Empreendedor

Dia dos Pais: dicas para fazer muitas vendas

Postado em: 11 de Julho às 21:20

Prepare sua loja para vender mais no Dia dos Pais

O Dia dos Pais, no Brasil, comemorado no segundo domingo de agosto, é uma data importante para o varejo: é um dos cinco principais faturamentos do ano. Sua loja está preparada para aproveitar todas as oportunidades geradas nesse dia?

O Blog Academia Assaí Bons Negócios apresenta estratégias que ajudarão a aumentar suas vendas e também o engajamento com seu público nessa data especial. Confira e inspire-se para criar ações como essas em seu estabelecimento!

Crie pratos especiais

Em um dia especial do ano, o que a maioria dos clientes procura são formas de sair da rotina, concorda?

Em uma sociedade na qual todos vivem correndo e falta tempo para fazer tudo o que precisa, separar um momento para curtir uma boa refeição em família é algo extremamente importante e valorizado. É por isso que cada detalhe desse tipo de experiência precisa ser bem planejado. Tudo tem que ser especial.

É importante pensar em pratos especiais para o seu restaurante no dia dos pais. Para o público que já conhece seu espaço e atendimento, opções diferentes despertam a curiosidade. Já para os clientes que ainda não conhecem, os pratos especiais podem ser uma forma de trazê-los até o seu restaurante.

Como a boa gastronomia está com força total, procure utilizar receitas elegantes e com uma apresentação que faça com que seus clientes não se levantem da mesa sem antes compartilhar fotos em suas redes sociais!

Marque presença nas redes sociais

Aproveitando o gancho das redes sociais, é importante lembrar que você precisa sempre utilizá-las a seu favor.

Garanta a sua presença online, a fim de conseguir atrair mais clientes, mas faça isso de maneira adequada. Postar insistentemente propagandas do seu restaurante ou de pratos e promoções pode ser algo cansativo e que acabe afastando alguns clientes.

Na hora de fazer a sua divulgação pelas redes sociais, busque primeiro identificar quais os canais mais compatíveis com o seu público. Em restaurantes, as redes sociais visuais, como o Instagram e o Pinterest, são o grande filão.

Quanto ao conteúdo, uma ótima ideia é disponibilizar postagens com assuntos que sejam de interesse do seu público e que tenham alguma relação com o seu negócio.

De vez em quando, você pode fazer promoções e publicidade voltada à venda, mas o ideal é marcar presença sem ser cansativo demais. Lembre-se, também, de que é muito importante utilizar a linguagem adequada e atentar para o uso de boas imagens em suas publicações.

Participe de clubes de benefícios e compras coletivas

Há alguns anos começava uma nova febre no mercado: os sites de compras coletivas. Como um tipo de evolução dos antigos convênios, que ofereciam descontos para empresas parceiras, a nova solução rapidamente ganhou muita popularidade.

Depois de muito tempo, esse tipo de solução ainda é utilizado e é preciso que os empreendedores entendam que esta é uma ferramenta de publicidade que pode ser utilizada na estratégia do negócio para atrair mais clientes.

As ofertas feitas não devem ser focadas apenas em vender produtos e pratos anunciados, mas sim em trazer o cliente até o seu restaurante e, uma vez que ele esteja dentro do estabelecimento, começar o verdadeiro trabalho de vendas.

Com um atendimento bem feito e um cardápio atraente, você encanta o cliente e faz seu ticket médio aumentar na medida em que os clientes se interessam em experimentar outras opções.

No dia dos pais, avalie lançar alguma promoção em clubes de benefícios e em sites de compras coletivas (como Groupon), de maneira que seu público realmente se interesse pela oferta e garanta mais mesas cheias de clientes esperando serem surpreendidos.

Ofereça algo mais

Dependendo do perfil do seu cliente, algum tipo de brinde ou outro agrado pode ser uma saída interessante para atrair mais clientes.

Mas, para não errar nessa hora, é preciso refletir um pouco. Avalie se o seu público tem mais interesse em brindes que sirvam como lembranças ou se o que busca é algo mais instantâneo.

Para um público que procura vivenciar o momento e receber um agrado que será consumido na hora, talvez uma taça de vinho ou cerveja artesanal, ou ainda uma sobremesa, possa ser mais interessante. O foco aqui deve ser a experiência do consumidor dentro do seu restaurante.

Já no caso de optar por brindes que serão levados para casa, avalie se é possível oferecer algo de qualidade, que seja útil e não vá ser descartado.

Pense em um item que possa levar sua marca de forma que ela sempre seja lembrada, ou algo que torne o momento algo inesquecível, como uma foto de revelação instantânea, uma caneca ou porta-retratos em que os filhos possam deixar mensagens para os pais. Exercite a sua criatividade!

Use a música ao seu favor

Existem famílias de todos os tipos: animadas, falantes, dançantes, introspectivas, pequenas, grandes.

Provavelmente, algumas vão gostar, mas nem todas elas vão necessariamente apreciar um ambiente com música muito alta, pois pode ser mais difícil manter uma conversa no ambiente.

Ainda assim, como a data é especial, é natural que as pessoas apreciem um pouco de musicalidade.

Com o objetivo de resolver esta questão, avalie a estrutura do seu espaço e o perfil dos seus clientes. Se o seu restaurante for mais descontraído, ele fatalmente pedirá um fundo musical. Se não for, talvez somente uma boa música ambiente, bem baixinha, seja o suficiente.

O importante é que você não afugente os clientes do estabelecimento. Sendo assim, se quiser oferecer um jantar mais musical com uma banda ou voz e violão ao vivo, escolha bem o repertório.

Se for o caso, na sua divulgação, informe que o show é cortesia da casa. Se existir a possibilidade, separe dois ambientes, sendo um com música e outro não.

E lembre-se: no dia dos pais, muitas crianças podem ser levadas ao restaurante. Então um pouco de dedicação aos pequenos pode vir a calhar.

A regra básica é: entenda o público e utilize o que você tem de ferramentas para agradá-lo. Fique atento e perceba como as pessoas estão reagindo. Incentive que as mesas façam pedidos de músicas e abaixe ou aumente um pouco o volume se perceber que é necessário.

 

No Blog Academia Assaí Bons Negócios, você encontra essas e muitas outras dicas para o seu negócio. Continue nos acompanhando!

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