Negócios

boas práticas no atendimento ao cliente

Atendimento ao Cliente: boas práticas podem melhorar as vendas

Postado em: 06 de Setembro de 2021 às 17:50 Por Jhonatan Alves

Um bom atendimento ao cliente é indispensável para o sucesso do seu negócio! Confira as dicas abaixo e conquiste cada vez mais o seu consumidor!

Já ouviu falar que o sorriso é o cartão de visita de uma pessoa? Pois bem, o cartão de visita de uma empresa é o bom atendimento ao cliente. Para se vender mais é preciso dar uma atenção especial a este assunto, já que conquistar o cliente, a ponto dele voltar a consumir em seu negócio é uma das maiores dificuldades entre os empreendedores.

De acordo com uma pesquisa da Zendesk, 98% dos clientes afirmam que receber um atendimento ruim pode interferir na decisão de uma nova compra. A mesma pesquisa revela que o mau atendimento resulta em 57%  dos clientes parando de consumir em seu negócio, outros 50% optando por comprar de seus concorrentes e 47% não indicando seus serviços, além de fazerem propaganda negativa.

Viu como um atendimento excelente faz toda a diferença? Por isso, separamos algumas dicas aqui para que o atendimento em seu negócio seja espetacular! Mas, queremos já te informar que em breve serão liberadas as INSCRIÇÕES PARA O CURSO GRATUITO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE, em parceria com o Sebrae e você poderá fazer on-line. Acompanhe nossas redes sociais e fique atento (a), porque as vagas serão LIMITADAS.

Canais de atendimento

canal atendimento cliente

A primeira coisa a se fazer é identificar quais os canais de atendimento você utiliza em seu negócio. Tem o atendimento físico, que é quando o cliente fala com você diretamente no seu negócio. Tem também os meios de atendimento digitais com as redes sociais e telefones.

Em ambos os casos de atendimento, a simpatia, educação e respeito devem sempre prevalecer. A regra do “o cliente tem sempre razão”, só é clichê porque é verdadeira. Ouvir e entender o cliente é o passo inicial para resolver algo que o cliente esteja buscando solucionar com seu produto ou serviço.

Quando se está atendendo pessoalmente, olhar nos olhos, ter a fala segura e carismática é essencial. Quando migramos para o digital, os princípios permanecem, mas você deve ter um atendimento rápido: responder a mensagem enviada assim que possível, porque a noção de tempo nas redes sociais é mais imediatista. Além disso, é necessário que o português esteja em dia, para que não haja conflitos de informação.

Sucesso do cliente

Sucesso do cliente 

Você tem seu negócio por um motivo: suprir a necessidade do cliente. Uma empresa é criada a partir de um problema e para se achar uma solução. Por exemplo: no seu bairro não havia ninguém que vendesse cachorro-quente, você identificou essa necessidade e agora você tem um carrinho de lanches que enche de clientes todos os finais de semana. O lucro é consequência disso, mas a necessidade de um ponto onde se vende lanches foi suprida.

Tendo isso em mente, o sucesso do seu negócio é fazer o sucesso do cliente. Quando aquele consumidor chegar no seu carrinho de lanches e pede o cachorro-quente, você prontamente irá fazer o pedido. Mais que isso, é necessário que você cumprimente, pergunte as preferências – às vezes, tem gente que não gosta de mostarda, outros preferem sem – assim, seu cliente saíra satisfeito da busca por seu produto.

Quando se está atendendo via WhatsApp ou mesmo no telefone, não é elegante deixar o cliente esperando, anote os pedidos, informe os valores e acima de tudo, deseje bom dia, tarde ou noite, para que aquele cliente se sinta prestigiado. Qualquer cliente não é mais UM comprando seu produto, é UM ALGUÉM com emoções, conflitos e histórias diferentes, e seu produto ou serviço pode fazer a diferença na vida daquela pessoa.

Preze pela educação

Mesmo que haja discordâncias e alterações, manter o tom de voz e a educação é essencial. Calcule o prejuízo de um escândalo e de apenas um ressarcimento: às vezes, a dor de cabeça futura pode ser previnida com a frase “tudo bem, nós entendemos e vamos resolver seu problema”.

Reputação importa sim no mundo dos negócios. Uma pessoa no mínimo influencia outras 10 do círculo social dela. Você não vai querer que por conta de um caso a parte, outras dez não comprem de você. Por isso, preze sempre pelo bom senso, por resolver pacificamente e manter a boa educação.

E aí, gostou das nossas dicas? Para não perder nada acesse nossas redes sociais e ouça o podcast Negócio em Dia, disponíveis AQUI.

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