Atualidades

05 curiosidades sobre chocolates

Postado em: 02 de Julho de 2021 às 09:45 Por Redação

Queridinho da nação, o chocolate não pode faltar na mesa do brasileiro. Seja em barra ou nas receitas de datas comemorativas, a paixão pelo doce só cresce no Brasil. De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB), o chocolate faz parte da lista de compras de 82,6% dos lares brasileiros.

A compra do chocolate cresceu 9,3% em 2020. Por isso, a Academia Assaí separou algumas curiosidades sobre o chocolate para que o brasileiro tenha mais orgulho ainda desse alimento tão consumido no mundo todo.

1. Origem do chocolate

Muitas fontes dizem que o cacau, do qual se produz o chocolate, originou-se no México e nas Américas Central e do Sul. Acredita-se que o cultivo dos grãos começou por volta de 1.250 a.C. No entanto, uma descoberta divulgada em 2013 por arqueólogos equatorianos e franceses revela que o cacau já era utilizado em território brasileiro, na Amazônia, há 5,5 mil anos atrás.

2. Onde se concentram as plantações de cacau?

Atualmente, 70% das plantações estão concentradas na África. A Costa do Marfim é o maior produtor e é responsável por cerca de 30% do cacau mundial. O Brasil já foi o primeiro em produção do cacau e, hoje, está em sétimo lugar, concentrando sua produção na Bahia e no Pará.

3Preocupação com a produção mundial

São necessários mais de 400 grãos de cacau para fazer apenas 500 g de chocolate. A demanda por chocolate cresceu demasiadamente nos últimos anos e a projeção é que, futuramente, as plantações de cacau não serão suficientes para tanto consumo.

4Tem um bicho no meu chocolate!

Uma barra de chocolate pode conter, em média, oito traços de insetos. Como o cacau é uma planta que passa por diversos procedimentos ao ar livre antes de virar chocolate, é natural que isso seja realidade.

5. Chocolate branco não é chocolate de verdade?

Verdade e mentira ao mesmo tempo. Na composição do chocolate preto, quanto menos leite, mais amargo ele será. Já o chocolate branco vem da gordura extraída da pasta de cacau, a famosa manteiga de cacau, que é misturada ao leite e ao açúcar. O chocolate preto vem da amêndoa do cacau e o branco da manteiga: portanto, se analisarmos bem, todos vêm do cacau. Assim, todos são chocolate. 

Para saber mais sobre negócios e curiosidades do mundo culinário, acesse nossas redes sociais e ouça nosso podcast Negócio em Dia, disponíveis AQUI.

Vitrine do Fornecedor

Coca-cola
DelValle