AtualidadesEmpreendedor

Como manter seu comércio de rua funcionando nesse período

Postado em: 03 de Abril de 2020 às 10:40 Por Redação

Mesmo com as dificuldades do isolamento social é possível se reinventar para garantir a renda do seu comércio de rua

Todos os setores estão passando por um momento de reorganização em seus negócios neste momento de isolamento social. Tem sido particularmente mais difícil para os pequenos empreendedores, vendedores ambulantes, trabalhadores informais e profissionais autônomos que contam com o movimento nas ruas para garantir sua renda. Mas sabemos que é possível se reinventar mesmo em tempos mais desafiadores e, por isso, preparamos algumas ideias para ajudar você a continuar vendendo mesmo durante esse período. Não se esqueça de colocar todos os seus custos e gastos na ponta do lápis e aproveite nossas dicas:

Encontre novas praças

Os centros comerciais podem estar vazios, mas os bairros mais residenciais estão cheios de gente em casa, inclusive crianças. Faça a divulgação pelo bairro. Procure maneiras criativas que transmita segurança para todos os envolvidos.

Converse com seu público

Sabemos que algumas pessoas estão no grupo de risco e precisam de mais atenção no atendimento. Aproveite para se comunicar com esses clientes e divulgue seu trabalho oferecendo soluções que tragam segurança, como, por exemplo, entregas sem contato direto.

Aproveite as pessoas em casa

Muitas pessoas em quarentena não têm o hábito, não sabem ou não gostam de cozinhar. Uma boa solução é atender um público novo com produtos de primeira necessidade como marmitas caseiras ou até bolos, pães, doces, sucos, etc. Várias casas estão com crianças, leve isso em conta também.

Fidelize seu público

Agora é a hora de trabalhar com serviços personalizados, então é possível oferecer um atendimento diferenciado que com certeza vai conquistar seu cliente. Muita gente não está saindo de casa, então que tal combinar um horário fixo de entrega do seu produto? Ou combinar uma taxa de entrega mais baixa em compras maiores, por exemplo?

Use o WhatsApp a seu favor

O WhatsApp é uma ferramenta de propaganda muito poderosa. Nele você pode divulgar mensagem para os seus principais clientes e, ao mesmo tempo, pedir ajuda para eles na divulgação dos seus serviços. Além disso, é possível criar cardápios virtuais, fechar pedidos, mandar vídeos sobre as medidas de segurança que está adotando e informar sobre o andamento da entrega.

Chame sua família para trabalhar junto

Muitas pessoas estão em casa e isso pode significar mais ajuda para produzir e vender. Envolva seus familiares para te ajudar no trabalho, seja na produção ou na entrega dos produtos. Além de fortalecer as relações familiares, essa atitude pode aumentar a produtividade e diversidade e garantir clientes ainda mais satisfeitos.

Crie combos para os seus clientes

Um “combo” é vantajoso para o seu cliente e para o seu negócio. Você pode vender pacotes fechados semanais de entregas com um pequeno desconto. Com essa dica fica muito mais fácil manter o controle dos investimentos e recebimentos, planejar as entregas e se planejar.

Evite usar dinheiro físico

Quanto menos contato físico, mais seus clientes se sentirão confiantes. Para os que possuem maquininhas de cartão, mantenha-as sempre higienizadas e disponibilize álcool em gel ou lenço umedecido para quem vai digitar a senha. Felizmente está cada dia mais fácil usar os aplicativos de banco para fazer transações financeiras. Outra opção são aplicativos como PicPay, Mercado Pago, PagSeguro, entre outros, que são fáceis de usar. Com eles você pode receber o pagamento usando o seu celular.

Organize as entregas nas portarias

Muitos prédios contam com porteiros que ajudam a manter a rotina. Converse com eles e peça ajuda para divulgar seu negócio. Também é possível fechar parcerias na hora da entrega ao deixar todas as encomendas na portaria. Isso pode poupar muito tempo, tanto seu quanto de seus clientes.

Acompanhe as notícias

Aqui na Academia Assaí você pode encontrar diversas informações e notícias que vão te ajudar a se manter informado durante esse período. E não se esqueça de acompanhar o noticiário, já que ali você pode descobrir o  que está acontecendo no Brasil e no mundo para decidir como traçar as próximas estratégias e garantir a sua renda.

Redobre os cuidados com seu produto

A apresentação neste momento é fundamental. Por isso lembre-se de manter todos os equipamentos higienizados e de usar máscaras, toucas e luvas no preparo e entrega dos produtos. Mais do que isso, deixe claro para seus clientes que todos os cuidados básicos estão sendo respeitados. Uma sugestão é gravar vídeos mostrando os cuidados que estão sendo tomados e divulgá-los no WhatsApp. Assim você transmite mais confiança para quem vai consumir seu produto.

Post mais vistos

Vitrine do Fornecedor

Patrocinadores Master

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Ambulantes

Conteúdo patrocinado por:

Predilecta patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Bares e Lanchonetes

Conteúdo patrocinado por:

Vigor patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Boleiros e Salgadeiros

Conteúdo patrocinado por:

Mococa patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Nestlé patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Dogueiros e Food trucks

Conteúdo patrocinado por:

Arrifana patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Unilever patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Empreender na Prática

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Minimercados e Mercearias

Conteúdo patrocinado por:

Yoki patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Padarias e Confeitarias

Conteúdo patrocinado por:

Bunge patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Pilão patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Pizzarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Restaurantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Superando Desafios

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Todos podem Empreender

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Vencendo na Crise

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Vendas por Encomenda

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí