Negócios
Datas comemorativas: planeje e potencialize suas vendas
Postado em: 20 de Janeiro de 2023 às 17:31 Por Redação
Saber de cabeça, ter anotado em um caderno ou em uma planilha de Excel... tanto faz! O que realmente importa é que você esteja afinado com as datas comemorativas mais relevantes e relacionadas ao seu negócio alimentar.
E, sem dúvida, isso fará a diferença nas estratégias e ações de marketing do seu empreendimento ao longo do ano.
Se organizar com antecedência é a dica de ouro para evitar obstáculos, entender o que os clientes desejam e tomar as melhores decisões para impulsionar os negócios a cada nova data.
Caso você queira que este seja o seu ano, confira esse material que a Academia Assaí elaborou e prepare-se para o sucesso de vendas!
Datas comemorativas: PLANEJAMENTO PARA VENDER MAIS
O planejamento para o seu negócio no segmento alimentar é peça fundamental para potencializar os resultados.
Trabalhar uma campanha com antecedência permite que você pense melhor no conceito e crie seu conteúdo com qualidade.
Assim, você adapta a identidade do seu conteúdo e utiliza peças eficazes para atrair os consumidores.
Desta forma, você terá um impacto positivo no seu público e estará um passo à frente dos seus concorrentes.
Essas datas comeorativas são eventos importantes para todos os negócios e é imprescindível que você esteja dando a devida atenção.
Uma ferramenta muito significativa que será o seu melhor amigo neste processo é o calendário comercial de marketing.
Hoje, muitas empresas utilizam dispositivos semelhantes para manter no radar os momentos mais importantes em seu plano de marketing e, principalmente, em suas agendas comerciais.
CALENDÁRIO COMERCIAL: O QUE É E PARA O QUE SERVE?
As datas comemorativas são ótimas oportunidades para movimentar o seu negócio. E isso vai muito além de apenas aumentar as vendas.
Ao criar ações para datas especiais no comércio alimentar, é possível construir e aprofundar o relacionamento com o cliente, diferenciando-se do mercado.
Há inúmeros momentos que podem ser aproveitados para o desenvolvimento de campanhas e ações temáticas, a fim de fortalecer seu relacionamento com seus clientes e melhorar o faturamento, claro!
Um calendário comercial é uma excelente ferramenta para empreendedores, pois indica datas especiais para as empresas.
Ou seja, expõe determinados períodos do ano com grande potencial de vendas, como Dia do Consumidor, Dia das Mães, Pais, Natal, Black Friday, entre uma infinidade de dias.
Ter esse material em mãos é essencial na hora de planejar um negócio.
Isso porque os eventos comerciais são de extrema importância para alavancar as vendas devido às grandes oportunidades que apresentam.
Nessas datas, os clientes buscam os melhores produtos e serviços, os melhores preços e as melhores condições.
Por isso, é indispensável preparar as vendas com análise, estratégia e, lógico, antecipação.
Algumas dicas de estratégias para bombar nas datas comemorativas
Como falamos anteriormente sobre o Dia do Consumidor, é uma data bem especial para celebrar quem mantém o motor dos negócios girando.
Por essa razão, o foco da sua estratégia deve ser em ofertas e condições especiais de compra.
Por exemplo:
- Ofertas com foco em fidelização: entregue ofertas ainda melhores para aqueles clientes que já compraram com você, mas ainda não são fidelizados com a marca.
- Brindes e cupons: envie brindes, vale frete grátis ou cupons de descontos para as compras realizadas no dia. Além de estimular o consumo na data, essa ação convida o cliente a consumir novamente no futuro.
- Vantagens para clientes: ofereça vantagens para quem já é fiel à marca. Você pode utilizar os dados da sua base de leads para criar campanhas exclusivas via e-mail, aplicativos de mensagens, entre outros.
Outra data comercial para ficar atento é o Carnaval, uma vez que é uma ótima época para ser trabalhada no segmento de comidas e bebidas.
Aliás, também seria importante lançar alguma promoção para quem não curte a folia. Assim, é possível explorar um outro tipo de público.
Afinal, todo mundo conhece alguém que não gosta da data e prefere usar o feriado para descansar e colocar as tarefas em dia.
Como poucas marcas apostam nesse público, está aí uma oportunidade de sair na frente da concorrência.
Fazer promoções especiais de delivery, atingindo quem deseja ficar descansando em casa pode ser um bom plano.
Já no Dia dos Namorados, você pode implementar ofertas bem especiais no cardápio do seu estabelecimento.
Em resumo:
- Escolha as datas mais pertinentes ao seu negócio;
- Marque-as em seu calendário;
- Planeje ações para as respectivas datas comemorativas.
Dessa forma, dê a oportunidade para o seu cliente se programar também.
É primordial avisar sua base de consumidores que as promoções estarão imperdíveis, seja por e-mail, redes sociais, panfletos, etc.
Ofereça acesso antecipado aos clientes fiéis e invista na captação de leads nesse momento.
Assim, quando a data especial chegar, todos já estarão preparados para este grande dia!
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