Politica de Privacidade

Nós, da SENDAS DISTRIBUIDORA S/A, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CPNJ sob o nº 06.057.223/0001-71 (“Assaí” ou “Nós”), atuamos no mercado de atacado de autosserviço, oferecendo uma variedade de produtos entre itens de mercearia, alimentos, perecíveis, embalagens, bazar, higiene, bebidas e limpeza, bem como produtos financeiros, como o cartão de crédito Passaí, entre outros (em conjunto, “Serviços”). Alguns de nossos Serviços também são disponibilizados por meio de nossas plataformas digitais, os websites https://www.assai.com.br, https://www.academiaassai.com.br e https://ww.aniversarioassai.com.br, e também no aplicativo para dispositivos móveis “APP ASSAÍ CLIENTES”, (em conjunto, “Plataformas”).

Quando você utiliza os Serviços do Assaí, você nos confia seus dados pessoais. Nos comprometemos a respeitar e manter essa confiança. Por isso, esta Política de Privacidade (“Política”) explica de maneira clara e acessível como as suas informações e dados serão coletados, usados, compartilhados e armazenados por Nós.

Este documento deve ser lido em conjunto com todos os regulamentos, termos, regras e outros acordos relacionados ao uso dos produtos e serviços do Assaí. Caso tenha dúvidas ou precise tratar de qualquer assunto relacionado a esta Política, entre em contato conosco através do e-mail dpo.assai@assai.com.br.

1. Quando esta Política se aplica?

Essa Política se aplica à coleta e aos tratamentos de dados pessoais realizados pelo Assaí para a execução de seus Serviços. Dado pessoal é qualquer informação que identifica direta ou indiretamente alguém (“Dado Pessoal” ou “Dados Pessoais”), como, por exemplo, seu nome, número de documento, e-mail, endereço IP e endereço residencial. 

Já Tratamento é qualquer operação realizada com um Dado Pessoal (“Tratamento”), incluindo a coleta, o armazenamento, o descarte e o compartilhamento desse tipo de informação.

O Assaí realiza o Tratamento de Dados Pessoais para a prestação e melhoria de seus Serviços. Por exemplo, coletamos certos Dados Pessoais para realizar avaliações da sua satisfação com o nosso atendimento ou então para criar e avaliar as ofertas que possam ser do seu interesse. Estes são exemplos que mostram como precisamos utilizar Dados Pessoais para prestar os Serviços.

2. Para quais finalidades utilizamos Dados Pessoais?

Por atuar no ramo do atacado, nossos Serviços costumam envolver principalmente informações relacionadas a pessoas jurídicas. Contudo, para alguns dos Serviços, como no caso dos produtos financeiros, como o cartão Passaí, ou então quando nosso cliente é uma pessoa física, tratamos Dados Pessoais que são diretamente fornecidos por esses clientes. Prezando pela transparência e proteção da sua privacidade, listamos abaixo as finalidades para as quais o Assaí realiza o Tratamento de Dados Pessoais:

FinalidadeDados Pessoais utilizados
Cadastro e uso do APP Assaí Clientes

Dados cadastrais: nome, endereço, RG, e-mail, telefone, profissão, CPF, gênero e data de nascimento.

Dados de navegação: ações realizadas no APP, dados das ações realizadas, data e hora das ações realizadas.

Participação na campanha de aniversário do AssaíDados cadastrais: nome completo, sexo, endereço, CPF, RG, data de nascimento, e-mail, telefone, profissão.
Cadastro e uso da Academia Assaí

Dados cadastrais: nome, sexo, data de nascimento, cidade, estado, nome do negócio, quais produtos/ serviços oferecem, renda atual e outras informações do negócio e visão de futuro para o negócio.

Dados de navegação: ações realizadas na Academia Assaí, dados das ações realizadas, data e hora das ações realizadas.

Realização de Vendas

Dados cadastrais: nome, CPF, telefone, e-mail.

Dados bancários: banco, agência e conta.

