Empreendedor

Volta às aulas: vender bem para vender sempre!

Postado em: 23 de Janeiro às 11:11

Aproveite a volta às aulas para abastecer o estoque e conseguir mais vendas

Chegou a época de preparar o seu ponto de venda para a volta às aulas!

Para muitos, pode ser que o ano comece após o Carnaval. Agora, para quem é microempreendedor, o ano já chega com tudo e é preciso estar preparado para o período de volta às aulas dos pequenos.

Se  você  possui  uma  mercearia  ou  um  minimercado,  é  importante  que  todos  os  grupos alimentares  estejam  presentes: as  frutas (em  forma  de  suco, in  natura ou  desidratadas mesmo) são ricas em fibras, vitaminas e minerais e ajudam no bom desenvolvimento  da  criança;  o  carboidrato (pães,  barras  de  cereais,  biscoitos) e  a proteína (queijo,  iogurte,  leite,  frios)  dão  energia  para  o  organismo,  auxiliando  na concentração e no desempenho escolar.

Muitos pais preferem que os filhos levem lanches feitos em casa e, por isso, é importante que o seu ponto de venda esteja bem abastecido para que eles encontrem tudo o que precisam em um único lugar e possam montar a lancheira das crianças com o máximo de alimentos saudáveis e economia possível.

Para quem tem lanchonete e cantina dentro de escolas, o cuidado é o mesmo. Encontrar opções saudáveis ou acessíveis no seu estabelecimento pode fazer com que mais pessoas comprem e frequentem o local. Uma ótima oportunidade para mostrar a variedade de produtos ao seu cliente e fidelizá-los!

Abaixo, listamos algumas dicas valiosas para você abastecer e gerenciar corretamente a redução das perdas de produtos em seu minimercado, carrinho de salgado, lanchonete, cantina ou ponto de venda:

1. Comprar corretamente: é o primeiro e mais importante passo para evitar perdas. O ideal é começar pelo básico, evitando adquirir uma quantidade superior ao consumo da loja. Dê prioridade a qualidade dos produtos.

Se você precisa compra pães e salgados de outros fornecedores, por exemplo, considere a validade dos produtos e a data de fabricação. Alimentos perecíveis são sensíveis ao transporte, armazenamento e manuseio. Por isso, escolha bem o seu fornecedor e certifique-se que as embalagens estão bem vedadas e os alimentos em bom estado.

2. Climatização: a climatização do ambiente retarda a perda de água dos alimentos e os mantém em condições de consumo por mais tempo. Uma alternativa mais econômica é contar com umidificadores de ar.

Além disso, manter geladeiras e freezers em perfeito estado é fundamental para não perder mercadorias e assegurar a qualidade do seu serviço, sem riscos à saúde dos clientes. Lembre-se sempre de manter os equipamentos de refrigeração com portas fechadas, vedação segura e medidor de temperatura ajustado.

Se você trabalha com caixas de isopor, cubra ao menos um terço do espaço com bastante gelo e reponha assim que derreter. Não deixe a caixa exposta à luz direta do sol e mantenha-a longe de equipamentos que emitam calor, como fogões e aquecedores.

3. Exposição: sempre que possível, é recomendado expor os produtos nas próprias caixas ou embalagens em que as frutas ou cereais foram transportados até a loja. A medida evita o manuseio e previne ferimentos nas frutas ou danos nos produtos que são mais frágeis. A exposição organizada e em quantidades reduzidas evita amassamentos e apodrecimentos, reduzindo a perda desses alimentos.

4. Apodrecimento: o problema é causado por micro-organismos, que são transmitidos de um vegetal para outro. Para evitar o problema, é preciso separar as frutas e verduras machucadas das demais. Deve-se também manipular primeiro os produtos podres, fazer a higiene das mãos e só então trabalhar com os vegetais sadios.

Para você que vende saladas de frutas, lanches naturais ou comidas frescas, faça compras diárias desses produtos, pois eles estragam facilmente. Além disso, calcule exatamente o tanto de frutas e verduras que você vende por dia para evitar desperdício e apodrecimento por falta de consumo.

É muito importante buscar novidades para os consumidores. Mesmo assim, é preciso também ter cuidado para criar o valor de revenda desses produtos. Deve-se ter atenção especial quanto ao preço final que vai ser oferecido ao consumidor.

Preparado para a volta às aulas deste ano? Fique por dentro das novidades da Academia Assaí sempre que precisar!

 

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