Negócios

Como fazer uma ficha de estoque para controlar mercadorias

Postado em: 16 de Outubro às 19:37 Por Rodrigo Coradi

Vamos ensiná-lo(a) a preparar um checklist para controlar melhor o seu estoque e manter o negócio em dia sem perder mercadorias

Como anda o estoque do seu negócio? Se estiver tudo sob controle, você está de parabéns! Mas tem muito empreendedor que precisa de ajuda nessa parte, por isso vamos dar dicas de como controlar as mercadorias no dia a dia e checar o estoque para que isso não prejudique as suas vendas!

O QUE É CONTROLE DE ESTOQUE?

As atividades relacionadas ao controle de estoque envolvem diversos detalhes, como organização do espaço, monitoramento das vendas e relação de fornecedores e mercadorias.

Se você vende alimentos na rua, em casa, online ou possui um estabelecimento, ter um estoque preparado é fundamental para que você possa vender cada vez mais e atender toda a demanda de pedidos. Um produto em falta significa produto não vendido, por isso é importante se programar para abastecer a despensa com o que você precisa!

Nesse caso, a palavra-chave é “controle”! Controlar tudo o que você tem no estoque, os ingredientes usados nas suas receitas, o que precisa comprar, o que você perdeu ou estragou e agora está em falta… Se você souber organizar tudo isso, seu negócio fica mais rentável, ou seja, você perde menos oportunidades de vender e consegue lucrar mais!

COMO MANTER O CONTROLE DE ESTOQUE FUNCIONANDO?

A primeira dica é ter um lugar específico para guardar seus produtos e que esteja sempre limpo! Quem trabalha com alimentos sabe que higiene e saúde são prioridades, por isso monte o seu estoque em local adequado.

Outra coisa importante é anotar tudo. Se você tiver muitas demandas ao mesmo tempo, como participação direta na produção e no atendimento do seu negócio, então o melhor caminho é colocar tudo no papel ou passar para o computador e fazer uma lista completa do que tem no seu estoque.

Se você não sabe por onde começar, descubra a seguir com fazer uma ficha de estoque para controlar as suas mercadorias. Nela, você registra tudo o que tiver estocado e consegue gerenciar melhor os seus materiais para localizar cada um deles, sem prejudicar as suas vendas e as demandas diárias.

COMO FAZER A FICHA DE ESTOQUE

A ficha de estoque é o documento que protocolará todas as entradas e saídas de mercadorias dentro do seu estoque. Basicamente, um relatório diário a ser preenchido para monitorar os produtos e não deixar que falte algum insumo para a sua receita ou a sua encomenda, por exemplo.

Como fazer uma ficha de estoque? O ideal é ter um caderninho só para isso ou montar uma planilha no computador e ir preenchendo todos os dias, sempre que você comprar algo novo para o estoque ou retirar alguma mercadoria. 

Isso serve para prever alguns imprevistos e evitar que você perca uma venda ou algo dê errado. Por exemplo: você produz bolos artesanais e o cliente faz um pedido de um bolo de nozes para o dia seguinte.

Para agilizar o processo você já parte para a receita, mas não confere se tem todos os ingredientes disponíveis antes de produzir e percebe um desfalque no estoque. Isso significa que, na falta de um ou mais itens, você corre o risco de ter que cancelar o pedido e deixar o seu cliente bastante insatisfeito.

Por isso, é bom ter tudo anotado para que a correria do dia a dia não atrapalhe as suas vendas!

Para montar a sua ficha de estoque, basta colocar os seguintes itens:

-    Coluna de entradas de produtos: DD/MM/AA
-    Coluna de saídas de produtos: DD/MM/AA
-    Descrição da mercadoria: TEXTO COM DESCRIÇÃO SIMPLES
-    Unidade de medida: DIMENSÕES DO PRODUTO
-    Valor de compra, venda e custo médio de cada mercadoria
-    Valor do estoque atual: VALOR TOTAL DAS MERCADORIAS

Você pode, claro, complementar com outras informações que achar melhor. O importante é ter esse documento todos os dias atualizado para controlar o seu estoque sem perdas. 

A falta de um produto na sua despensa significa perda financeira, perda de tempo e até uma venda a menos, no pior dos casos. Por isso, o seu estoque é “dinheiro” e vale cada minuto investido para mantê-lo abastecido e seguro.

O resultado de um controle de estoque eficiente é o giro correto de mercadorias, o controle de perdas e gastos imprevistos, a satisfação do cliente em receber a mercadoria desejada, maior organização e melhor fluxo de trabalho.

Gostou da dica? Então conte com o portal da Academia Assaí Bons Negócios para se atualizar sempre com os temas que fazem a diferença no seu negócio. Fique de olho que há sempre novidades por aqui. 

Vitrine do Fornecedor

Unilever
Kibon
DelValle
Coca-cola