TecnologiaEmpreendedor

Dicas para produzir conteúdo de negócios na internet

Postado em: 19 de Julho de 2020 às 05:00 Por Redação

Empreendedores do setor de alimentação encontram na produção de conteúdo digital oportunidades para diversificar e rentabilizar seus negócios

Com recursos digitais cada vez mais acessíveis e a facilidade de comunicação proporcionada pelas redes sociais, empreendedores do setor de alimentação vêm enxergando uma nova oportunidade de rentabilizar seu negócio ao produzir conteúdos para a internet. Com isso, cresce o número de proprietários de negócios que passam a difundir conhecimento sobre suas áreas de atuação de forma online, seja por meio de videoaulas, sites, blogs, livros digitais (e-books), podcasts ou outros materiais de ensino.

“No ambiente digital, as pessoas começaram a ter um protagonismo maior, o que possibilita a rentabilização”, explica o consultor Ricardo Robson, gerente de atendimento do Sebrae do Distrito Federal. “Não há levantamentos concretos sobre o universo de empreendedores do setor de alimentação que estão rentabilizando o conhecimento por meio da produção de conteúdo, mas pode-se dizer que é um mercado em expansão e com muitas possibilidades”, afirma Ricardo.

Essa rentabilização por meio do conhecimento e da experiência dos empreendedores do setor de alimentação pode ocorrer de diversas formas, como: a monetização por parte de plataformas como o Google AdSense (que paga aos produtores de conteúdo para exibir anúncios dentro de seus sites) e o YouTube (que paga aos donos de canais dentro da plataforma de acordo com o número de exibições de anúncios nos vídeos); contratos com fornecedores para indicação ou exibição de produtos nos conteúdos produzidos; e, principalmente, retorno em vendas no próprio estabelecimento, no caso de empreendedores que já tenham um negócio de alimentação. “Quando você vê o chef de um restaurante que você conhece fazendo uma videoaula, ela passa a ter um diferencial e a ser muito mais atrativa”, comenta o consultor.

Quando se fala especificamente de aulas e cursos em vídeo, investir na produção de conteúdo digital permite redução de custos e ganho de escala.

“Em cursos online, por exemplo, é possível amplificar a quantidade de alunos além da capacidade de um espaço físico. Se tenho um curso ou um produto em que o meu faturamento está atrelado a um espaço físico, tenho uma limitação. Contudo, quando uso uma plataforma digital, posso estar agregando 20%, 30%… até 40% ao meu faturamento”, explica Ricardo.

COZINHA CONECTADA

A chef Denise Lessa, proprietária da marmitaria Dê Delícias e cliente da loja Assaí Parangaba, em Fortaleza/CE, começou seu negócio de marmitas congeladas saudáveis em 2017. Desde o início, ela investiu na divulgação digital do empreendimento, principalmente pelo Instagram, compartilhando receitas práticas e saudáveis em seu perfil na rede social. Com ótimo retorno por parte dos clientes e uma explosão no número de seguidores, Denise enxergou a oportunidade de rentabilizar com a produção de conteúdos.

Quase três anos após criar o perfil no Instagram (@de.delicias), ela já conta com mais de 60 mil seguidores. Denise produz e comercializa e-books, ministra cursos online a preços acessíveis e está iniciando um canal no YouTube − tudo sobre alimentação saudável, “sem neuras”, nas palavras da chef. “Percebi a dificuldade das pessoas em ir para a cozinha e comer comida de verdade, de forma prática e rápida.

Como tinha uma bagagem ao longo de alguns anos preparando marmitas saudáveis, resolvi compartilhar com outras pessoas”, recorda.

Denise produz os e-books com o apoio de nutricionistas, que auxiliam no balanceamento das receitas. Para cuidar das redes sociais, conta com a ajuda do marido. “Os cursos me trouxeram um retorno muito bom”, revela.

Para aumentar o alcance dos conteúdos, a empreendedora fez uma parceria com a influenciadora digital Thayse Teixeira: “Tenho um quadro de culinária na rede social dela – o Dona da Cozinha –, no qual ensinamos a preparar marmitas e lanches para vender.”

Outra oportunidade que surgiu a partir dos conteúdos online foi ministrar aulas personalizadas na casa de clientes. “Chamo de ‘Delivery de cozinha’. Eu vou até a casa do cliente e ensino o passo a passo do preparo de pratos saudáveis e criativos e depois continuo dando consultoria pelo WhatsApp”, explica.

Para quem está começando, Denise aconselha iniciar com o que já tem: “Não espere ter um projeto completo. Começar com o que se tem já é um grande passo.”

Inspire-se nessas dicas para expandir o seu modelo de negócios e também começar a produzir conteúdos para a internet. Quem sabe seu conhecimento possa alcançar mais pessoas?!

Para ler a matéria na íntegra, acesse a 39ª edição da Revista Assaí e saiba mais detalhes sobre a geração de conteúdo online e o engajamento com o seu público!

Post mais vistos

Vitrine do Fornecedor

Patrocinadores Master

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Ambulantes

Conteúdo patrocinado por:

Predilecta patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Bares e Lanchonetes

Conteúdo patrocinado por:

Vigor patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Boleiros e Salgadeiros

Conteúdo patrocinado por:

Mococa patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Nestlé patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Dogueiros e Food trucks

Conteúdo patrocinado por:

Arrifana patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Unilever patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Empreender na Prática

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Minimercados e Mercearias

Conteúdo patrocinado por:

Yoki patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Padarias e Confeitarias

Conteúdo patrocinado por:

Bunge patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Pilão patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Pizzarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Restaurantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Superando Desafios

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Todos podem Empreender

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Vencendo na Crise

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Vendas por Encomenda

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí