sempre vamos atualizando os produtos”, revela Thalita.

Para a Páscoa deste ano, ela mantém o suspense sobre as novidades, mas garante que o foco será em personalização: “Teremos um cardápio pronto e, paralelamente, iremos oferecer ovos totalmente personalizados, em que o cliente poderá montar o próprio produto”.

DIFERENTES FORMAS DE INOVAR

Negócios de alimentação que não “conversam diretamente” com o tema da festa, como restaurantes, pizzarias e hamburguerias, também podem inovar na Páscoa e apostar na criação de produtos – como sobremesas especiais ou cortesias e brindes alinhados à sazonalidade – e em ações de marketing. “Todo estabelecimento no mercado de alimentação pode ‘entrar no clima’ das sazonalidades, despertando no consumidor interesse, curiosidade e desejo pelo consumo”, afirma Cristina Souza.

Para trazer o negócio para dentro da temática de Páscoa, a pizzaria Vignoli, de Fortaleza/CE, decidiu investir no marketing social, ou seja, em ações que ajudem a resolver problemas sociais e, com isso, aumentem as vendas e a exposição da marca. No ano passado, a pizzaria decidiu inovar na Páscoa e criou uma campanha em que, a cada pizza doce vendida durante a semana da festa, doaria um ovo de chocolate para uma instituição que atende a crianças carentes. Além de aumentar as vendas de pizzas doces durante o período, a ação impactou positivamente na reputação da marca, gerando mais de três mil visualizações do vídeo da campanha nas suas redes sociais.

DURANTE O ANO TODO

A inovação não pode ficar restrita à Páscoa ou a uma sazonalidade específica. O radar do empreendedor deve estar sempre buscando novas opções para se tornar mais competitivo e satisfazer o seu cliente.

Gostou de saber mais sobre a importância de inovar na Páscoa para atrair mais clientes e aumentar o sucesso do seu negócio? Então acompanhe outras matérias nas edições da Revista Assaí Bons Negócios. Aproveite, ainda, para inscrever-se em nossa plataforma de vídeos on-line (www.academiaassai.com.br) e aprimore seus conhecimentos sobre o mundo do empreendedorismo!

 

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