Outros dados: ticket de compra.

Avaliar as lojas e a experiência do cliente

Dados cadastrais: nome, endereço, gênero, telefone, renda, profissão.

Outros dados: respostas sobre a experiência na loja. 

Realizar o estorno de valores pagos

Dados cadastrais: nome, CPF

Dados bancários: banco, agência e conta.

Outros dados: ticket de compra.

Oferecer produtos e administrar vendasDados cadastrais: nome, telefone, CNPJ ou CPF.
Emitir Nota Fiscal

Dados cadastrais: nome, CPF, CNPJ. 

Outros dados: ticket de compra.

Emitir cartão de crédito Passaí solicitado pelo clienteDados cadastrais: nome, identidade, CPF, documento com foto, comprovante de endereço.
Análise para liberação de limite de crédito para clientes cuja relação envolva risco financeiroDados cadastrais: contrato social, dados constantes na Receita Federal e birôs de crédito.
Realizar o cadastro na PlataformasDados cadastrais: CPF, nome, e-mail, telefone, data de nascimento, endereço, cidade, estado, bairro e CEP.
Melhoria dos nossos Serviços e das Plataformas, inclusive por meio de análises estatísticasDados de Coleta Automatizada: dados das interações feitas com as Plataformas, como dados de navegação, as páginas e o conteúdo acessados, se está no histórico de navegação, forma como o usuário acessou os sites (se foi via buscador ou direto pela URL), termo de pesquisa que utilizou nos sites, tempo na página dos sites, idioma, país e cidade, navegador, sistema operacional e provedor de serviços, resolução de tela, tipo de dispositivo (desktop ou celular), modelo do aparelho de celular.
Comunicação (SMS, WhatsApp, e-mail etc.)Dados cadastrais: nome, endereço, gênero, telefone, renda, profissão.
Segurança física dos ambientes de nossas lojas e Centros de Distribuição:CFTV: Captação por imagem de câmeras de segurança.
Canais de atendimento próprios para reclamações, sugestões ou elogiosOs dados coletados variam caso o consumidor já seja cadastrado em nossos sistemas – caso em que é solicitado o CPF – ou se ele está fazendo um novo contato. Nesta última hipótese, os dados tratados, em regra, são: nome completo, CPF, endereço, apelido, país, telefones (fixo e celular) e e-mail.
Canais de atendimento de terceiros: são canais pelos quais o cliente registra sua reclamação de forma indireta (Procon, Consumidor.gov e ReclameAqui)Os dados coletados variam caso o consumidor já seja cadastrado em nossos sistemas – caso em que é solicitado o CPF – ou se ele está fazendo um novo contato. Nesta última hipótese, os dados tratados, em regra, são: nome completo, CPF, endereço, apelido, país, telefones (fixo e celular) e e-mail.
Monitoramento de imprensa e redes sociais: responder às demandas de clientes recebidas pela imprensa/veículos de mídia ou pelas redes sociaisOs dados coletados variam de acordo com a manifestação do cliente – coletaremos o conteúdo das mensagens ou publicações do cliente envolvendo o Assaí e buscaremos resolver as questões levantadas com base no contato com o cliente e na análise de dados relacionados à manifestação do cliente, conforme o caso
Relações do Assaí com locadores e locatários de imóveis

Dados cadastrais: nome, CPF, RG, endereço, e-mail, contrato social, dados constantes na Receita Federal e birôs de crédito.

Consultas a birôs de crédito e outras bases publicamente acessíveis poderão ser feitas para avaliar a segurança jurídica de contratos imobiliários.

 

3. Com quem o Assaí compartilha os seus Dados Pessoais?

O Assaí atua em conjunto com uma rede de empresas parceiras para possibilitar a melhor prestação de seus Serviços e, em alguns casos, nós precisamos compartilhar alguns Dados Pessoais com tais empresas. Adotaremos sempre mecanismos para a proteção dos seus Dados Pessoais, visando a salvaguarda da sua privacidade.

Prezamos pela transparência e pela proteção da sua privacidade, por isso, listamos as situações nas quais poderemos compartilhar seus Dados Pessoais com terceiros:

  • Fornecedores: empregamos outras empresas para realizar trabalhos em nosso nome e precisamos compartilhar seus Dados Pessoais com eles para prestar nossos Serviços. Por exemplo, contratamos empresas de aplicação de questionários de satisfação, as quais terão acesso aos Dados Pessoais de nossos clientes. Nossos fornecedores somente são autorizados a utilizar os Dados Pessoais para os fins específicos para os quais foram contratados, portanto eles não irão utilizar os seus Dados Pessoais para outras finalidades, além da prestação de serviços previstos contratualmente.
  • Instituições Financeiras: o Passaí é um produto financeiro do Assaí que oferece cartões de crédito para os nossos clientes em conjunto com o Banco Itaú. Além disso, em alguns casos para o processamento de pagamentos, o Assaí precisa compartilhar Dados Pessoais com Instituições Financeiras. Portanto, para prestação dos Serviços, o Assaí precisa compartilhar Dados Pessoais com instituições financeiras para que seja possível a avaliação da disponibilização e emissão do cartão Passaí ou processar pagamentos via meios eletrônicos, por exemplo.

  • Birôs de Crédito. Também estabelecemos parcerias com birôs de crédito, com os quais podemos compartilhar Dados Pessoais para analisar a saúde financeira de um determinado cliente, visando promover a proteção ao crédito e a prevenção à fraude das operações financeiras e de negócios do Assaí.

  • Para cumprir a lei, resguardar e proteger direitos: O Assaí reserva-se o direito de acessar, ler, preservar e divulgar quaisquer Dados Pessoais que acredita serem necessários para cumprir uma obrigação legal ou uma ordem judicial; fazer cumprir esta Política, os regulamentos, termos, regras e outros acordos relacionados ao uso dos produtos e serviços do Assaí; ou proteger os direitos, propriedade e segurança do Assaí, seus colaboradores, usuários e outros, sempre de acordo com a legislação aplicável.

Quando compartilhamos seus Dados Pessoais com terceiros com os quais mantemos relações contratuais, limitamos o compartilhamento apenas aos Dados Pessoais necessários para o exercício de suas funções e asseguramos contratualmente que os referidos Dados Pessoais sejam utilizados somente na extensão necessária para a prestação dos serviços em nosso nome ou para a observância dos requisitos legais. Da mesma forma, exigimos que os terceiros com os quais compartilhamos Dados Pessoais se comprometam ao mesmo nível de proteção e privacidade para com os seus Dados Pessoais que o Assaí teria se os tivesse tratando diretamente; isso inclui a obrigação de não usar seus Dados Pessoais para qualquer outra finalidade que não a finalidade contratada, além de obrigações de confidencialidade e padrões de segurança da informação, entre outros requisitos legais aplicáveis a contratações desta natureza.

4. O Assaí realiza a transferência internacional de Dados Pessoais?

Sim. Embora o Assaí possua sede no Brasil e os Serviços e as Plataformas sejam destinados a pessoas localizadas no Brasil, aplicando-se, portanto, as leis brasileiras relacionadas à proteção de Dados Pessoais, os Dados Pessoais que coletamos podem ser transferidos para os Estados Unidos da América, Canadá e países pertencentes à União Europeia. Essa transferência ocorre, principalmente, para fins de hospedagem em nuvem dos servidores do Assaí, o que é realizado por empresas contratadas pelo Assaí para essa finalidade. 

