Atualidades

3 dicas para começar 2021 com as finanças no azul

Postado em: 14 de Janeiro de 2021 às 09:00 Por Paulo Henrique Ribas

Diante de tudo o que enfrentamos ao longo de 2020, começar 2021 com as finanças no azul pode parecer uma realidade muito distante para o empreendedor. Aproveite esse início de mês para equilibrar suas contas e começar 2021 ainda melhor, continue a leitura!

Embora possa parecer uma tarefa muito difícil, especialistas dizem que essa realidade também não é impossível. Se o seu negócio conseguiu controlar o nível de endividamento, adaptou-se de algum modo para continuar mantendo seu rendimento ou até mesmo manteve o caixa fortalecido, já está com alguns pontos estabelecidos para 2021.
Porém, se nada disso se encaixa no seu negócio, para iniciar o ano de 2021 com as contas no azul, você precisa, primeiramente, priorizar a redução de custos e despesas e encontrar formas de agregar receitas extras. 

Divisão de orçamentos

Apesar de ser uma realidade comum na vida do micro, pequeno e médio empreendedor, é preciso separar o seu orçamento pessoal do orçamento do negócio. O mesmo deve ser feito com as despesas, afinal de contas, misturar os valores pode danificar toda a estrutura do seu negócio e gerar prejuízos futuros.

Controle as dívidas
 

Academia Assaí - Controle as dívidas em 2021
A segunda dica é relacionada às dívidas do seu negócio. Em meio à pandemia, muitos empreendedores ficaram um período sem sair para as ruas e, consequentemente, sem seu sustento. Especialistas afirmam que este é um bom momento para aproveitar taxas de juros menores, a fim de encontrar uma parcela que caiba no fluxo mensal do seu caixa e reduza o prazo de endividamento junto ao banco.

Conheça e domine o seu fluxo de caixa

Saber qual é sua receita mensal, os custos e as despesas é essencial para o bom funcionamento do seu negócio. Isso faz com que seja possível tomar decisões com mais agilidade e segurança, principalmente diante do cenário atual. Tendo essas informações bem estabelecidas, você pode, por exemplo:

-    Definir possíveis cortes para começar 2021 com as finanças no azul.
-    Entender qual é o custo mínimo para manter seu negócio em funcionamento.

Colocando as dicas acima em prática, você começa a se preparar para os possíveis desafios ao longo do ano, gere suas finanças com mais segurança e evita qualquer margem de erro que possa prejudicar seus resultados financeiros ao longo do próximo ciclo.
Gostou das dicas? Fique por dentro das novidades acessando o site oficial da Academia Assaí Bons Negócios e encontre outros materiais para fortalecer sua jornada empreendedora.

Vitrine do Fornecedor

Coca-cola
DelValle
Kibon
Unilever