Receitas

Dia da Mandioca (22 de abril): curiosidades e receitas ao seu cardápio

Postado em: 19 de Abril de 2022 às 16:42 Por Redação

O Dia da Mandioca é em 22 de abril: entenda mais sobre este alimento que é democrático e está na mesa de todos os brasileiros!

Qual brasileiro nunca ouviu na escola a lenda da Mani Oca? A índia que se transformou na mandioca que conhecemos hoje? Se você ainda não ouviu trata-se de uma das lendas brasileiras que envolvem folclore e alimentos tradicionais da nossa terra.

A filha de um cacique teria engravidado mas não teria se entregado a nenhum homem. O cacique teve uma revelação em sonho que isso era verdade e esperou pela vinda do neto. A criança que veio ao mundo foi Mani, uma menina branca como o leite, que foi uma criança feliz e muito amada por toda aldeia.

Certa manhã, Mani foi encontrada sem vida. A tribo a enterrou dentro de uma oca. Com o passar dos dias, uma planta de raiz escura por fora, mas branca como o leite por dentro nasceu. Aquela raíz se tornou alimento para aldeia e também uma bebida chamada cauim. A partir disso, eles deram o nome da planta de ‘manioca’, em homenagem à menina e a oca em que ela havia sido enterrada.

No Brasil, a raiz ganhou vários nomes em diversas regiões: mandioca, macaxeira, aipim, maniva, castelinha, mandioca-mansa, mandioca-brava, entre outros. Como essa raiz é chamada na sua região?

A Academia Assaí separou receitas incríveis para você adotar ao seu cardápio e fazer sucesso com este sabor tão brasileiro e democrático encontrado em todo lugar de nosso país! Confira abaixo!

 

Palitos de Tapioca com Linguiça

Ingredientes
1 ½ xícara de tapioca granulada
1 ½ xícara de queijo colonial ralado fininho
1 xícara de linguiça calabresa moída
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta do reino
2 xícaras de leite
Geleia de pimenta biquinho

Modo de preparo:
Em um recipiente, juntar a tapioca granulada, o queijo ralado, a linguiça calabresa moída, a pitada de sal, a pitada de pimenta do reino e misturar bem. Reservar. Em uma panela, dispor o leite e levar em fogo alto até ferver. Adicionar o leite na mistura de tapioca, misturar sem parar até que a tapioca esteja hidratada e o leite quase todo absorvido. Despejar em uma forma coberta com plástico filme. Espalhar bem para ficar uniforme, cobrir com um plástico filme e levar à geladeira por aproximadamente 2 horas ou até que esteja bem firme. Cortar em palitinhos e fritar em óleo quente. Servir com a geleia de pimenta biquinho.

Fonte: Tastemade

 

Cuscuz com Farinha d’Água

Ingredientes
200 g de farinha-d'água
150 ml de caldo de legumes
1  2/3 colher (sopa) (25 g) de manteiga sem sal
1/2 cebola média (60 g), picadinha
1 cenoura média (140 g), em cubinhos
1 abobrinha italiana (160 g), em cubinhos
5 quiabos (100 g), em rodelas finas
50 g salsinha ou coentro fresco picado
sal e pimenta-do-reino branca moída na hora a gosto

Modo de preparo:
Coloque a farinha num pirex, despeje o caldo quente por cima, cobrindo toda a farinha, e deixe hidratar por 20 minutos. Com um garfo, afofe a farinha. Derreta a manteiga numa frigideira, junte a cebola e a cenoura e, mexendo sempre, refogue por 5 minutos. Adicione a abobrinha e refogue por mais 3 minutos. Acrescente o quiabo, tempere com sal e pimenta e refogue por mais 1 minuto. Junte a farinha hidratada, acerte o sal e a pimenta e finalize com a salsinha. Sirva em seguida.

Fonte: tanamesa.com

 

Vinagrete de Sagu

Ingredientes
150g de sagu
80ml de suco de maracujá coado
100ml de azeite
2 cebolas roxa em cubos pequenos
1 pimentão vermelho em cubos pequenos
1 pimenta dedo-de-moça picada sem sementes
½ maço de coentro picado
½ maço de hortelã picada
Sal a gosto

Modo de preparo:
Deixe o sagu de molho com o dobro de água por 30 minutos. Escorra e cozinhe em uma panela destampada por 15-20 minutos, mexendo sempre para não grudar no fundo. Quando estiver translúcido escorra e jogue água fria para parar o cozimento. Em uma vasilha misture os demais ingredientes e o sagu e misture bem para que o azeite emulsione com o suco de maracujá. Sirva em temperatura ambiente.

Fonte: Chef Ruan Felix

Todas as receitas dispostas aqui têm um gasto médio de R$25 e podem ser revendidas por até R$ 37 a porção.

E aí, gostou das nossas dicas? Não perca nenhum conteúdo e acesse nossas redes sociais e ouça o podcast ‘Negócio em Dia’, disponíveis AQUI.

Vitrine do Fornecedor

Ambev
Perdigão

Patrocinadores Master

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Ambulantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Bares e Lanchonetes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Dogueiros e Food trucks

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Empreender na Prática

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Padarias e Confeitarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Pizzarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Restaurantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Superando Desafios

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Todos podem Empreender

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Vencendo na Crise

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Vendas por Encomenda