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Conheça o mercado dos clubes de assinatura

Postado em: 17 de Julho às 09:00

De livros a jantares completos, clubes de assinatura ganham espaço por gerar experiências de consumo em um mercado que cresce 18% ao ano

Cafés, vinhos, carnes nobres, chocolates ou até um kit com receita e todos os ingredientes para um jantar especial. Com a expansão dos clubes de assinatura, a lista de produtos oferecidos é ampla.

Os clubes de assinatura são um modelo de negócio de compra programada que funciona nos mesmos moldes de assinatura de uma revista ou de um jornal. O assinante passa a receber periodicamente produtos do segmento desejado. Entre os principais, estão: livros, cosméticos, alimentos, bebidas e até mesmo vestuário.

Esse mercado, segundo estimativas da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), está em expansão e conta com um faturamento anual de R$ 1 bilhão – nos Estados Unidos, o faturamento já ultrapassa os R$ 10 bilhões por ano. De acordo com dados da ABComm, o Brasil já conta com mais de 800 clubes de assinatura dos mais diferentes segmentos.

“É um mercado novo. Não temos muitos dados oficiais, mas nossos levantamentos indicam um crescimento de 18% ao ano”, afirma o CEO do portal Clube de Assinaturas da PetiteBox, Felipe Wasserman.

Os clubes podem ser classificados em três níveis: com até mil assinantes; de mil até 10 mil; e o seleto grupo com mais de 10 mil assinaturas. De acordo com Felipe, cerca de 95% dos clubes brasileiros se encaixam no primeiro nível. Um dos gigantes desse modelo é o Wine, clube de vinhos. Aliás, vinho é o grande destaque quando se fala em compra programada, seguido por livros e cervejas.

O sucesso dos clubes baseia-se em três aspectos, explica o CEO da PetiteBox: primeiro, a compra programada, que permite que o assinante receba mensalmente o produto; segundo, a curadoria de um especialista (há alguém que seleciona cuidadosamente quais serão os próximos produtos a serem enviados); e, terceiro, a experimentação − “nas entregas, o assinante tem a possibilidade de experimentar diferentes produtos a cada nova entrega.”

OVOS POR ASSINATURA

Inspirado pelo Carro do Ovo, que circulava pelas ruas de Salvador, na Bahia, o casal Leonardo Araújo e Perla Pinheiro entrou no mercado dos clubes de assinatura e lançou, em 2017, o Site do Ovo. O slogan da empresa é “o primeiro clube de assinatura de ovos do mundo”, e periodicamente são enviados aos assinantes ovos selecionados de galinha (brancos, vermelhos e caipira) e de codorna.

O casal começou vendendo os ovos pelo WhatsApp em pouca quantidade. Antes de passar para o modelo de clube de assinatura, Leonardo conta que validou a ideia com alguns clientes e teve um retorno muito positivo.

Atualmente, o Site do Ovo está presente em 15 cidades nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, por meio de parcerias no sistema de franquia. “A proposta é oferecer aos assinantes uma experiência de compra. Normalmente, os supermercados trabalham com ovos grandes. Nós trabalhamos com ovos selecionados extragrandes. É um negócio de família, mas trabalhamos com franqueados para que o produto chegue fresco ao assinante. Buscamos fornecedores locais e damos treinamento”, explica.

O casal afirma que conta com mais de mil assinantes: “As assinaturas estão evoluindo. Ainda temos a nossa primeira assinante, a Maria Eugênia, que recebe toda semana 30 ovos, de galinha e de codorna.”

Leonardo tem como meta para os próximos anos estar presente em todas as capitais brasileiras.

Que tal a ideia de assinar serviços para ter mais comodidade em casa ou caso queira investir em um modelo de negócios promissor?

Para ler a matéria na íntegra, acesse a 39ª edição da Revista Assaí e saiba mais detalhes sobre o segmento dos clubes de assinaturas!

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