Dicas para uma festa de fim de ano mais sustentável

Postado em: 27 de Novembro às 11:53

Ações de baixo impacto ambiental dão o tom das festas de fim de ano nas empresas

Inserir ações sustentáveis ao realizar eventos corporativos é uma excelente oportunidade para engajamento. Mesmo que sua empresa seja pequena ou que não tenha o hábito de fazer festas, ao se deparar com a organização de um evento, lembre-se que existem alternativas sustentáveis acessíveis e que minimizam o impacto causado no meio ambiente e ainda potencializam ações positivas.

 

COMO AGIR DE FORMA SUSTENTÁVEL

Indo além dos aspectos ecológicos ou ambientais, como pontua a Eccaplan, consultoria em desenvolvimento sustentável, ao agregar tal propósito, seu negócio se diferenciará dos demais, respeitando características que irão, inclusive, atender à demanda de boa parte dos participantes.

Pessoas, empresas e sociedades como um todo estão entendendo que podemos nos divertir, fazer festas e eventos sem agredir o meio ambiente. Vemos a sociedade avançar para a redução do uso de plástico e há uma ampliação da consciência de que todo resíduo feito desse material demora muito para se decompor na natureza.

Além disso, é importante destacar o papel da sustentabilidade no dia a dia, com atitudes simples, mas que podem gerar impacto positivo muito grande se forem feitas em conjunto.

Uma dica para o gestor do estabelecimento é esclarecer aos seus funcionários sobre como melhorar a relação com o meio socioambiental e apresentar novos jeitos de economizar e de diminuir o desperdício.

Entre os pontos a serem abordados estão as caronas solidárias, onde o motorista oferece carona para aqueles que moram próximo ou estão em sua rota em direção ao trabalho; a separação correta do lixo e a importância de se fazer uma coleta seletiva em casa ou na empresa; a troca de lâmpadas incandescentes por LED, o uso reduzido de ar condicionado, entre outros.

FORMAS DE REDUZIR

Primeiro, um jeito bem simples de economizar e deixar com que todos fiquem sabendo da sua festa sem impactos ambientais é o convite por e-mail. Evite espalhar cartazes ou panfletos pela empresa e evite gasto com tinta, papel e acúmulo de lixo.

Depois, para decorar o ambiente onde a festa será realizada, evite o uso do plástico e do isopor.

Entre os principais fatores a serem pensados, independentemente do número de participantes da ocasião, é importante ter cuidado ao escolher fornecedores contratados (verifique se eles possuem certificações ambientais e quais são suas práticas em sustentabilidade), com os materiais que serão utilizados e sua logística, o tipo de alimentação, o deslocamento das pessoas e o descarte correto dos resíduos produzidos na festa.

Você deve estar se perguntando se custa mais caro fazer um evento sustentável. A resposta é não! Segundo a Eccaplan Consultoria, o que dá mais trabalho é engajar os envolvidos e encontrar caminhos práticos que viabilizem a geração de valor por meio de práticas socioambientais inovadoras.

Gostaria de saber como engajar ainda mais os envolvidos apostando em inovações socioambientais? Veja aqui!

UMA FESTA SUSTENTÁVEL

Depois de tomar essas medidas, elas serão naturalmente incorporadas, até porque são relativamente simples e não dificultam o planejamento. São basicamente adaptações: você só precisa elencá-las em ordem de facilidade.

Em ocasiões menos formais, quando não é necessário pratos e copos de vidro, sirva bebidas em copos feitos de amido de milho, que se desfazem em 180 dias na natureza.

Os pratos também podem ser 100% de papel e os sacos de lixo podem ser feitos com plástico reciclável. Não se esqueça ainda de dar a correta destinação para os resíduos da festa e de disponibilizar coletores separados em “Reciclável” e “Orgânico”.

Vale ressaltar que manter um cardápio saudável para a ocasião também pode trazer benefícios do ponto de vista sustentável. Incentive a saúde dos funcionários com alimentos cultivados corretamente, com certificado de qualidade e alto teor nutritivo. Evite um menu que gere muito lixo, que seja vendido em plásticos ou caixas que acumulem muito lixo.

Outra opção é incorporar receitas com reaproveitamento de alimentos, que utilizem cascas, sementes, folhas, talos e etc.

Depois, sua empresa pode, ainda, doar para cooperativas de catadores o resíduo reciclável, contribuindo para a renda deles. Opte por cestas de palha e toalhas de mesa de tecido reaproveitado feitos por ONGs, cooperativas ou outros pequenos comércios. Além de ter uma atitude sustentável, você colabora com o comércio local.

Durante a festa, comente qual a origem dos produtos utilizados e quem os forneceu. E, após a ocasião, encaminhe um comunicado aos participantes informando o valor que seria gasto e quanto foi a verba destinada a iniciativas sustentáveis, bem como a quantidade de resíduos que foram gerados e qual cooperativa os recebeu. É importante deixar claro a todos o quanto sua empresa é engajada em sustentabilidade e como isso pode beneficiar a ocasião e o pós-festa.

Seu feedback incentivará os convidados a terem atitudes sustentáveis em suas festas pessoais. Será como plantar “sementes” de sustentabilidade. A conscientização sempre começa pelo exemplo, então não perca a oportunidade de aplicar essas dicas da Eccaplan. Cada ocasião é uma chance de mostrar que podemos ter, ao mesmo tempo, divertimento e compromisso com o planeta.

Viu como é possível reduzir gastos e resíduos ao montar uma festa de fim de ano sustentável? Coloque em prática essas dicas na sua empresa e comemore de forma consciente!

VOLTAR

Vitrine do Fornecedor