Atualidades

4 hábitos saudáveis que podem ajudar na gestão do seu negócio

Postado em: 30 de Outubro às 06:00

Empreender é uma tarefa complexa, que exige cuidados e hábitos saudáveis para uma vida mais equilibrada, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional

Nem sempre acordamos dispostos, seja por questões pessoais, excesso de ansiedade ou pelo simples fato de estarmos em um dia ruim. Mas quando isso se torna frequente, é preciso atenção redobrada. Segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), a Síndrome de Burnout atinge cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros. O problema, também conhecido como síndrome do esgotamento profissional, é uma das consequências da junção entre pressão do mercado de trabalho e cansaço, apresentando sintomas parecidos com os da ansiedade e da depressão, como esgotamento de energia e falta de interesse em manter contato com outras pessoas.

Entretanto, alguns hábitos saudáveis podem te ajudar na busca por qualidade de vida, evitando que problemas sérios afetem o seu bem estar e, consequentemente, o seu empreendimento. E para te auxiliar neste processo de autocuidado, selecionamos 4 hábitos para você adotar na busca pelo bom funcionamento de todos os setores da sua vida:

1- Busque pela consciência do seu avanço contínuo

Gerenciar o seu conhecimento é também gerenciar o seu negócio. Quando você duvida da sua capacidade de produzir e tomar decisões, pode criar empecilhos e um sentimento de insegurança. Neste momento, a calma se faz amiga, pois: “existe sempre um jeito de resolver as coisas”. Por isso, lembre-se de que você é capaz, já chegou até aqui e, principalmente: aprenda algo novo todos os dias, seja no seu empreendimento ou fora dele. Tenha consciência do seu conhecimento, saiba quais são os seus pontos fortes e explore o seu avanço contínuo! 

2- Organize a sua rotina

Se sentir perdido durante a rotina acontece, principalmente na vida de quem empreende. Um dia a dia cheio de tarefas, compromissos e boletos a serem pagos acaba exigindo muita organização para a entrega de todas as demandas, mas como fazer tudo isso sem abrir mão da qualidade de vida? Você pode iniciar a sua semana com um planejamento completo, com todos os compromissos e prazos. Explore as agendas e listas, dividindo suas tarefas por dias ou semanas. Outro ponto importante é a organização do espaço em que você trabalha. Um ambiente que transmite tranquilidade e tem os itens necessários à vista te poupará tempo e evitará desgastes desnecessários. 
No caso dos empreendimentos de alimentação, a organização pode partir da cozinha, já que este é o espaço onde todo o processo de produção costuma acontecer. Por isso, separe todos os ingredientes utilizados por potes ou pacotes, etiquetando-os com nome e data de vencimento. Manter dispensa e geladeira sempre em ordem também facilitará a sua rotina. Quanto aos que trabalham com encomendas, sugere-se alinhar todo o processo de entregas, para que não haja sobrecarga e problemas no controle diário de pedidos. Uma boa dica é anotar tudo o que deve ser feito, qual é o tempo estabelecido para cada atividade e quanto custa cada etapa do processo. 

3- Você está dormindo bem?

A falta de sono afeta diretamente o seu desempenho no trabalho, além de ser prejudicial à sua saúde. Prezando por uma noite bem dormida, o ideal é: ficar longe de aparelhos digitais por pelo menos uma hora antes de ir dormir, buscar ingerir alimentos leves durante as noites, tentar criar o hábito de tomar chás que auxiliam no descanso antes de dormir (camomila, erva cidreira, lavanda e outros) e buscar por atividades físicas durante a semana. Se o seu trabalho já exige força física significativa, optar por exercícios com foco em alongamento e controle de respiração pode ser uma ótima alternativa.

4- Defina limites de tempo

Esse pode ser o hábito mais difícil, principalmente para os que trabalham em casa. Entretanto, estabelecer um tempo para a sua família e o lazer é fundamental. Não deixe o trabalho interferir e invadir a sua vida pessoal. Utilize os momentos do dia em que você se sente mais produtivo, explore-os a seu favor e, principalmente, defina um tempo diário de trabalho. Tenha um momento só seu, isso também ajudará no bom funcionamento do empreendimento.

E aí, o que achou das dicas? Inserir hábitos mais saudáveis pode parecer impossível, mas é viável e faz toda a diferença na hora de realizar a gestão de um negócio. Faça o que consegue, dentro da sua realidade e no seu tempo. Isso é o mais importante.

Quer saber o que mais é preciso para ter uma vida equilibrada e com foco em bons resultados no trabalho? Acompanhe a Academia Assaí Bons Negócios nas redes sociais. Estamos te esperando tanto no Facebook quanto no Instagram
 

Vitrine do Fornecedor

Unilever
Kibon
DelValle
Coca-cola