5. Quais são seus direitos?

A legislação brasileira garante direitos relacionados à privacidade e à proteção dos seus Dados Pessoais. Queremos que você tenha acesso e conhecimento de todos os direitos relativos ao Tratamento de seus Dados Pessoais, que são os seguintes:

DireitoExplicação
Confirmação do Tratamento de seus Dados PessoaisEste direito permite que você possa requisitar e receber uma confirmação sobre a existência de Tratamento de seus Dados Pessoais.
Acesso aos Dados PessoaisEste direito permite que você possa requisitar e receber uma cópia dos Dados Pessoais tratados pelo Assaí.
Correção de Dados Pessoais incompletos, inexatos ou desatualizadosEste direito permite que você solicite a correção e/ou retificação dos Dados Pessoais, caso identifique que alguns deles estão incorretos.
Anonimização, bloqueio ou eliminação dos Dados Pessoais desnecessários, excessivos ou tratados de forma incorreta

Este direito permite que você solicite a anonimização, o bloqueio ou a eliminação dos dados pessoais da base de dados do Assaí.

Os seus dados poderão ser anonimizados, bloqueados ou eliminados dos servidores quando assim requisitado ou quando estes não forem mais necessários ou relevantes para o oferecimento dos Serviços, salvo se houver qualquer outra razão para a sua manutenção, como eventual necessidade de retenção dos dados para o cumprimento de uma obrigação legal ou para resguardo de direitos do Assaí ou de terceiros.

Portabilidade dos Dados PessoaisO Assaí permite que você ou terceiros por você nomeados obtenham acesso aos Dados Pessoais Tratados pelo Assaí em formato estruturado e interoperável, desde que isso não viole a nossa propriedade intelectual ou nossos segredos de negócio.
Não fornecer ou revogar o consentimento a qualquer momento

Você tem o direito de não fornecer consentimento quando este for requisitado. Igualmente, após consentir, você também tem o direito de revogar o seu consentimento, no entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer Tratamento anteriormente realizado.

Se o usuário não fornecer ou revogar o seu consentimento, é possível que o Assaí e os parceiros Assaí possam ser impedidos de lhe fornecer determinados produtos ou serviços.

Se opor a determinado tratamento de dadosVocê também tem o direito de se opor a determinadas finalidades de Tratamento. Em alguns casos, o Assaí pode demonstrar que tem motivos legítimos seus ou de parceiros para Tratar os Dados Pessoais, os quais podem se sobrepor à oposição ao Tratamento, caso, por exemplo, sejam estritamente essenciais para a prestação dos Serviços, para o cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, ou mesmo para o resguardo de direitos do Assaí ou de terceiros.

 

AVISOS IMPORTANTES

PARA SUA SEGURANÇA, SEMPRE QUE VOCÊ APRESENTAR UMA REQUISIÇÃO PARA EXERCER SEUS DIREITOS, O ASSAÍ PODERÁ SOLICITAR ALGUMAS INFORMAÇÕES E/OU DOCUMENTOS COMPLEMENTARES PARA QUE POSSAMOS COMPROVAR A SUA IDENTIDADE, BUSCANDO IMPEDIR FRAUDES. FAZEMOS ISSO PARA GARANTIR A SEGURANÇA E A PRIVACIDADE DE TODOS.

EM ALGUNS CASOS, O ASSAÍ PODE TER MOTIVOS LEGÍTIMOS PARA DEIXAR DE ATENDER A UMA SOLICITAÇÃO DE EXERCÍCIO DE DIREITOS. ESSAS SITUAÇÕES INCLUEM, POR EXEMPLO, CASOS EM QUE UMA REVELAÇÃO DE INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS PODERIA VIOLAR DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL OU SEGREDOS DE NEGÓCIO DO ASSAÍ OU DE TERCEIROS, BEM COMO CASOS EM QUE PEDIDOS DE EXCLUSÃO DE DADOS NÃO POSSAM SER ATENDIDOS EM RAZÃO DA EXISTÊNCIA DE OBRIGAÇÃO DO ASSAÍ DE RETER DADOS, SEJA PARA CUMPRIR OBRIGAÇÕES LEGAIS, REGULATÓRIAS OU PARA POSSIBILITAR A DEFESA DO ASSAÍ OU DE TERCEIROS EM DISPUTAS DE QUALQUER NATUREZA.

