Negócios

Vantagens de usar cartão de crédito para o seu negócio

Postado em: 23 de Outubro às 14:30

A compra com cartão de crédito pode dar mais fôlego a empreendedores na hora de pagar as contas e investir melhor no seu negócio

Qual empreendedor não tem contas a pagar? Investir no próprio negócio é fundamental para alcançar novos objetivos e crescer aos poucos na estrutura do seu empreendimento.

Adquirir novos utensílios para produzir no dia a dia, comprar ingredientes de melhor qualidade, ampliar o local de trabalho são algumas das melhorias que todo comerciante, principalmente do setor de alimentos, pode buscar para se profissionalizar cada vez mais. Mas esse investimento contínuo demanda muito controle financeiro ou uma reserva boa para que você possa expandir o seu negócio sem entrar no vermelho. 

Nem sempre sobra muito dinheiro das suas vendas para que você possa guardá-lo e aplicar mais tarde ao seu negócio. Mas e quando surge uma demanda diferente ou um pedido maior do que o normal? Bem, uma das soluções é usar o cartão de crédito para conseguir comprar o que você precisa de imediato e depois acertar o valor na próxima fatura. Tem gente que morre de medo de usar o cartão de crédito e algo sair do controle.

Para o educador financeiro Ayrlonn Galvão, com inteligência e planejamento, o cartão de crédito pode ser um grande aliado. “Muitas vezes, ele oferece uma pequena margem para que o empreendedor faça a compra e pague dias ou semanas à frente, fazendo assim com que ele consiga ter receitas para o pagamento da conta do cartão antes do vencimento”, afirma ele. Outro fator positivo é que alguns cartões possuem sistema de pontos ou até mesmo cashback (receber uma porcentagem do valor da sua compra de volta em dinheiro), fazendo com que a sua utilização traga benefícios.

Agora, vamos falar de algumas vantagens para quem é empreendedor e precisa dessa alternativa para continuar vendendo!

CONTROLE DAS FINANÇAS

É isso mesmo que você está lendo: o uso do cartão de crédito pode ajudar no controle diário das finanças. Tudo depende do limite que você estiver usando, que deve ser de acordo com o seu volume de compra e estar dentro do seu orçamento.

Pela fatura do cartão de crédito, você acompanha cada transação e consegue monitorar os seus gastos para ver onde o seu dinheiro está sendo mais investido. Ao contrário do cartão de débito, que você paga e nem percebe, no crédito, você tem uma lista do que consumiu e pode avaliar se esses gastos precisam mudar para que o seu negócio se torne mais rentável (reduzindo custos, cortando alguns itens ou aumentando o número de parcelas).

Atualmente, existem também aplicativos de banco que deixam você operar o cartão de crédito e ter acesso à fatura quando quiser. Mais uma ferramenta de apoio para se organizar no dia a dia!

VOCÊ GANHA MAIS TEMPO

Como a fatura do seu cartão de crédito vira todo mês, fica melhor de planejar qual é o melhor dia para a sua compra. Se você faz compras mensais para abastecer a sua despensa com “o pesado”, como farinha, açúcar e fermento, por exemplo, e essa já é uma conta fixa no seu orçamento, tente deixá-la sempre cair na próxima fatura.

Assim, você ganha tempo e adquire o material de que você precisa para as suas receitas antes mesmo de pagar por ele, dando tempo de vender o produto e ainda usar o seu lucro para quitar o cartão!

PARCELAMENTO PARA COMPRAS MAIORES

Outra solução para quem usa cartão de crédito é o parcelamento de compras maiores. Geralmente, quem é empreendedor precisa adquirir um equipamento mais caro ou comprar por atacado para dar conta da produção diária.

Dividir o que você precisa em parcelas é um jeito de não pesar no bolso e aproveitar o seu limite para uma compra específica, mais cara. A dica aqui é quitar esse valor antes de parcelar outra compra do mesmo tamanho para evitar juros e inadimplência.

SEGURANÇA DA COMPRA

Ter um negócio próprio tem os seus desafios e, quando o assunto é dinheiro, ninguém que sair no prejuízo! Atualmente, a compra com cartões de crédito pode ser considerada uma das mais seguras. Quer saber por quê?

A primeira coisa é que, ao comprar com cartões de crédito, você tem o respaldo da operadora de crédito, o que significa que, mesmo se você não tiver o dinheiro na data para pagar a fatura, a sua compra já estará validada e o produto adquirido é considerado pago. No entanto, se você pagar uma fatura posteriormente à data de vencimento, serão cobrados juros de acordo com a sua operadora.

Outra vantagem é o combate a fraudes e a facilidade de gerenciamento do seu dinheiro. Caso o seu cartão seja clonado e tiver alguma compra em seu nome, você não vai ter que arcar com o prejuízo e, sim, o banco de origem, que irá ressarcir o valor na sua fatura e recuperar o limite. Feito isso, você pode solicitar online o bloqueio ou o cancelamento do cartão e depois pedir um novo.

CUIDADOS NECESSÁRIOS

Mesmo com tantas vantagens, Ayrlonn ressalta que, mesmo o cartão de crédito podendo ser um grande aliado aos empreendimentos, é fundamental estar alerta e possuir um planejamento para o negócio, a fim de ter um melhor controle e não cair em problemas comuns a muitas pessoas, como o endividamento. Segundo ele: “o parcelamento sem planejamento pode ser algo prejudicial, pois isso pode acabar engessando o orçamento do comerciante, deixando seu futuro mais imprevisível, com um orçamento sem margens”. Por isso, é importante se assegurar sempre de que será viável pagar o valor total das faturas, já que hoje os maiores juros do mercado, normalmente, são gerados através do parcelamento do saldo do cartão de crédito. Sendo assim, evite as famosas “bolas de neves de juros sobre juros”. 

Sabemos que, para quem tem um negócio, é muito importante ter uma reserva para eventuais problemas, por isso, o cartão de crédito pode ser uma solução na hora de comprar o que você precisa sem prejudicar as suas vendas.

No mais, aconselhamos a sempre fazer o menor número de parcelas possível e cuidar para não exceder sempre o limite do seu cartão de crédito. Se preferir, use-o somente como uma reserva de emergência até controlar melhor as finanças e conseguir administrá-lo perfeitamente. Ayrlonn também reforça que: “você deve ter um planejamento financeiro para sua empresa, ter clareza sobre seus custos e receita, para assim poder saber um caminho a ser seguido. Busque compreender as finanças da sua empresa e ter clareza das ações que você precisa tomar para ter um crescimento estruturado”.

Gostou das dicas? O apoio financeiro é muito importante para quem empreende, especialmente se você estiver começando. Busque alternativas para facilitar o seu dia a dia e minimize os riscos para o seu negócio!

Para mais dicas ou aperfeiçoamento profissional, conte com os cursos online da Academia Assaí Bons Negócios e melhore a sua capacidade de gestão e de enxergar oportunidades. Acesse nossa área de cursos e saiba mais!
 

Vitrine do Fornecedor

Unilever
Kibon
DelValle
Coca-cola