Empreendedorismo

5 coisas que empreendedores de sucesso têm em comum

Postado em: 20 de Maio de 2021 às 11:22 Por Redação

Fazer uma renda extra, ter mais flexibilidade financeira e tempo de qualidade, ser “meu próprio patrão”. Esses são alguns dos principais motivos que levam alguém a querer montar o seu negócio. Mas o que constrói empreendedores de sucesso? 

Obviamente, tudo é relativo ao procurarmos uma resposta a essa pergunta, afinal, hoje, é possível encontrar empreendedores de sucesso nas mais diversas áreas, com as mais diversas histórias e até mesmo “rotas” para chegar a esse sucesso.

Se você pensa em entrar no mundo do empreendedorismo, saiba que não existem fórmulas milagrosas nesse ramo, porém, algumas decisões podem ajudá-lo(a) no processo.

No artigo de hoje, contaremos a história da Fernanda Siqueira, goiana que, em dois anos, tornou-se uma empreendedora de sucesso, chegando a níveis de crescimento inimagináveis até mesmo para si mesma. Acompanhe a leitura e entenda.

 

Empreendedores de sucesso carregam bagagens

Fernanda tem 40 anos, é casada, mãe do João Vitor e do Igor, e mora em Goiânia. Antes de dar início às atividades da La'Bonara Pizza Delivery, atuava em um hospital de reabilitação, no atendimento de pacientes e na parte administrativa.

“Posso dizer que sempre tive aquele anseio por criar algo meu, a famosa “veia empreendedora”, por sempre estar me reinventando ao longo da vida. No período de quatro anos, aprendi muito sobre atendimento ao cliente e administração em geral, o que me ajudaria na administração da La'Bonara no futuro”, comenta Fernanda. 

Para quem pensa em tornar-se um empreendedor de sucesso, é importante saber que qualquer experiência, conhecimento ou ajuda é válida no mundo do empreendedorismo. Lembre: ideias revolucionárias partem do desejo de solucionar problemas do cotidiano. Além disso, empreender em algo que você tem paixão por fazer é um grande facilitador nessa trajetória.

 

Empreendedores de sucesso trabalham com amor

Parece clichê, certo? Mas, se existe uma “característica-chave” para se tornar um empreendedor de sucesso, é empreender em algo que você faça com amor. Mas o que isso significa exatamente?

Veja o caso da La'Bonara. Tudo começou com uma noite de pizza entre familiares, sem nenhuma pretensão a não ser criar um prato saboroso para os entes queridos.

“Em 2019, recebi a visita de um irmão e um sobrinho e preparei uma pizza para comermos juntos. No mesmo momento, todos elogiaram, dizendo que haviam gostado muito. Coincidentemente, na mesma noite, uma colega me ligou perguntando se eu conhecia algum curso de pizzaiolo. Na hora, até brinquei, falando que, se ela quisesse, poderíamos fazer uma parceria”, comenta. 

Foi depois dessa brincadeira que Fernanda passou a levar aquilo como uma possível ideia de negócio, começando na cozinha de casa. Com isso, a empreendedora viu ali uma nova maneira de se reinventar e ter mais autonomia sobre seu tempo e seu dinheiro – em algo que ela faz com amor.

Pode parecer repetitivo ou até mesmo ilusório, porém, empreendedores de sucesso são movidos por aquilo que fazem com paixão.

 

Empreendedores de sucesso contam com uma rede de apoio

Via de regra, empreender significa contar com uma boa rede de apoio, isso porque é possível distribuir tarefas, adiantar processos, refletir sobre possíveis ideias e construir algo mais colaborativo, com chances de agradar a um público maior.

“Desde o início, pude contar com o apoio da minha família. Ainda enquanto produzia as pizzas em casa, meus filhos ajudavam com a montagem das embalagens e o envio de sachês de ketchup e maionese e meu marido realizava as entregas. Foi assim por um ano até as mudanças que aconteceram em 2020”, completa Fernanda.

 

Empreendedores de sucesso oferecem diferenciais

Inovação é uma característica importante em empreendedores de sucesso. Se você já acompanha o Portal da Academia regularmente, sabe que essa é uma qualidade que é sempre comentada por algum especialista ou consultor, o que não foi diferente no processo de construção da La'Bonara Pizza Delivery.

“Em 2019, estabelecimentos que funcionavam exclusivamente por delivery não eram tão comuns como hoje. Fiz de um empecilho um diferencial, afinal, funcionávamos apenas por delivery justamente por não termos um ponto fixo.”

Foi assim que, no decorrer de 2019, a empreendedora atuou exclusivamente via delivery, ganhando credibilidade e fidelizando clientes com todo o sabor de suas pizzas e o formato de seu negócio.

 

Virando a chave do sucesso

Na La'Bonara Pizza Delivery, 2020 começou cheio de metas e planos. Entre eles, a abertura de um ponto fixo, porém, o ano foi tomado pela pandemia e, com isso, o atendimento no local acabou tendo que ser adiado, mantendo o método padrão via delivery.

No entanto, como o negócio já funcionava muito bem nesse formato, Fernanda afirma que o padrão de atendimento, agilidade e qualidade das entregas garantiu um sucesso ainda maior durante a pandemia, o que acabou levando a La’Bonara a aderir a um ponto fixo, mesmo em meio à crise do coronavírus, a fim de dar conta dos atendimentos e da entrega dos pedidos.

“Com a ajuda do meu esposo, montamos o ponto fixo e, hoje, já somos 4 profissionais na La'Bonara Pizza Delivery. Eu e meu esposo somos responsáveis pela produção das pizzas, uma profissional realiza o atendimento ao cliente e outra colaboradora os serviços gerais”, comenta.

 

Capacitação como ferramenta do sucesso

O caminho da capacitação sempre será um impulsionador de empreendedores de sucesso. Quem estuda e se especializa está mais bem preparado para o mercado e para os desafios que o mundo do empreendedorismo traz consigo.

“Logo no início do negócio, vi-me diante de situações com as quais não sabia como lidar. Nesse sentido, os cursos e materiais da Academia Assaí Bons Negócios e do Sebrae me ajudaram muito na gestão do meu negócio, desde as decisões administrativas até as financeiras.

Fernanda foi uma das vencedoras do Prêmio Academia Assaí Bons Negócios 2020, um evento de cobertura nacional que visa trazer fôlego a empreendimentos que atuam de Norte a Sul. As inscrições deste ano vão de 15/06 a 18/07, por isso, você já pode começar a se preparar!

Caso queira conhecer mais sobre nossos cursos de capacitação ou deseja atuar com vendas por encomendas, como vendedor(a) ambulante ou até mesmo com um ponto de venda fixo, como é o caso da La'Bonara Pizza Delivery, não deixe de conferir nossos materiais!

Vitrine do Fornecedor

Coca-cola
DelValle