AINDA, ALGUMAS SOLICITAÇÕES PODEM NÃO SER RESPONDIDAS DE FORMA IMEDIATA, MAS O ASSAÍ SE COMPROMETE A RESPONDER TODAS AS REQUISIÇÕES EM UM PRAZO RAZOÁVEL E SEMPRE EM CONFORMIDADE COM A LEGISLAÇÃO APLICÁVEL.

Você pode tirar dúvidas relacionadas ou exercer esses direitos a qualquer tempo, por meio do e-mail dpo.assai@assai.com.br.

6. Por quanto tempo seus Dados Pessoais serão armazenados?

O Assaí armazenará Dados Pessoais somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais os coleta, inclusive para fins de cumprimento de quaisquer obrigações legais, contratuais, de prestação de contas ou requisição de autoridades competentes.

Para determinar o período de retenção adequado para os Dados Pessoais, o Assaí considera a quantidade, a natureza e a sensibilidade de tais Dados, o risco potencial de danos decorrentes do uso não autorizado ou da divulgação de seus Dados Pessoais, a finalidade do Tratamento e eventual possibilidade de se alcançar tais propósitos por outros meios, e os requisitos legais aplicáveis.

O Assaí poderá guardar Dados Pessoais por um tempo superior ao indicado acima para atender às obrigações legais eventualmente aplicáveis, nos termos previstos pela legislação pertinente, como normas de direito do consumidor e obrigações fiscais. Seus Dados Pessoais também poderão ser mantidos por prazos superiores caso a sua manutenção se faça necessária para resguardar os direitos do Assaí ou de terceiros, especialmente caso estes sejam necessários para defesas em disputas ou litígios de qualquer natureza.

No caso da campanha de aniversário do Assaí, manteremos armazenados os seus Dados Pessoais, para que seja possível a sua participação em nossas campanhas dos anos subsequentes ou ainda com outra temática também. Caso deseje optar por não participar das campanhas futuras, solicitamos que informe a sua objeção pelo e-mail app.clientes@assai.com.br ou utilize os canais de contato disponibilizados em nossos sites.

7. Como o Assaí protege os seus Dados Pessoais?

O Assaí se esforça para proteger a privacidade da conta e dos Dados Pessoais dos usuários que mantém em seus registros. Mantemos salvaguardas de caráter procedimental, técnico e físico que nos ajudam a evitar a perda, uso indevido ou acesso não autorizado, divulgação, alteração ou destruição dos Dados pessoais fornecidos pelos usuários. Dentre as medidas que tomamos, destacamos controle de acesso, criptografia em trânsito (SSL e TSL), entre outras.

No entanto, não é possível garantir que todas as transmissões de Dados Pessoais realizadas via Internet sejam completamente seguras. É possível que terceiros que não estejam sob o nosso controle interceptem ou tenham acesso às transmissões ou aos Dados Pessoais de maneira ilegal. Portanto, não sendo possível garantir a completa segurança dos Dados Pessoais transmitidos ao nosso site, pedimos sua colaboração para nos ajudar a manter um ambiente seguro para todos. Caso identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos seus Dados Pessoais, pedimos que entre em contato com o Assaí por meio do seguinte canal de contato dpo.assai@assai.com.br.

8. Como entrar em contato com o Assaí? 

Se você acredita que seus Dados Pessoais foram usados de maneira incompatível com esta Política ou com as suas escolhas, ou, ainda, se você tiver outras dúvidas, comentários ou sugestões relacionadas a esta Política, entre em contato conosco, por meio dos seguintes canais de contato:

9. Mudanças na Política de Privacidade

Como o Assaí está sempre buscando melhorar seus Serviços, esta Política pode passar por atualizações. Desta forma, recomendamos que você visite periodicamente esta página para ter conhecimento sobre as modificações. Caso sejam feitas alterações relevantes que necessitem de um novo consentimento, iremos publicar essa atualização e solicitar um novo consentimento.

DATA DA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 13/10/2020.

10. Histórico de versões:

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: 13/10/2020