Empreendedor

Conheça o método Espinha de Peixe e impulsione seu negócio

Postado em: 19 de Fevereiro às 17:19

O Diagrama de Ishikawa ou “Espinha de Peixe” pode ajudar a melhorar o fluxo no seu ponto de venda!

Você já ouviu falar no método Espinha de Peixe, que ajuda a identificar problemas ou soluções na hora de vender?

A teoria é de Kaoru Ishikawa e consiste em montar um quadro de causa e efeito que pode auxiliar a prever e identificar problemas na produção da sua padaria, na logística do seu carrinho de cachorro-quente, no fluxo de entregas da sua pizzaria e em várias outras partes do seu negócio!

Trata-se de uma ferramenta poderosa para ajudar a estruturar a espinha dorsal do seu negócio, que faz você enxergar onde estão os problemas e melhorar seu serviço.

 

COMO FUNCIONA?

O método Ishikawa se baseia nos 6 Ms ou 4 Ps, que ajudam a detectar a causa e o efeito para trazer mais resultados ao seu empreendimento:

 

6 Ms

Método: como você conduz o seu negócio

Material: o que você usa ou vende

Máquina: coisas e equipamentos que você utiliza

Meio Ambiente: o que envolve o ambiente, o clima e o segmento do seu negócio

Medição: como você avalia os resultados

Mão de Obra: tudo o que envolve as pessoas que trabalham com você

 

Em uma pizzaria, seria mais ou menos assim:

 

Método: conforme regime CLT com horário de funcionamento padrão de pizzaria

Material: pizzas, calzones e bebidas

Máquina: forno a lenha e caixa com máquina de cartões e dinheiro

Meio Ambiente: mercado de pizzaria de bairro

Medição: renda semanal

Mão de Obra: 10 funcionários

 

4 Ps

Políticas: seus objetivos e metas

Procedimentos: métodos que você utiliza para vender

Pessoal: tudo o que envolve pessoas

Planta: tudo o que envolve sua loja ou negócio

 

Agora, é hora de botar no papel qual é o Problema que você quer resolver e, lá na ponta, o Resultado que você espera alcançar. Para isso, trace uma linha reta entre o Problema e o Objetivo/Resultado.

Se possível, peça auxílio a sócios, parceiros e funcionários de confiança para ajudá-lo(a) a pensar em todos os desafios que você está enfrentando e como deseja alcançar o sucesso.

Se você tem uma hamburgueria, por exemplo, e as vendas são maiores nos finais de semana, é uma boa oportunidade de ver o que você pode criar para mudar isso.

Ou se você tem uma pizzaria e as entregas estão difíceis por causa de poucos motoboys, lugares longes para entrega, trânsito. É hora de avaliar tudo isso!

Assim, você consegue fazer um panorama geral do que está impedindo seu empreendimento de crescer e identificar onde está a causa.

Por exemplo: se você vende bolos e demora muito para fazer as massas porque sua batedeira é antiga e as encomendas cresceram, é melhor investir em um novo equipamento que faça mais massas em menos tempo.

Ou se você não tem mais ninguém para ajudar e é você quem cozinha, embala, entrega e atende os clientes. É melhor separar um dia só para cozinhar, outro só para embalar e outro só para atender os clientes online.

Sabemos que os desafios são grandes, mas quanto mais você entender onde estão os problemas (que às vezes ficam difíceis de se enxergar no dia a dia), melhor será sua forma de trabalhar e mais satisfeitos ficarão os clientes.

Vai aplicar essas táticas no dia a dia? Continue acompanhando os conteúdos da Academia Assaí e tenha ideias construtivas para empreender melhor!

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