Sustentabilidade

3 dicas simples para ter um negócio mais ecológico

Postado em: 04 de Junho de 2021 às 13:30 Por Redação

Nas últimas décadas, pudemos acompanhar um aumento significativo no modo como grandes marcas e até mesmo pequenos negócios lidam com questões relacionadas à sustentabilidade. No âmbito alimentício, isso significa encontrar maneiras de construir uma cozinha sustentável e mais benéfica a todos.

 

Isso se deve principalmente ao modo como o consumidor enxerga a marca, valorizando e priorizando aquelas que, de algum modo, buscam adotar medidas para que sua produção seja menos prejudicial ao meio ambiente.

Um receio comum por parte daqueles que gerenciam o próprio negócio é com relação aos custos de escolhas mais sustentáveis. Muitos acreditam que optar por uma cozinha sustentável é sinônimo de altos custos e, por conta disso, acabam desistindo da ideia.

Em 5 de junho, é comemorado o Dia do Meio Ambiente. Por esse motivo, no conteúdo de hoje, o primeiro da nossa série Cozinha Sustentável, iremos apresentar alguns dados referentes aos benefícios dessa atitude para o seu negócio e, claro, para o meio ambiente. Além disso, iremos mostrar que pequenas ações no dia a dia podem, sim, tornar seu estabelecimento mais ecológico e até mesmo reduzir custos. Ficou curioso? Então acompanhe a leitura!

 

O que é sustentabilidade?

Sustentabilidade é uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo.

O objetivo da sustentabilidade e dos projetos que envolvem essa característica é encontrar equilíbrio entre o consumo de recursos naturais e o modo como a sociedade explora esses recursos. Para quem gerencia um negócio com esse intuito, isso significa:

  • Não agressão ao meio ambiente
  • Mais credibilidade e melhora da imagem no mercado
  • Melhoria de produtividade
  • Diminuição de perdas
  • Redução de custos

Hoje, grande parte dos consumidores leva essa característica em consideração ao optar por determinado negócio, pois sabe que, se não começarmos a mudar nossos hábitos agora, o futuro pode ser comprometido.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) constatou que 80% dos respondentes afirmaram que pagam mais por produtos ou serviços que sejam de alguma maneira sustentáveis.

Ainda, a mesma pesquisa afirmou que pelo menos 21% dos consumidores estão atentos às questões de sustentabilidade no setor de alimentos. São pessoas que se preocupam com certificações, selos de qualidade e questões ambientais e sociais.

Nosso objetivo com este e outros conteúdos que virão ao longo desta série é mostrar que adotar hábitos sustentáveis na rotina e nos processos do seu negócio é uma questão que envolve o futuro e, mais do que isso, pode propiciar benefícios ao seu negócio sem que você precise, necessariamente, investir financeiramente nisso. 

 

Cozinha sustentável: hábitos simples para incluir na sua rotina

Bem, até aqui, você já percebeu que adaptar o modo como você lida com as questões de sustentabilidade é fundamental, certo? Mas construir uma cozinha sustentável significa adotar medidas e mudanças na maneira como seu negócio funciona e se posiciona como marca, influenciando diretamente na percepção e nas atitudes dos consumidores.

É claro que isso envolve muitas mudanças, inclusive financeiras. Porém, esse é um assunto para o próximo capítulo desta série. Por aqui, traremos dicas simples, mas eficientes, que o(a) levarão rumo a um negócio mais ecológico.

 

Evite o desperdício de comida 

Somente no Brasil, mais de 41 toneladas de alimentos são desperdiçadas por ano. Levando em conta que milhões de pessoas passam fome diariamente, essa atitude é praticamente um crime.

Um dos passos mais importantes para colaborar efetivamente com o meio ambiente e construir uma cozinha sustentável é contribuir para a diminuição do desperdício.

Comece estimulando seus consumidores ao apresentar esses índices e as medidas que seu estabelecimento tem tomado para tornar-se mais sustentável, como a redução de desperdício de comida. Desse modo, você passa a incentivar entre seus clientes práticas de consumo mais conscientes.

Calcular a quantidade de cada alimento presente na composição dos pratos, evitando o desperdício também é uma saída para diminuí-lo. Entretanto, você precisará do auxílio de um nutricionista para calcular exatamente a quantidade média de cada alimento que utilizará.

 

Descarte o lixo corretamente

Talvez você não saiba, mas o descarte do lixo, quando feito corretamente, é um dos maiores aliados na construção de uma sociedade sustentável. Mais uma vez, comece com o exemplo, demonstrando que o seu negócio leva questões relacionadas ao descarte de lixo muito a sério – e mostrando aos clientes a importância dessa ação, bem como eles poderão fazer a sua parte.

Uma boa dica é conscientizar sobre o tempo que cada tipo de embalagem leva para se decompor no planeta – ou com um aviso na própria embalagem estimulando o descarte correto.

Trabalhar com embalagens retornáveis que geram descontos na próxima compra também é uma boa alternativa para estimular ações sustentáveis. Isso pode ser feito com garrafas de vidro, por exemplo.

 

Reduza o consumo de água

O Brasil é um dos países que mais consomem água no planeta. Claro que a maior parte desse número corresponde ao setor agropecuário, muito forte em nosso país, porém, isso não diminui sobre cada um de nós – e sobre o seu negócio – a responsabilidade de evitar o desperdício e diminuir o consumo de água.

Repensar e mudar a maneira como seu estabelecimento usufrui da água é parte essencial da construção de uma cozinha sustentável. Além disso, adotar a economia de água como cultura na gestão do negócio pode resultar na redução de custos para o seu estabelecimento, tendo em mente que isso refletirá diretamente no valor da conta mensal.

Aprenda a moderar o consumo, invista em reformas estruturais (se necessário) para evitar o desperdício e crie avisos sobre a conscientização.

Se você ainda precisa de um motivo para começar uma cozinha sustentável hoje, saiba que esse posicionamento reflete em inúmeros benefícios, seja para o meio ambiente ou para o seu negócio. Entre eles:

  • Aumenta a visibilidade do restaurante
  • Atrai mais clientes 
  • Diferencia seu estabelecimento dos concorrentes
  • Contribui para o meio ambiente e para as futuras gerações

Este é o primeiro material da nossa série Cozinha Sustentável, dividida em 4 partes, que trará dicas e ações para fazer da sustentabilidade uma realidade no seu empreendimento. 

Acompanhe nossas redes sociais, ouça o episódio 44 do podcast Negócio em Dia, que fala a respeito de alimentos orgânicos e fique ainda mais familiarizado com este tema! 

 

Vitrine do Fornecedor

Coca-cola
DelValle