Empreendedorismo

queijo d'alagoa

Queijo D'Alagoa: superação de desafios para vender pela internet

Postado em: 19 de January de 2024 às 14:00 Por Redação

No dia 20 de janeiro, comemoramos o Dia Mundial do Queijo. 

A data de um produto tão adorado e aclamado pelo Brasil não poderia passar despercebida pela Academia Assaí.

Para contar mais sobre a trajetória da venda de queijo pela internet, conversamos com Osvaldo Martins de Barros Filho, o Osvaldinho, empreendedor da Queijo D'Alagoa, de Alagoa, Minas Gerais.

Valorizando raízes e desbravando o digital

Alagoa, uma pequena cidade nas montanhas de Minas Gerais, viu nascer uma empresa e uma paixão transmitida de geração em geração.

Osvaldo Martins de Barros Filho, bisneto do lendário tropeiro Jeremias Sene, tornou-se o precursor moderno dessa tradição, fundando a Queijo D'Alagoa-MG em 2009.

Osvaldo, também conhecido como Osvaldinho, é um empreendedor que revolucionou a forma como o queijo artesanal chega às mesas brasileiras. 

A ideia surgiu após uma visita a um produtor local, onde a falta de valorização e os desafios logísticos foram evidentes.

 “A pessoa que comprava o queijo dele, na ocasião, pagava um preço irrisório e tinha a bárbara coragem de dar um cheque para 40 dias”, comenta.

"Venda queijo pela internet", foi o insight que mudou o rumo dos negócios e a forma como Alagoa seria reconhecida no cenário nacional e internacional.

Em 2009, Osvaldinho deu o primeiro passo na venda de queijo pela internet, mesmo em uma época em que a conexão discada era predominante.

“Aqui ainda estava chegando a internet a rádio. Entrei no google e pesquisei: Venda de Queijo pela Internet. Não encontrei ninguém. Pesquisei: comércio eletrônico de queijo. Ninguém. Não tinha.”, relata.

O apoio do SEBRAE e a vibração da equipe impulsionaram a criação do negócio digital.

O empreendedor conta que “muitos estavam desanimando de produzir queijo” e que a crescente do seu trabalho auxiliou no resgate da vontade de fazer queijo. 

“Filhos voltaram da cidade para ajudar os pais a tocar a produção de queijos”, complementa. 

Além disso, a honra em vestir a camisa desse negócio é demonstrada por cada um que participa das etapas dessa produção. “Nossos produtores parceiros tem o rosto estampado no rótulo do queijo. Eles ficam orgulhosos e, nada mais justo, que o cliente conheça o autor daquela obra prima”.

 

Entusiasta e defensor do queijo artesanal

Osvaldinho iniciou o movimento pela Certificação do Queijo Artesanal de Alagoa em 2010, marcando o começo de uma jornada para valorizar produtores, preservar cultura e história, fomentar o turismo regional e manter viva a tradição. 

Sua dedicação transcendeu fronteiras, participando ativamente em debates legislativos e sendo uma voz influente no setor lácteo.

Para Osvaldo, a Queijo D’Alagoa-MG não se limita à venda de queijo. 

Ele se dedica a divulgar Alagoa, atraindo mídia espontânea que destaca a beleza rural, cachoeiras e montanhas. 

Tal esforço resultou em reconhecimento e em um aumento significativo no turismo local. “Através do queijo conseguimos matérias em diversos programas de TV, jornais e revistas. Tudo isso gera mídia espontânea e desperta o interesse em conhecer Alagoa. Desta forma atraímos muitos turistas de todo o Brasil pra cá”.

Os mais de 50 prêmios nacionais e internacionais conquistados contam a história de um compromisso inabalável com a qualidade.

Osvaldinho relatou que na França conheceu um um casal que se inspirou em seu trabalho depois que, em 2017, recebeu a Medalha de Bronze no Mondial Du Fromage, em Tours, na França. 

“Isso nos ajudou a colocar Alagoa num patamar internacional.”, complementa.

Desafios na jornada: enviar produtos

O caminho de Osvaldo não foi isento de desafios.

O empreendedor superou desde limitações tecnológicas do início da década de 2000 até a própria logística. “O maior desafio era fazer o queijo chegar na casa do cliente no menor curto espaço de tempo e no menor valor possível. Antigamente nenhuma transportadora queria vir aqui coletar. Hoje temos transportadora toda semana que vem coletar o queijo na nossa loja”.

Sobre a entrada nas redes sociais, Osvaldinho descreve uma história engraçada:

“Naquela época, meu aparelho era antigo, não rodava o aplicativo. Daí um belo dia o Lulu Santos, na primeira edição do The Voice Brasil, postou nosso Queijo Faixa Dourada. As pessoas do Rio de Janeiro começaram a me mandar mensagem. Tive que trocar o aparelho e pegar um que permitia instalar Instagram.”

Mais que queijo: um compromisso em manter o sonho vivo

Para Osvaldinho, inovar é mais que um conceito, é um lema. "Fé em Deus e Queijo na Tábua" resume sua filosofia de trabalho. 

Ele cria experiências, resgata tradições e inspira outros produtores pelo Brasil afora. “Quando conseguimos vender as 3 primeiras peças de queijo lá em 2009 foram o suficiente para crer que daria certo”, conta.

Queijo D'Alagoa-MG é a materialização do amor pela tradição, pelo queijo e pela bela cidade de Alagoa. 

Um exemplo de como uma ideia inovadora pode transcender as fronteiras do comum e criar um legado que perdura.