FinançasEmpreendedor

Como organizar as finanças do meu negócio?

Postado em: 09 de Maio às 22:48 Por Redação

Organizar as finanças exige organização e é fundamental para o bom funcionamento do negócio

 

Contas misturadas e falta de capital. Esses são apenas dois dos problemas que podem aparecer se você não possui o hábito de organizar as finanças do seu negócio. Além disso, a desorganização das finanças é o principal motivo para a falência de empreendimentos.

Com o intuito de ajudá-lo a organizar as finanças do seu negócio, o Blog Academia Assaí Bons Negócios, separou algumas dicas importantes para que você mantenha a organização financeira.

 

Seja disciplinado

Para manter qualquer tipo de organização, disciplina é essencial. Até ter o hábito de organizar suas finanças, o empreendedor precisa de um acompanhamento de alguns fatores fundamentais, como faturamento, custo fixo e custo total. Uma maneira de manter esse acompanhamento é mensurar o seu faturamento semanalmente e sempre anotar o seu fluxo de caixa diário.

 

Use um sistema

Planilhas e softwares específicos podem ajudar na organização financeira do seu negócio. Você consegue corrigir e adicionar dados com mais facilidade. Além disso, as chances de perder o histórico da sua empresa são baixas. Você pode utilizar planilhas do Excel ou do Google Drive para se organizar. Se preferir, existem ferramentas gratuitas específicass para o controle de finanças, uma delas é o Organizze.

 

Faça um planejamento

Todo início de mês, faça um planejamento orçamentário. Nesse planejamento, você deve levantar informações de forma que elas orientem suas decisões financeiras com mais eficiência. Essa é uma maneira de identificar e evitar erros. Esse planejamento pode ser feito da forma que você preferir: usando planilhas próprias ou aplicativos de finaças. O impotante é manter a organização.

 

Separe suas contas

Um erro comum dos empreendedores é misturar contas pessoais com as do seu negócio. É preciso estabelecer períodos e condições para retiradas. Dessa forma, você evita transferências do capital da empresa para o patrimônio pessoal. Para separar e controlar as suas transferências, utilize planilhas como o Excel, para manter tudo organizado.

 

Conheça seus prazos

Um grande aliado na hora do controle de fluxo de caixa é o conhecimento dos seus prazos. Saiba as datas de recebimento e pagamento, para, dessa forma, conseguir lidar melhor com suas contas e fazer um planejamento mensal que corresponda às suas capacidades. Ferramentas especializadas para o controle financeiro, como a Organizze, a Conta Azul ou a Mobilis também te ajudam no controle dos prazos.

 

Gostou desta matéria? Então compartilhe-a! Para mais conteúdo exclusivo, acesse o Blog Academia Assaí Bons Negócios.

Post mais vistos

Vitrine do Fornecedor

Unilever
Kibon
DelValle
Coca-cola