EmpreendedorismoEmpreendedor

Empreendedores se preparam para o Dia dos Namorados

Postado em: 02 de Junho às 14:36 Por Ana Paula Moreira

Veja como negócios do setor de alimentação adaptaram os seus produtos e serviços para atender no Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados é considerado uma das datas comemorativas mais importantes para o comércio brasileiro. Além de aquecer o varejo com a troca de presentes, as cenas de restaurantes lotados, até mesmo com fila de espera, são muito comuns no dia. A Associação Comercial de Bares e Restaurantes (Abrasel) revela que a comemoração representa um aumento de 50% no número de clientes, quando comparados com um dia normal. O resultado é ainda melhor do que o Dia das Mães, em que o movimento nos restaurantes cresce 30%. Porém, neste ano, com a orientação de isolamento social, o dia 12 de junho será comemorado em casa.

 Atentas às mudanças de hábitos dos seus clientes, algumas empresas começaram a desenvolver produtos específicos para o Dia dos Namorados de 2020. Reinventando os seus serviços e produtos elas se fortalecem para superar a crise.

Jantar Especial 

Academia Assaí - Kit com o tema experiência italiana
Kit com o tema experiência italiana

Comemorar em casa pode ser uma experiência muito aconchegante e é possível manter o mesmo charme do jantar romântico no restaurante. Acreditando na importância dessa comemoração para a vida dos casais em quarentena, o Mangê Buffet de Brasília, Distrito Federal, desenvolveu um kit especial para o Dia dos Namorados. “Elaboramos um kit completo que vai ser entregue ao casal: um menu escolhido por eles, o qual acompanha a decoração de acordo com o tema. Levamos tudo até eles e aí basta montar a mesa e ter um jantar delicioso”, explica a sócia-proprietária, Iracema Gebrim.

Para a ocasião, a empresa criou três temas para o jantar: picnic, inverno e italiano. A ideia surgiu em razão da carência de opções nesse momento de isolamento. “Pensamos que seria interessante ajudarmos os casais a ter um momento especial e não só um simples jantar”, diz Iracema.

Para criar os kits, a Mangê aproveitou a estrutura do buffet e fez uma parceria com a Réservé Brasília, empresa de locação de peças e decoração. Junto com a sócia Fabiana Fidalgo, Iracema acredita que, além de manter a renda durante o período sem eventos, podem conquistar novos clientes com a iniciativa.

 

Charme dentro de casa

Academia Assaí - Kit desenvolvido para comemorar o Dia dos Namorados em casa
Kit desenvolvido para comemorar o Dia dos Namorados em casa

Pensando em como tornar o momento mais especial em casa, Simone Schlickmann, proprietária da Degusteria Platter, localizada em Curitiba, Paraná, criou um kit especial com queijos, charcutaria, oleaginosas, frutas frescas e secas. “Com todos os cuidados necessários para evitar a propagação do vírus, levaremos o platter pronto para a casa do cliente e, inclusive, podemos incluir a bebida. O mais comum é o vinho, mas muitos pedem também algumas opções de cerveja”, conta Simone.

O termo “platter” ainda é novidade no Brasil, mas nada mais são que tábuas montadas com combinados de frios, frutas e grãos. A expectativa da proprietária é que os clientes tenham uma experiência positiva para que, no futuro, eles queiram repetir o momento.

Cesta de Dia dos Namorados

Academia Assaí - Cesta de Dia dos Namorados
Cesta de Dia dos Namorados

Com os eventos do primeiro semestre remarcados, a organizadora de festas Nayara Frez, do Rio de Janeiro, criou alternativas para continuar atendendo os clientes em casa.

Para o Dia dos Namorados desenvolveu uma cesta para o casal comemorar junto, com vinho, chocolates para mini fondue, frutas, doces e um porta joia de presente. “Personalizamos as cestas e caixas de presentes com guloseimas, itens para café da manhã e outros mimos. Dessa forma, continuamos presentes em seus melhores momentos que é a visão da nossa empresa”, conta.

Além de manter o relacionamento com os seus clientes e criar uma nova alternativa de renda, a empresa movimenta economicamente a rede de parceiros que fornecem os insumos que compõe a cesta.

Mesmo em um momento tão delicado, esses empreendedores encontraram alternativas para atender as necessidades dos seus clientes. Dentro do próprio segmento, movimentando a rede de parceiros, criaram produtos específicos para a data.

Para divulgar os novos produtos, eles intensificaram a divulgação nas redes sociais e, em todos os casos, estabeleceram cuidados especiais para atuar neste período com segurança. Além de seguirem as boas práticas na manipulação de alimentos definidas pela Anvisa, todas as embalagens são higienizadas antes da entrega. Ainda, os entregadores usam máscaras e intensificaram os cuidados com a higienização das caixas de transporte.

Já pensou em como pode inovar no Dia dos Namorados? O caminho é avaliar quais foram as mudanças de hábitos dos seus clientes e como aproveitar da melhor maneira os seus recursos. Essa pode ser uma grande oportunidade de movimentar o negócio, atrair e fidelizar os clientes.

 

Post mais vistos

Vitrine do Fornecedor

Unilever
Kibon
DelValle
Coca-cola