Atualidades

Comendo pelos olhos: para vender mais, conheça o ‘food porn’

Postado em: 10 de Agosto de 2021 às 08:00 Por Jhonatan Alves

O conceito de 'Food Porn' está ligado aos cinco sentidos e desperta nas pessoas, o desejo de consumir determinado produto alimentar apenas por ver aquela imagem especialmente trabalhada. Confira abaixo as dicas de como implementar no seu negócio.

Quem nunca estava assistindo à televisão e se deparou com aquela rede de fast-food anunciando seu novo lanche? Nas imagens da propaganda, cada detalhe do sanduíche vai aparecendo na tela: o fogo ardendo o hambúrguer escorrendo gordura suculenta e aquele molho cremoso caindo lentamente em cima do pão fresquinho?... Isso é o food porn!

Só por ler o conteúdo acima já sabemos que você ficou com vontade! E isso é o que os empreendedores do ramo de alimentação vem utilizando para cada vez mais conquistar os clientes e os convencerem a consumir seus produtos.

O conceito de food porn está em mostrar explicitamente os processos de feitura ou mesmo o produto pronto, mas com riqueza de detalhes, despertando a vontade enraizada no ser humano de se alimentar de algo muito apetitoso.

E o porquê de nós nos sentirmos assim quando impactados por este tipo de imagem? Exatamente porque o processo da digestão inicia na mente: as glândulas salivares começam a produzir mais saliva (daí a expressão água na boca), as pupilas dilatam, o estômago começa a roncar e em sua cabeça não há mais nada que, senão, a imagem daquele alimento te chamando para consumi-lo.

Como aplicar o ‘food porn’ em meu negócio?

Food porn Tapioca

As redes sociais estão aí para democratizar a criação de conteúdo e espalhar os mais diversos produtos para alcançar o público. Principalmente no ramo de alimentação, as fotos já não bastam. Produzir pequenos vídeos com riqueza de detalhes e com uma boa nitidez, pode despertar o interesse muito mais que um simples anúncio.

Se o seu negócio vende brigadeiros: experimente fazer vários vídeos curtos partindo ou mordendo os brigadeiros, bem pertinho da câmera. Isto mostrará a maciez, a cremosidade e se for o caso, até mesmo o recheio do seu produto, no caso, por exemplo, das coxinhas de brigadeiro com recheio de morango.

Agora, se seu produto for salgado, normalmente, o foco de um conteúdo food porn dá destaque à elasticidade do queijo. Corte seu lanche ao meio e em câmera lenta (os celulares mais modernos já dispõem esta função na câmera), vá abrindo o lanche e mostrando as camadas de itens que nele há: hambúrguer, queijo, tomate, molhos, entre outros.

Se alguma bebida estiver incluída na cena, molhe a embalagem um pouco e deixe que as gotículas de água mostrem o quão refrescante é aquele produto. 

O segredo da técnica é explorar o detalhe do seu produto e o que o faz apetitoso. Assim, será muito mais fácil conquistar seu cliente pelos olhos.

Dicas para fazer um bom ‘food porn’

Food porn bom bom

- O conceito não se aplica apenas a comidas gordurosas ou proibidas em dietas; dá para aplicar a técnica em saladas, doces livres de glutén e lactose, entre tantos outros alimentos;

- Visão: as imagens são primordiais, valorize as cores do seu produto, formas e especialmente as texturas que atraem o olhar;

- Olfato: fumaça desperta no imaginário o cheiro do seu produto; ou se ele for um sorvete atrelar a fumacinha do congelador; se for doce, açúcar espalhado perto do produto também pode emitir essa sensação;

- Paladar: mostrar seu produto sendo consumido pode despertar aquela sensação de água na boca; cada mordida uma expressão facial de quero mais;

- Audição: o grill da chapa queimando a carne; o tilintar do forno dizendo que está pronto; o ‘Creck’ da mordida em algo crocante. Tudo isso faz parte do food porn, no que se refere a ouvir e sentir o desejo de consumir;

- Tato: cortar ao meio o sanduíche; apertar a massa do bolo; puxar o queijo e enrolar no dedo; assim se pode demonstrar o quão macio o produto é.

E aí, gostou das nossas dicas? Para não perder nada acompanhe nossas redes sociais, ouça nosso podcast ‘Negócio em Dia’, disponíveis AQUI.

Vitrine do Fornecedor

Coca-cola
DelValle