Dicas

Como montar um cardápio atrativo para o Dia dos Namorados

Postado em: 28 de Maio de 2021 às 08:00 Por Redação

Um cardápio atrativo é o convite de entrada para o seu estabelecimento. Com as dicas de hoje, você vai aprender como otimizar seu menu e transformá-lo em uma potente ferramenta para as oportunidades do Dia dos Namorados.

Falta menos de um mês para o Dia dos Namorados, celebrado anualmente no dia 12 de junho. Quem já atua no setor de alimentos e bebidas há mais tempo sabe que a data é uma boa oportunidade de vendas e uma das maneiras mais eficientes para isso é elaborando um cardápio atrativo para os apaixonados.

Com algumas dicas e pequenos ajustes, você pode transformar o cardápio do seu negócio no melhor vendedor que você poderia ter. Duvida? Então confira estas dicas!

 

Descreva cada prato

Seja por meio das plataformas de entregas terceirizadas, dos canais de comunicação do seu negócio ou do ponto fixo: para que o cardápio seja atrativo aos olhos do cliente, é preciso aguçar seus sentidos.

A Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, constatou, em uma pesquisa, que cardápios descritivos, ou seja, que explicam cada detalhe em um tom “romantizado”, convertem até 27% a mais do que cardápios simplificados.

Um erro comum que pode acontecer em alguns casos é simplificar a descrição do produto como, por exemplo, "X-bacon'', quando, na verdade, o ideal é utilizar recursos de linguagem para promover o desejo de comer a combinação de sabores que compõe aquele prato. Quer um exemplo?

O mesmo X-bacon acima poderia ser descrito como “Pão de brioche tostado na chapa, maionese especial do chef, hambúrguer de carne bovina (ou descrever a carne, se for artesanal), alface-americana fresca, tomates fatiados temperados com sal e especiarias e fatias crocantes de bacon”.

E, quando se trata do Dia dos Namorados, o romantismo e a qualidade na apresentação dos pratos são ainda mais importantes, afinal, os possíveis consumidores buscam mais do que apenas uma boa refeição – eles querem uma experiência que os proporcione uma noite agradável e satisfatória.

 

A importância do nome dos pratos

Outro ponto que pode influenciar o fluxo de consumo do seu negócio é a nomenclatura dos pratos. Especialistas e pesquisadores da neurociência, campo que, resumidamente, é responsável pelo estudo e análise das manifestações macro e microscópicas que ocorrem no sistema nervoso, afirmam que certos tipos de gatilhos emocionais utilizados no nome de cada prato, como, por exemplo, “Rose e Jack” – protagonistas do filme Titanic –, ou nomes que remetem à família, como “Risoto da Nonna”, podem ativar sensações de nostalgia ou, no caso dos possíveis clientes apaixonados, certa “identificação” com o casal representado nas telonas.

Você também pode tornar o cardápio mais atrativo trazendo ao nome, elementos referentes à região da qual aquele prato é originário, como é feito com alguns sabores de pizza, como por exemplo, o sabor napolitano, criado em Nápoles, na Itália.

 

Imagens: deixe seus clientes com água na boca

Também é comprovado que cardápios que trazem elementos do sabor, como suculência da carne, vendem mais. Para isso, é importante que o menu do seu estabelecimento divulgue a beleza e as cores dos pratos por meio de imagens.

A fotografia ativa o “appetite appeal’” dos seus clientes – termo usado para a fotografia de alimentos que fará com que seus clientes visualizem o prato com mais clareza, despertando a vontade e a curiosidade de experimentá-lo.

Por isso, na hora de registrar as fotos para a montagem do seu cardápio de Dia dos Namorados, lembre-se de caprichar na iluminação, na apresentação e na edição das imagens, a fim de criar um menu de dar água na boca!

 

Não utilize o R$ 

Pode parecer um detalhe bobo, mas a utilização do símbolo que corresponde ao dinheiro ao lado do prato pode trazer certo “receio” por parte dos consumidores. Talvez você esteja pensando: “ok, mas como vou informar o valor do prato?” Utilize simplesmente os números que correspondem ao valor das opções do cardápio.

Símbolos que representam dinheiro tendem a fazer com que o consumidor fique mais “cauteloso”, atrapalhando o volume de vendas do seu estabelecimento. Por isso, se você quer melhorar a experiência do cliente e aumentar seu ticket médio, não use nenhum símbolo nesse sentido.

 

Cardápio atrativo: bebidas como última opção

É quase certo que seus pedidos virão acompanhados de bebidas. Uma estratégia que pode tornar seu cardápio atrativo e funcional é deixar os líquidos como última opção do cardápio.

Desse modo, você faz com que o cliente visualize todos os produtos do cardápio. Com isso, estimula seu desejo por opções de acompanhamentos ou sobremesas, aumentando o ticket-médio por pedido.

Caso você esteja com dúvidas sobre o que oferecer aos clientes, preparamos um conteúdo que apresenta todas as tendências de vendas para o Dia dos Namorados, bem como quais estratégias você pode adotar para lucrar mais com a data. Acesse o conteúdo clicando aqui.

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