EventosEmpreendedor

CAPACITAÇÕES DE MANAUS E CAMPO GRANDE ENCERRAM 2019 EM GRANDE ESTILO

Postado em: 18 de Dezembro às 16:10 Por Redação

As Semanas de Capacitação abordam temas relevantes para quem trabalha com alimentos e está em busca aprimorar sua gestão de negócios

Durante o mês de novembro, a Academia Assaí Bons Negócios realizou as suas duas últimas edições da Semana de Capacitação em Gestão de Negócios em 2019. Manaus (AM) e Campo Grande (MS) foram as cidades que receberam o evento, destinado a micro e pequenos empreendedores que possuem negócios na área alimentícia.

Em Manaus, o evento ocorreu entre os dias 4 e 8 de novembro e contou com cerca de 60 empreendedores. Já em Campo Grande, a Semana aconteceu entre 18 e 22 de novembro e teve cerca de 50 participantes. Gestão da produção, vendas e divulgação, gestão financeira e precificação foram os temas escolhidos pelos empreendedores para serem discutidos durante as semanas.

Além do aprendizado, a semana promove um intenso compartilhamento de experiências entre os participantes e, ainda, oferece o prêmio de Empreendedor Destaque para um empreendedor por cada turma. O vencedor é escolhido pelos outros participantes e recebe como premiação a produção de um vídeo comercial. Em Manaus aconteceram duas turmas, e a grande vencedora de uma delas foi a Samila da Silva Pinheiro, dona do Dindin da Mila Gourmet.

“Ganhar o prêmio de Empreendedor Destaque foi uma surpresa! Fiquei muito feliz e realmente não esperava”, celebra ela, que diz que participar do evento a motivou ainda mais a continuar empreendendo. Para ela, a experiência foi valiosa e muito positiva. “Aprendi muitas coisas novas, como, por exemplo, a fazer o fechamento de caixa, que, até então, era algo que eu não sabia como fazer”, diz ela, que ainda ressalta: “adorei as dinâmicas aplicadas e achei que tudo foi explicado de maneira muito clara e didática”, finaliza. 

Já a vencedora da outra turma foi a Dayse Oliveira, dona da Dayse Cakes, que também só tem elogios para a Semana de Capacitação. “O curso foi muito proveitoso. Pude entender como administrar um negócio e, principalmente, por onde começar a colocar a mão na massa”, ressalta. Apesar de ser um período curto, Dayse conseguiu tirar muitas dúvidas, aprender muitas coisas novas, compartilhar a sua história e, também, ouvir trajetórias de sucesso de outras pessoas. “Agora, com certeza, meu negócio vai melhorar ainda mais, pois vou aproveitar para colocar em prática todo o conhecimento e experiência que eu adquiri na Semana”, conclui.

Em Campo Grande, o aprendizado passado pela Semana também foi extremamente proveitoso. O empreendedor destaque de uma das turmas, Henrique Costa Val Gomide Baroli, dono da Doce Santo, destaca o quanto foi importante participar do evento. “A Semana de Capacitação nos ajuda a prestar atenção em conhecimentos importantes para o dia a dia no empreendedorismo e, também, permite que a gente tenha contato com pessoas da mesma área, facilitando a troca de experiências”, diz.

Para ele, a metodologia utilizada pela Academia Assaí também é algo que merece destaque. “Ela é diferente de tudo. É inovadora e ajuda a gente a compreender com palavras simples tudo aquilo que podemos desenvolver para melhorar o nosso negócio. Os “facilitadores” (educadores) realmente facilitam o nosso aprendizado”, conclui.

O Anderson Eckelberg, proprietário do Empório da Saltenha, também participou do evento e confessa que o curso foi uma surpresa positiva. “Antes do treinamento, eu estava receoso, achando que poderia ser redundante... Mas foi completamente o oposto! Superou muito a minha expectativa e foi uma experiência sensacional. O curso todo foi muito bem planejado, com a apostila e demais materiais muito bons”, comenta Anderson.

Os instrutores altamente capacitados também foram citados pelo empreendedor, que ressalta que o seu ponto preferido da Semana foi a parte do networking entre os participantes da turma e com o próprio Assaí. “Conhecemos todos os gerentes e gestores e, também, pudemos explorar novas oportunidades. A Semana me surpreendeu em todos os sentidos” diz.

AS SEMANAS DE CAPACITAÇÃO DE 2019

Durante 2019, a Academia Assaí promoveu 5 Semanas Presenciais ao redor do Brasil e, no total, auxiliou na capacitação de mais de 300 micro e pequeno empreendedores. Além de Manaus e Campos, as cidades de Fortaleza e Maracanaú, no Ceará, e Contagem (MG) e Itabaiana (PB) também receberam o evento.

Para 2020, o objetivo é continuar nesse ritmo, proporcionando oportunidades únicas para quem deseja aumentar o seu conhecimento e capacitação na área de gestão, absorvendo mais bagagem para ter sucesso no seu negócio. “Em 2019, tivemos uma expansão das nossas capacitações presenciais, focando em novas regiões e cidades, principalmente naquelas em que sabemos que não há tantas oportunidades de apoio e fomento aos empreendedores, ampliando ainda mais o poder de impacto da Academia Assaí. Para 2020, a ideia é continuar expandindo o número de ações em novas localidades para que cada vez mais empreendedores tenham a chance de aprimorar a gestão de seus negócios”, conta Thatiana Zukas, gerente do Instituto GPA.

A IMPORTÂNCIA DA SEMANA PRESENCIAL

De forma prática e didática, a Semana de Capacitação Presencial auxilia os empreendedores a enxergarem o seu próprio negócio de maneira mais profissional e crítica, passando a compreender seus pontos fortes e fracos e conhecendo novas ferramentas para aprimorar a sua marca. Isso tudo além de, é claro, a chance de conviver e trocar experiências com outros empreendedores que enfrentam os mesmos desafios diários.

Durante 5 dias de atividades, os participantes aprendem e debatem sobre temas relevantes relacionados à gestão do seu negócio. Para isso, passam por aulas teóricas, atividades práticas e dinâmicas em grupos. Juntos, esses formatos de aprendizado ajudam a absorver e a executar tudo aquilo que foi aprendido durante o evento.

Os participantes passam por desafios que os estimulam a desenvolver tomadas de decisão sob pressão. Também, fazem exercícios de liderança e empreendedorismo, importantes para quem está em busca de aumentar a sua capacidade de gestão e domínio do próprio negócio.

Ao final do evento, os participantes têm a oportunidade de participar de um processo de mentoria especializada durante 6 meses. Nesse período, eles recebem a orientação de empreendedores mais experientes, que estão dispostos a compartilhar vivências, desafios e a ajudar a encontrar soluções para o negócio, atuando como um estímulo extra nessa jornada.

Gostou de saber mais sobre as Semanas de Capacitação da Academia Assaí? Então fique sempre de olho no Blog Academia Assaí Bons Negócios para se manter bem informado(a)! Lembre-se também que você pode ter acesso ao conteúdo que foi ensinado nas Semanas Presenciais de forma gratuita, se inscrevendo na nossa plataforma de vídeos online (www.academiaassai.com.br). Venha fazer parte da Academia Assaí Bons Negócios!

Post mais vistos

Vitrine do Fornecedor

Unilever
Kibon
DelValle
Coca-cola