Negócios

O que são gatilhos mentais

Gatilhos mentais: o que são e como usá-los na Black Friday

Postado em: 10 de Novembro de 2022 às 19:37 Por Redação

Se você trabalha com vendas, é importante saber o que são gatilhos mentais e em quais momentos eles devem ser usados para chamar a atenção dos seus clientes em potencial.

Principalmente neste período de Black Friday que se aproxima, os gatilhos mentais são uma estratégia fundamental para o sucesso do seu negócio! Isso porque eles são o empurrãozinho que, muitas vezes, seu cliente precisa para concluir uma compra.

O que são gatilhos mentais?

Gatilhos mentais são estímulos enviados para o cérebro, que podem provocar uma reação e influenciar na tomada de decisão de uma pessoa.

Esses estímulos acontecem por meio de chamadas quase que irresistíveis, que podem ser vistas em diversos lugares como comerciais de televisão, posts nas redes sociais, cartazes em lojas e muitos outros.

Esses gatilhos são uma das milhares de estratégias de marketing existentes, e costumam ser bastante utilizados para gerar vendas.

Quem nunca comprou algo por impulso somente porque a propaganda era muito atrativa? Essa é só uma das situações que os gatilhos mentais cumpriram seu papel.

Alguns exemplos de gatilhos mentais

 

Gatilho da escassez

Exemplos de gatilhos mentais para vender - Academia Assaí

Um dos gatilhos mais conhecidos, ele trabalha com a sensação de urgência e de perda nas pessoas.

Sabe quando você vê um produto ou serviço em promoção por tempo limitado e compra para aproveitar a oportunidade? Esse é um exemplo de gatilho de escassez.

Gatilho de curiosidade

Esse gatilho desperta a necessidade de saber mais, mas principalmente, também pode gerar a necessidade de comprar.

Por exemplo, quando um produto vem acompanhado de um brinde exclusivo que só será descoberto ao finalizar a compra: é um exemplo de gatilho de curiosidade.

Gatilho de reciprocidade

Aqui, a regra é dar para receber. Isso significa que você precisa criar um sentimento de satisfação e retribuição no seu cliente.

Por exemplo, que tal oferecer uma amostra grátis para seus clientes? Dessa forma, caso gostem do seu produto, é mais provável que comprem de você como forma de retribuir o favor!

Gatilho de autoridade

Quem não quer comprar um produto ou serviço de um especialista, não é mesmo? Mas não qualquer especialista: o melhor! Um dos mais renomados e conhecidos no mercado!

Talvez você queira comprar um cachorro-quente. Mas não qualquer cachorro-quente: você quer o melhor da região! O mais saboroso e mais adorado entre a clientela! Uma referência entre outros negócios de cachorro-quente.

Quando algo ou alguém se torna autoridade, qualquer comunicação feita por ele com o objetivo de vender será um gatilho de autoridade.

Gatilho de prova social

Esse é o gatilho da comprovação! Sabe quando você decide comprar em um determinado estabelecimento porque viu depoimentos de diversas pessoas que tiveram uma boa experiência comprando no mesmo lugar? Esse é um exemplo de prova social!

Como aplicar gatilhos mentais para vender na Black Friday?

Como usar gatilhos mentais

Agora que você já sabe o que são e conhece alguns exemplos de gatilhos mentais, chegou a hora de saber como aplicá-los no seu negócio para vender mais na Black Friday!

Confira algumas de nossas sugestões:

  1. Escassez: crie promoções atrativas, divulgue o máximo que puder e crie uma sensação de urgência. Quem não comprar naquele momento, não terá outra chance!
  2. Curiosidade: vai fazer o lançamento de um novo produto na Black Friday? Faça vídeos sobre o produto para as redes sociais do seu negócio, de forma que provoquem curiosidade e gerem expectativa no seu público.
  3. Reciprocidade: ofereça brindes ou amostras grátis de outros produtos para quem comprar no seu negócio durante a Black Friday! 
  4. Autoridade: se seu negócio possui um site, que tal criar um blog e produzir conteúdo sobre temas que você domina como profissional? Essa é uma ótima forma de mostrar autoridade sobre um assunto e, ainda, fazer com que mais pessoas conheçam seu trabalho.
  5. Prova social: faça prints das avaliações positivas de outros clientes e divulgue nas redes sociais do seu negócio!

Dica extra: de forma geral, aposte em chamadas atrativas e baseadas em gatilhos mentais em todos os canais de comunicação do seu negócio: site, redes sociais, placas, panfletos etc.

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