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Conheça o método Espinha de Peixe e impulsione seu negócio
Postado em: 19 de Fevereiro de 2019 às 14:19 Por Redação
O Diagrama de Ishikawa ou “Espinha de Peixe” pode ajudar a melhorar o fluxo no seu ponto de venda!
Você já ouviu falar no método Espinha de Peixe, que ajuda a identificar problemas ou soluções na hora de vender?
A teoria é de Kaoru Ishikawa e consiste em montar um quadro de causa e efeito que pode auxiliar a prever e identificar problemas na produção da sua padaria, na logística do seu carrinho de cachorro-quente, no fluxo de entregas da sua pizzaria e em várias outras partes do seu negócio!
Trata-se de uma ferramenta poderosa para ajudar a estruturar a espinha dorsal do seu negócio, que faz você enxergar onde estão os problemas e melhorar seu serviço.
COMO FUNCIONA?
O método Ishikawa se baseia nos 6 Ms ou 4 Ps, que ajudam a detectar a causa e o efeito para trazer mais resultados ao seu empreendimento:
6 Ms
Método: como você conduz o seu negócio
Material: o que você usa ou vende
Máquina: coisas e equipamentos que você utiliza
Meio Ambiente: o que envolve o ambiente, o clima e o segmento do seu negócio
Medição: como você avalia os resultados
Mão de Obra: tudo o que envolve as pessoas que trabalham com você
Em uma pizzaria, seria mais ou menos assim:
Método: conforme regime CLT com horário de funcionamento padrão de pizzaria
Material: pizzas, calzones e bebidas
Máquina: forno a lenha e caixa com máquina de cartões e dinheiro
Meio Ambiente: mercado de pizzaria de bairro
Medição: renda semanal
Mão de Obra: 10 funcionários
4 Ps
Políticas: seus objetivos e metas
Procedimentos: métodos que você utiliza para vender
Pessoal: tudo o que envolve pessoas
Planta: tudo o que envolve sua loja ou negócio
Agora, é hora de botar no papel qual é o Problema que você quer resolver e, lá na ponta, o Resultado que você espera alcançar. Para isso, trace uma linha reta entre o Problema e o Objetivo/Resultado.
Se possível, peça auxílio a sócios, parceiros e funcionários de confiança para ajudá-lo(a) a pensar em todos os desafios que você está enfrentando e como deseja alcançar o sucesso.
Se você tem uma hamburgueria, por exemplo, e as vendas são maiores nos finais de semana, é uma boa oportunidade de ver o que você pode criar para mudar isso.
Ou se você tem uma pizzaria e as entregas estão difíceis por causa de poucos motoboys, lugares longes para entrega, trânsito. É hora de avaliar tudo isso!
Assim, você consegue fazer um panorama geral do que está impedindo seu empreendimento de crescer e identificar onde está a causa.
Por exemplo: se você vende bolos e demora muito para fazer as massas porque sua batedeira é antiga e as encomendas cresceram, é melhor investir em um novo equipamento que faça mais massas em menos tempo.
Ou se você não tem mais ninguém para ajudar e é você quem cozinha, embala, entrega e atende os clientes. É melhor separar um dia só para cozinhar, outro só para embalar e outro só para atender os clientes online.
Sabemos que os desafios são grandes, mas quanto mais você entender onde estão os problemas (que às vezes ficam difíceis de se enxergar no dia a dia), melhor será sua forma de trabalhar e mais satisfeitos ficarão os clientes.
Vai aplicar essas táticas no dia a dia? Continue acompanhando os conteúdos da Academia Assaí e tenha ideias construtivas para empreender melhor!
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