Empreendedorismo

Capacitação é a palavra-chave para o sucesso do pequeno empreendedor

Postado em: 31 de Julho às 20:13 Por Ana Paula Moreira

Empreendedores buscam capacitação para fazer o seu negócio prosperar mesmo nos momentos de crise

Para o empreendedor, a capacitação é fundamental. Sempre existe algo novo para aprender ou aprimorar, e buscar o constante desenvolvimento é o que faz o pequeno negócio prosperar.

No ramo da alimentação existem diversas alternativas para aperfeiçoar os conhecimentos e se manter atualizado durante a quarentena.  Confira algumas histórias de empreendedores que estão aproveitando o momento para aprender coisas novas.

Conhecimento para encarar os momentos difíceis

Suzana Soares, que participou da Semana de Capacitação Presencial da Academia Assaí em Salvador e foi uma das ganhadoras do Prêmio Academia Assaí Bons Negócios em 2018, é um exemplo de como a busca constante por aprimoramento profissional faz a diferença para o microempreendedor.

Assim como muitos vendedores ambulantes do ramo alimentício, no final de março, ela parou de comercializar os seus produtos na rua para cumprir as medidas de isolamento definidas pelo Governo do Estado da Bahia. O fator decisivo na sua história foi que, com o conhecimento dos cursos realizados nos últimos anos, ela tinha as ferramentas necessárias para avaliar o cenário atual, e com a boa gestão do seu fluxo de caixa, havia criado uma poupança para enfrentar o período sem trabalhar.

“Aprendi e continuo aprendendo com os cursos da Academia Assaí Bons Negócios. Antes era vendedora de cachorro quente, hoje eu sou uma empreendedora no ramo da alimentação. Adquiri a capacidade de identificar o que faturo, assim como onde tenho prejuízo e lucro. Resolvi não estar na ativa com as vendas na rua, porque na pesquisa de preço que fiz, os valores não eram compatíveis com o lucro que poderia obter. Posso ficar esse período sem trabalhar, porque fiz uma poupança. Também conto com o auxílio emergencial e, às vezes, faço bolos por encomenda”, diz Suzana. 

Como possui baixa imunidade, continua cumprindo o isolamento em casa. Mas se engana quem imagina que ela está parada. Suzana aproveitou para fazer cursos online, revisar os conhecimentos adquiridos nos cursos presenciais e testar novas receitas. “Estou com um projeto e vários objetivos, ansiosa e cheia de esperança para voltar a trabalhar”, compartilha.

Novas receitas, novos planos para o futuro!

Cozinheira e confeiteira em Brasília (DF), Luisa Zuffo produz conteúdo sobre gastronomia nas suas redes sociais. Do passo a passo de receitas até dúvidas sobre a precificação dos produtos, durante a quarentena ela viu o número de seguidores disparar em busca de novos aprendizados na cozinha.

“Várias pessoas já me pediram ´licença´ para começar a vender produtos feitos com minhas receitas. Isso me deixa muito feliz. Que bom ver que com as minhas receitas eu posso impactar positivamente a vida de outras pessoas”, conta Luisa.

Francielle Chue de Curitiba (PR)  está entre os seguidores que buscam as receitas publicadas nas redes sociais de Luisa para empreender. A vontade dela de trabalhar no ramo da alimentação é antiga. Há alguns anos já havia feito alguns cursos presenciais de bolo de vitrine, tortas, salgados e comida de Natal. Porém, como sempre teve uma rotina de trabalho muita intensa, nunca conseguiu tirar o plano do papel. Durante a quarentena, Francielle decidiu aperfeiçoar antigas técnicas, aprender novas e testar receitas para abrir um pequeno negócio.

O mercado está em constante mudança. É importante sempre buscar aprender coisas novas para se adaptar às rápidas transformações. Você já está preparado? Conheça os cursos da Academia Assaí Bons Negócios.

Vitrine do Fornecedor

Unilever
Kibon
DelValle
Coca-cola